29 de outubro de 2011

Medalhões de pampo grelhados com pesto de hortelã

Yum
Quando pensei em fazer este prato tive algumas dúvidas, porque juntava dois elementos de sabores bem fortes... e as reservas, na minha opinião, confirmaram-se; o pampo é um peixe com bastante "personalidade", com um sabor bastante característico e forte (que eu adoro) e o pesto de hortelã tem também um sabor bastante vincado; a junção dos dois, não se revelou muito feliz, para o meu palato.... mas como de experiências vive a culinária aqui fica a dica, e a receita do pesto que adorei!





Ingredientes:
4 postas de pampo
limão 
sal e pimenta q.b.
pesto:
1 dente de alho grosseiramente picado
~8 c. sopa de hortelã, grosseiramente picada
3 c. sopa de azeite
1 c. sopa de natas
1 c. sopa de queijo parmesão ralado



Preparação:




















Comece por preparar o pesto, colocando todos os ingredientes numa picadora ou passando com a varinha mágica, até ficar em pasta. Rape para uma taça, tape e deixe repousar.
Arranje o peixe, tirando a pele e a espinha central. Corte em pequenos medalhões e tempere de sal, pimenta e sumo de limão. Pincele com azeite e leve a grelhar. Não cozinhe muito tempo, senão ficará muito seco.

Bom apetite!

Fonte: Pesto - Cozinha mediterrânica, Parragon Books Ltd

17 de outubro de 2011

Febras de porco com espinafres salteados e bolinhos de legumes

Yum
Os bolinhos de legumes são para mim a grande estrela deste prato.
Uma maneira diferente de servir legumes, muito interessante e saborosa.


Ingredientes:
4 febras de porco
2 dentes de alho
800gr de espinafres bebé
2 c. sopa de pinhões
1 limão
1 alho francês
2 cenouras
1 lata pequena de milho cozido
~75g de farinha
leite q.b.
sal, pimenta q.b.


Preparação:
Tempere a carne com sal, pimenta, alho picado, e sumo de 1/2 limão, e deixe marinar um pouco.
Corte o alho francês ao meio longitudinalmente e depois em tiras finas. Volte as cortar as tiras de modo a ficar com pedaços de 5cm de comprimento. Faça o mesmo com as cenouras, junte ao alho francês e lave bem. Escorra o milho e junte aos outros legumes. 
Numa taça coloque a farinha e vá juntando leite (ou água), pouco a pouco para não formar grumos e até obter uma mistura lisa e ligeiramente espessa. Junte os legumes e envolva bem. Numa frigideira antiaderente, com um pouco de azeite (só mesmo um fio) e já quente, deite colheradas de legumes. Deixe fritar de um lado e depois do outro, em lume médio, até estarem crocantes. Escorra em papel de cozinha antes de servir. 
Lave bem os espinafres. Numa frigideira antiaderente junte um fio fino de azeite e junte os pinhões. Deixe saltear. Junte os espinafres, tempere levemente de sal, e salteie durante cerca de 2 minutos. Retire do lume e reserve quente se necessário.
Entretanto grelhe a carne, e depois de pronta volte a regar com o sumo da outra metade de limão.


Bom apetite!

Fonte: Bolinhos de legumes - Le Cordon Bleu Técnicas Culinárias

10 de outubro de 2011

Lulas grelhadas com puré de ervilhas

Yum
Encontrar soluções para que os miúdos comam legumes sem refilarem é tarefa árdua por vezes....
O puré com que acompanhei estas lulas teve pelo menos a vantagem de despertar curiosidade... e depois foi um pouco como a publicidade de Fernando Pessoa à Coca-Cola: Primeiro estranha-se, depois entranha-se.



Ingredientes:
1kg de lulas limpas
sal e pimenta q.b.
800g de ervilhas
3 dentes de alho
1 cebola
azeite 




Preparação:
Comece por arranjar as lulas: lave-as bem e em cima de uma tábua coloque as lulas uma a uma, e comece por puxar os tentáculos de forma a separar do corpo da lula. Corte-as ao meio, no sentido do comprimento e faça incisões horizontais e verticais com uma faca bem afiada. Seque-as bem. Tempere levemente de sal e pimenta e leve a grelhar, no carvão ou em grelhador electrico.
Para o puré, num tacho junte azeite, os alhos e a cebola picados e deixe alourar. Junte as ervilhas, sal e pimenta, e refogue durante 5 minutos. Cubra com água e deixe cozer. Escorra as ervilhas e reduza-as a puré.
Nota: eu reduzi as ervilhas a puré num passador, mas penso que se a tarefa for feita num robô se torne mais fácil. O puré resultante ficou bastante espesso e por isso achei melhor juntar um pouco de leite para amaciar. 

Bom apetite!

Fonte: Puré - Continente Magazine setembro 2011

4 de outubro de 2011

Jardineira de almôndegas

Yum
Esta receita surgiu para satisfazer dois pedidos: o do meu pimpolho mais velho que queria almôndegas para o jantar, e o meu, que me apetecia muito vegetais cozidos; a missão foi cumprida e aprovada.  ;)

Ingredientes:
16/20 almôndegas (conforme o apetite..)
400g de feijão verde
4 cenouras grandes
4 batatas grandes
2 dentes de alho
1 cebola grande
1 tomate congelado grande
200ml de azeite branco
4 c. sopa de azeite
sal q.b.

Preparação:
Num tacho leve ao lume o azeite. De seguida junte a cebola e os alhos bem picadinhos. Quando a cebola estiver translúcida junte o tomate bem picado. Deixe apurar e de seguida junte as almôndegas. Deixe-as cozinhar durante uns minutos. Junte o vinho e deixe levantar fervura. Entretanto descasque as batatas e as cenouras e corte-as aos cubos. Retire as pontas ao feijão verde e corte também aos cubos. Lave os vegetais muito bem.
Quando o preparado das almôndegas estiver a ferver junte os vegetais e deixe cozer.

Bom Apetite!

2 de outubro de 2011

Escalopes de vitela com molho de limão e salsa

Yum
muito muito bom


Ingredientes:
4 escalopes de vitela
2 dentes de alho
1dl de vinho branco
1c.sopa de manteiga
azeite
1/2 limão (sumo)
salsa fresca picada farinha q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Tempere os escalopes com sal e pimenta. Coloque os escalopes num tabuleiro com farinha. Retire o excesso de farinha dos escalopes.
Aqueça uma frigideira antiaderente e adicione azeite. Junte os escalopes e cozinhe-os durante 1 a 2 minutos de cada lado.
Adicione o alho, o vinho branco, a manteiga e o sumo do limão. Deixe a manteiga derreter e envolver e retire do lume.
Coloque os escalopes no prato de servir e junte o molho quente e salpique com a salsa.
Nota: eu juntei um 1 c. de sobremesa de farinha ao molho para engrossar um pouco, porque cá em casa preferimos molhos espessos.

Bom Apetite!

Fonte: Continente Magazine - julho 2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...