Rubrica "O Ingrediente do Mês"


A preocupação com a alimentação e com a qualidade dos ingredientes que consumimos diariamente é cada vez mais notória nas famílias portuguesas.
Defendo que uma alimentação saudável passa pelo consumo dos ingredientes à nossa disposição de uma forma regrada e equilibrada, de acordo com as necessidades individuais de cada um, respeitando as suas restrições alimentares, dependendo ainda de vários fatores como o sexo, a idade, estado fisiológico, atividade física, entre outros.
Impulsionada por este tema, em abril de 2016, decidi criar uma rubrica no blogue onde exploro e dinamizo o consumo de ingredientes frescos e de época.
A alimentação sazonal sempre foi um hábito humano, embora anteriormente fosse de forma inconsciente, já que os alimentos da época não eram tanto uma escolha, mas mais uma “imposição” da Natureza. Hoje em dia, a agricultura moderna possibilita o cultivo de alguns alimentos durante todo o ano e de momento estamos acostumados a ver alguns vegetais e/ou frutas sempre disponíveis nos mercados, embora que à custa de tecnologias e fertilizantes que influenciam substancialmente a sua qualidade, bem como o preço.
Alguns produtos, que não são de época, chegam aos nossos mercados e às nossas mesas vindos do outro canto do mundo. É fácil perceber que estes alimentos são colhidos ainda verdes e amadurecem neste longo caminho, ao invés de amadurecerem sujeitos às condições climatéricas naturais. Desta forma, a sua riqueza em nutrientes e vitaminas perde-se ao longo deste processo, já que as frutas e os legumes começam a perder os seus nutrientes logo após serem colhidos. Se por outro lado forem produzidos em estufa, geralmente recorrem a técnicas pouco amigas do ambiente e ao uso de substâncias tóxicas como pesticidas e fungicidas.
Ao optarmos por consumir frutas e legumes da época, garantimos a ingestão de produtos mais frescos, mais ricos em sabor e valor nutricional. Quando conseguimos juntar a sazonalidade com a certeza de estar a consumir ingredientes produzidos com técnicas amigas do ambiente e respeitando as boas práticas agrícolas, a potencialidade destes ingredientes eleva-se e é mais uma garantia de receitas de sucesso.
Acredito genuinamente que a natureza é perfeita e sábia e por algum motivo só permite que certas frutas e legumes cresçam de forma natural em algumas épocas. Respeitar esse tempo e essa vontade natural é importante para manter um ciclo perfeito e sustentável.

Assim todos os meses deixo o convite para elaborarmos receitas tendo como base um determinado ingrediente, que será preferencialmente um vegetal ou fruto de época.

Espero que se sintam inspirados com as escolhas e aceitem o meu convite!


Como participar na rubrica:

- Elaborem uma receita com “O Ingrediente do Mês” e publiquem-na no vosso blogue/facebook e/ou Instagram (podem participar as vezes que quiserem!);

- Deixem o link da publicação da vossa receita nos comentários da publicação de lançamento do ingrediente. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.




Beijinhos
Marta Dionísio