Março é mês de...



Depois de um fevereiro completamente atípico, espero que em março consiga fazer as pazes com a minha cozinha e dedicar-lhe o tempo que gosto e me faz falta…

Março traz com ele a esperança de dias amenos, solarengos e o início de um novo ciclo. Já se ouve o chilrear frenético dos passarinhos, os campos e as árvores floridas deixam adivinhar que vem aí a primavera!
Em março festejamos o Dia Internacional da Mulher, o Dia do Pai, o Equinócio de Primavera, O Dia Mundial da Água, o Dia Mundial da Árvore, e preparamo-nos para celebrar a Páscoa!
Com tantos motivos para celebrar achei que o março merecia um ingrediente à sua altura… para festejar em pleno: vamos achocolatar!! 

Está assim escolhido o guloso ingrediente para este mês: o Chocolate.



No mundo inteiro, o chocolate aparece como tradição em festividades populares: Páscoa, dia das Mães, dia dos Namorados, Natal, dia das Bruxas, dia dos Mortos, entre outros… O chocolate é um prazer essencial na vida de muitas pessoas. Para uns, é um pecado a evitar, para outros, um capricho irresistível. A verdade é que do bombom ao bolo de chocolate é raro encontrarmos alguém que não goste de algum tipo de chocolate.

Assim deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de março, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias ou a que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque…a única regra é que tenha Chocolate, o destaque e valorize enquanto ingrediente!



Imagem de www.livestrong.com

O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau.
A sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, devido às necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colónias americanas de clima tropical húmido continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental.
A cultura do cacau é considerada de intensiva em mão de obra, pois necessita de trabalho manual ao longo de todo o processo. De um modo geral, o processamento das sementes de cacau passa por três etapas: colheita, fermentação e secagem.

A colheita é feita manualmente, pois os frutos não amadurecem todos ao mesmo tempo. Além disso, deve ser feita cuidadosamente para evitar danos à camada externa do caule, uma vez que esses danos permitem a infiltração de pragas. Os frutos são colhidos maduros, sendo a maturação determinada em função da cor e pelo ruído que o fruto faz ao ser levemente sacudido. Em seguida, os frutos são abertos e as sementes, selecionadas.

Logo após a colheita é iniciada a fermentação dos grãos. Por essa razão, o chocolate é um alimento fermentado, sendo que esse processo inicia a formação de numerosos compostos que determinam o sabor e o aroma.

Em seguida ocorre a secagem. A melhor maneira de secar grãos é colocá-los ao sol, contudo, em regiões de clima húmido, o cacau é seco dentro de estruturas com circulação forçada de ar quente acionadas por ventiladores. Na secagem, que demora alguns dias, as sementes perdem quase toda sua humidade, o que resulta na redução de mais de metade do seu peso. Uma vez secos, os grãos estão prontos para serem enviados para a indústria.

Estas fases iniciais realizam-se in situ, nos países produtores de cacau, e têm como missão preparar os grãos para o transporte às regiões produtoras de chocolate. O transporte deve ser realizado de modo a evitar a humidade e a absorção de aromas de outras fontes.

Imagem de kids.britannica.com


Ao chegar às fábricas, os grãos passam por um controle de qualidade e por uma limpeza que visa a eliminação de impurezas. Em seguida são torrados. Esse é o primeiro passo crítico no desenvolvimento de aroma que provém diretamente da fabricação: o aroma de torrado.

Depois da moagem, a massa de cacau pode seguir dois caminhos: ou vai para a prensagem, ou recebe a incorporação de mais manteiga de cacau. Na prensagem é extraída a manteiga de cacau, que deixa para trás uma massa sólida, que é pulverizada em cacau em pó. A manteiga de cacau é reservada para ser incorporada a outra massa de cacau para produção do chocolate. A partir dessa etapa também começa a haver diferenças em função do tipo de chocolate a ser fabricado. Para fazer o chocolate amargo, a massa de cacau, o açúcar e baunilha são misturados. Para o chocolate ao leite, o leite e o açúcar são misturados e então misturado com a massa de cacau, enquanto o branco é feito apenas com manteiga de cacau, açúcar e leite.

Imagem  de www.foodnetwork.com

As fases finais da produção são temperagem, moldagem e revestimento. Na etapa de temperagem a mistura passa por ciclos de aquecimento e arrefecimento. Esta etapa é necessária devido à natureza polimórfica da manteiga de cacau, assim, o chocolate deve ser pré-cristalizado. Essa cristalização controlada visa a indução da formação de cristais estáveis na manteiga de cacau. Desse modo, a têmpera é responsável por características de qualidade como dureza e quebra à temperatura ambiente, rápida e completa fusão na boca, brilho, contração durante o desmolde e rápido desprendimento de aroma e sabor quando consumido. Nessa fase, o chocolate está quente e líquido e é colocado em uma temperatriz para cristalizar, primeiro reduzindo sua temperatura até o ponto de fusão e depois elevando a temperatura segundo uma "curva de cristalização" com três níveis de bem definidos: as maiores para o amargo, as intermediárias para ao leite e as menores para o branco.

Em seguida é feita a moldagem, etapa na qual o chocolate ainda pastoso é colocado em formas para que adquira o formato desejado. Depois é arrefecido até ficar sólido e estar pronto para embalar.

O chocolate é na sua essência uma mistura de pasta de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar, mas de acordo com as proporções utilizadas, obtêm-se diferentes qualidades, texturas e aromas.

