Novembro é mês de...


A primeira imagem que me ocorre quando penso no Ingrediente do Mês que escolhi para novembro é a de um copo enorme verde, onde a minha mãe costumava colocar o tubérculo, que florescia como se de uma qualquer planta ornamental se tratasse. Durante muito tempo achei que era para isso que as batatas doces serviam: para serem colocadas em vasos inundados de água, onde criavam milhentas raízes e floresciam.  Só muito mais tarde é que descobri algumas das suas potencialidades e o seu sabor.
Ora bem, está assim desvendado o Ingrediente deste Mês: a maravilhosa, nutritiva e saudável Batata Doce, que de momento me desperta sensações e memórias de comida de conforto, de belos e deliciosas assados de domingo, ou de doces natalícios, como as maravilhosas broas castelar!

E assim, deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de novembro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias…A única regra é que tenha Batata Doce e a destaque e valorize enquanto ingrediente!


Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação, para que a vossa receita apareça no Round Up final. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth!

Espero que gostem da escolha e se sintam muito inspirados a criar receitas com o ingrediente escolhido! Agora, mãos às colheres de pau e boas receitas!





A batata-doce é uma planta perene que tem sido cultivada na América Central e na América do Sul por milhares de anos. Trepadeira cujos ramos podem atingir de 1 m até 5 ou 6 m, cada planta produz normalmente de 5 a 10 raízes de armazenamento, sendo que estas raízes tuberosas são doces e ricas em amido. Estas raízes tuberosas podem ser consumidas cozidas ou assadas em diversos tipos de receitas doces ou salgadas. As folhas e as pontas dos ramos também podem ser consumidas cozidas ou refogadas, e são bastante nutritivas em comparação com outras verduras. A batata-doce é um dos principais alimentos em regiões tropicais húmidas do mundo, sendo também muito utilizada na alimentação animal.



Há uma grande variedade de batatas-doce, com raízes tuberosas mais arredondadas ou mais compridas, de menor ou maior tamanho, com a cor interna podendo ser branca, creme, laranja ou roxa e a externa podendo ser de vários tons de creme, amarelo, rosa ou roxo. Há também grande variação no sabor, com variedades mais ou menos doces.

Possui quantidades significativas de minerais como cálcio, responsável pela saúde dos ossos e dentes; magnésio, que ajuda na disposição e energia; ferro, elemento imprescindível para o funcionamento das células; e potássio, determinante para evitar cãibras. Sua composição também tem vitamina A, que auxilia na visão; C, que age fortalecendo o sistema imunológico; B6, essencial para o funcionamento das células; e ácido fólico, que protege o sistema nervoso. Além disso, tem o antioxidante criptoxantina, eficaz contra a ação dos radicais livres, moléculas que podem oxidar células saudáveis, prejudicando o funcionamento do organismo. Comparativamente à batata comum, a batata-doce é mais calórica, por conter mais açúcar. Contudo, tem praticamente o dobro da fibra, sendo composta essencialmente por fibra solúvel, que confere saciedade e atrasa a absorção dos açúcares, por isso, quando consumida em pequenas quantidades, pode ser usada em dietas de emagrecimento pois ajuda a diminuir rapidamente a fome.



A batata-doce tem uma excelente capacidade para fornecer energia devido aos seus carboidratos saudáveis que não elevem em excesso o nível de açúcar no sangue, sendo uma excelente opção para quem pratica habitualmente uma atividade física.
A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce é prepará-la cozida e com casca. Também pode ser assada ou consumida na forma de purê e de chips. Não é recomendado fritar, pois a fritura aumenta a gordura na batata doce, prejudicando a sua saúde. O sabor adocicado combina com canela, mel, coco e noz-moscada. O tubérculo pode substituir a batata-inglesa em pratos como sopa, bacalhoada, purê e salada.


Na hora da compra escolha os exemplares que estejam firmes. Pode armazená-las por algumas semanas, desde que esteja em local fresco e seco. Evite o frigorífico, pois o frio tornará a sua polpa mais dura.


Share:

22 comments

  1. Não imaginas o que eu gosto de batata doce, como-a de todas as maneiras e feitios e por isso tenho várias sugestões com este maravilhoso ingrediente. :) Aliás, não sei se consigo fazer outras receitas novas com este belo ingredientes.

    Salada de batata doce: http://odaines.blogspot.pt/2017/03/parece-que-ele-tambem-cozinha-tomates.html

    Pastéis de batata doce: http://odaines.blogspot.pt/2017/01/comidas-da-mama-pasteis-de-batata-doce.html

    Bolinhos de batata doce: http://odaines.blogspot.pt/2015/12/comidas-da-mama-bolinhos-de-batata-doce.html

    Feijão com batata doce (um dos meus pratos favoritos): http://odaines.blogspot.pt/2016/02/comidas-da-mama-feijao-com-batata-doce.html

    Tortilha de batata doce: http://odaines.blogspot.pt/2014/10/tortilha-de-batata-doce.html

    Batatas doces mimosas: http://odaines.blogspot.pt/2015/12/comidas-da-mama-batatas-doces-mimosas.html

    Tarte de batata doce: http://odaines.blogspot.pt/2015/02/tarte-de-batata-doce.html

    Desculpa por esta enchente de receitas com batata doce. :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal ainda consegui criar mais qualquer coisa com este ingredientes que adoro. Aqui te deixo o link para o meu bolo de batata doce com coco:
      http://odaines.blogspot.pt/2017/11/bolo-de-batata-doce-com-coco.html
      Beijinhos
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
  2. Parece-me muito bem e vou também participar com estes biscoitos doces, simples e toscos, como eu gosto, de batata doce - https://araparigadoblogaolado.blogspot.pt/2013/10/biscoitos-de-batata-doce-sem-gluten.html
    bj araparigadoblogaolado

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito deste ingrediente :P vou tentar participar sem dúvida!!

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  4. Olá Martinha! Esta vai ser uma das mesas com receitas que de certeza vou querer reproduzir cá em casa. Sou super fã de batata doce, até mesmo simplesmente assada...
    Deixo-te duas sugestões muito repetidas por cá porque ficam realmente deliciosas:
    1) Sopa de batata doce - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2017/02/sopa-de-batata-doce.html
    2) Bolinhos de batata doce - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2017/11/bolinhos-de-batata-doce.html
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  5. este mẽs quero ver se consigo participar, adoro batata doce!!

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pimbas, aqui vão umas receitinhas:

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/11/the-woes-of-being-author-and-sweet.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/09/a-summer-recipe-after-summer-hols-roast.html

      a sopa então é de choraaaaaar, juro!!

      Eliminar
  6. Olá Martinha!
    Adoro batata-doce e é um ingrediente que uso com muito frequência tanto como acompanhamento como na doçaria.
    Para já deixo três sugestões que gosto muito e que ficam mesmo muito boas:
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2015/12/bolo-de-batata-doce.html
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2015/07/salada-de-quinoa-batata-doce-e-queijo.html
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2015/11/pudim-de-batata-doce.html

    Espero que gostes!
    Voltarei brevemente com uma receita nova feita especialmente para o teu desafio.
    Beijinhos e boa semana,

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce Martinha,
      Aqui ficam uns muffins bem gulosos para adoçar a mesa deste mês!
      https://sugar-bites.blogspot.pt/2017/11/muffins-de-batata-doce.html

      Beijinhos,
      Paula G.

      Eliminar
  7. https://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/11/panquecas-de-batata-doce.html?m=1

    ResponderEliminar
  8. Olá Marta! Também gosto muito de batata doce.
    Assim que vi que ela era o ingrediente escolhido visualizei logo que iria colocar aqui. Esta batata doce recheada com creme fraiche e frutos secos adoro. E por acaso ainda não a tinha colocado em meu Blog. Foi só uma desculpa para fazer mais uma vez e colocar. Deixo aqui espero que gostem Beijinho grande e um excelente mês de Novembro.

    https://flor-de-rosmaninho.blogspot.pt/2017/11/batata-doce-recheada-creme-frech-e.html

    ResponderEliminar
  9. Cozinho muito pouco com batata doce, tenho que arriscar mais com esse produto.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  10. Olá Marta. Gosto tanto do ingrediente que escolheste este mês. Não me canso de a comer.Espero que gostes da sugestão que deixo aqui.
    Beijinhos
    https://happylifeinthekitchen.blogspot.pt/2017/08/tarte-de-batata-doce-cenoura-e.html

    ResponderEliminar
  11. Olá Marta
    Aqui deixo a minha participação para a mesa do Ingrediente do Mês, um ingrediente maravilhoso que é a batata doce! Espero que gostem! Um beijinho!
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/2017/11/batata-doce-assada-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  12. Querida Marta,

    Deixo aqui a minha participação para o desfile deste mês de Novembro. Uma sopa bem robusta e cheia de aromas e sabor.

    http://www.hey-strawberry.com/2017/11/sopa-de-batata-doce-e-grao.html


    beijinhos
    Ana Matos

    ResponderEliminar
  13. Querida Marta,
    Aqui fica a minha primeira sugestão.
    Espero até ao fim do mês, ainda trazer mais uma.

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/11/sweet-potato-crisps-crisps-de-batata.html

    Beijinho meu doce,
    Lia

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Marta,
    Só o teu blogue maravilhoso para me fazer voltar ao meu, que anda mais do paradito. Aqui está a minha participação:
    https://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2017/11/hash-browns-de-batata-doce.html
    Bjinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  15. Querida Marta,
    Aqui fica a minha segunda e última sugestão do mês para ti!
    Acabadinha de ser feita, fotografada, comida e publicada!! pois gosto que tudo seja bem especial para esta tua rúbrica. Deixo-te esta sopa dos Deuses e que, cá em casa, soube a céu !!!

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/11/roasted-red-pepper-squash-and-sweet.html

    Um beijinho meu doce e venha mais um mês de ingrediente bom e receitas maravilhosas,
    Lia

    ResponderEliminar
  16. Olá Marta =) finalmente consegui participar :P

    Deixo a minha primeira sugestão em http://deaprendizachef.blogspot.pt/2017/11/muffins-de-batata-doce-e-canela.html.

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  17. https://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/11/bolo-de-batata-doce-e-coco.html?m=1

    ResponderEliminar
  18. Marta querida,

    sou uma aluada!!
    deixo aqui o link com a minha participação que já foi publicada à uma semana, vê só o meu esquecimento!!!
    Um beijinho querida.


    https://thatcakesweet.blogspot.pt/2017/11/whoopie-pies-de-batata-doce.html

    ResponderEliminar
  19. Olá Martinha,

    Deixo-te as minhas duas receitas com o ingrediente deste mês:

    http://www.bastacheio.com/2017/11/ratatouille-forno-feta-salicornia/

    http://www.bastacheio.com/2017/11/barras-batata-doce-coco/

    Ambas deliciosas, cada uma no seu estilo. Espero que gostes.

    Bjinhos

    ResponderEliminar