Imagem de www.istockphoto.com

Temos assim várias variedades de chocolate:

O Chocolate Amargo que é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. É chamado de "chocolate puro", pois além do cacau leva apenas açúcar. O extra amargo tem 75 a 85% de cacau, o amargo 50 a 75% e meio amargo 35 a 50%. É mais usado em confeitaria e caracteriza-se pela cor escura e paladar amargo.
O Chocolate de Leite leva na sua confeção leite em pó ou leite condensado. A maior parte dos fabricantes europeus usam leite condensado enquanto os produtores britânicos e americanos usam o leite em pó. Neste tipo os teores de cacau estão entre 30 e 40%.
O Chocolate Branco, por sua vez, é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Foi criado apenas no século XX. É o mais doce e de textura muito cremosa. De todos os tipos de chocolate, este é o mais calórico, uma vez que não inclui pasta de cacau na sua na composição.
O Couverture, termo em francês, define o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizado pelos profissionais chocolateiros.
O Chocolate Diet é composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (usados em substituição do açúcar) e vanilina. O chocolate diet é sempre nobre já que não pode ser misturado com óleos e gorduras. Apesar de não ter açúcar na sua composição ainda assim é altamente calórico.
No Chocolate Hidrogenado, a manteiga de cacau é substituída por óleo vegetal hidrogenado. É mais barato e mais fácil de trabalhar, pois dispensa ser temperado. Geralmente é usado em produções de grande escala, diminuindo os custos. Inevitavelmente a sua qualidade final fica comprometida quando comparada ao nobre, tanto em sabor como textura.
O Chocolate Fracionado tem um brilho acentuado e também dispensa a temperagem. É comumente identificado como cobertura. É feito com a gordura vegetal de palma. Tem mais sabor de leite e textura mais aveludada que o hidrogenado. Seca mais rápido e concede uma maior economia nas preparações banhadas com chocolate devido à sua textura mais fluida, permitindo coberturas mais finas. É indicado em recheios, cobertura de bombons trufados e decorações tipo arabescos.

Cada variedade tem o seu uso mais indicado:

Figura 1 Imagem in letspartyblog.com

Embora o chocolate seja geralmente consumido por prazer, existem alguns efeitos positivos para a saúde.

Comer chocolate faz bem à saúde garante a Associação Americana do Coração, que analisou o estilo de vida de mais de 1100 adultos, entre os 18 e os 69 anos, durante dois anos, e concluiu que quem consome chocolate todos os dias não só tem melhores níveis de insulina e de enzimas hepáticas como envelhece mais lentamente, é fisicamente mais ativo e tem menos problemas de saúde crónicos do que aqueles que não têm o mesmo hábito.

O chocolate é constituído por mais de 300 substâncias químicas, que induzem a libertação de vários neurotransmissores, moléculas responsáveis pela transmissão de sinais entre os neurónios. Entre os neurotransmissores destacam-se as endorfinas, hormonas que reduzem o stress, diminuem a dor e induzem satisfação, a serotonina com efeitos anti-depressivos, cuja libertação é induzida pelo triptofano, um aminoácido essencial, e a feniletilamina, conhecida como a “anfetamina do chocolate” que leva a alterações no nível da pressão arterial e glicose, induzindo sensação de excitação e aumento do nível de alerta.
O chocolate também contém anandamida que induz a libertação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
Outra substância encontrada no chocolate é a teobromina, que induz relaxamento físico e intelectual, funcionando como um estimulante idêntico à cafeína.

Com todos estes benefícios, podemos afirmar que o chocolate, com moderação, deve fazer parte de uma dieta saudável.






Fontes:
Wikipédia

Share:

24 comments

  1. Já não participo há tanto tempo mas desta vez acho que foi conseguir! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso são tão boas noticias Elisabete!! que bom amiga :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. epah desta n falho AMO chocolate e tenho umas quantas receitas já no blog, agora com o lançamento do meu novo livro e uma série de acções de marketing que tenho para este mês, vamos ver se tenho tempo para fazer uma receita nova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida, se não conseguires percebo perfeitamente. E já sabes que podes sempre aparecer com uma receitinha do baú! ;)
      Beijocas grandes

      Eliminar
    2. Mas eu quero trazer coisinhas novas por isso cá vai:

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2018/03/a-sheet-of-hot-chocolate-cookies-for.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/10/a-birthday-dessert-fit-for-queen-of.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/04/the-ballad-of-not-being-prepared-for.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/04/lousy-spring-weather-and-yogurt-parfait.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/07/of-steppers-and-static-bikes-and.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/07/chocolate-understands-it-doesnt-ask.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/02/a-marbled-cake-of-sorts.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/04/a-busy-busy-weekend-begs-for-treat.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/08/one-last-recipe-before-packing-up.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/04/a-very-chocolatey-easter-double.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/09/slowly-returning-to-routines-mini.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/06/tarta-imposible-or-cake-that-nearly.html

      bem, tenho muitos mais, mas acho que até já abusei!!!

      Eliminar
    3. ainda fiz mais uma ;)

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2018/03/photoshoot-fails-and-hot-chocolate.html

      Eliminar
  3. Bem Martinha, começar por dizer que com um tema tão guloso para o mês de Março, posso apostar que vais ter uma mesa gigante, bem recheada de doces tentações!
    Eu adoro chocolate, não deveria, que quase todo o chocolate tem leite e eu tenho intolerância mas nem sempre consigo resistir...
    Fiz uma selecção das propostas para a tua mesa (e mesmo assim trago 6, imagina se não tivesse feito selecção...) mas quero dizer-te para te sentires à vontade de só aceitares as que quiseres, pois tenho a certeza que vais ter muitas sugestões de outras gulosas e gulosos :).
    Aqui ficam então:
    1) BOLO BRIGADEIRO RÁPIDO - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2017/01/bolo-brigadeiro-rapido.html
    2) Crinckles de chocolate - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2018/01/crinkles-de-chocolate.html
    3) Banana coberta com chocolate e amêndoa - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2017/04/banana-coberta-com-chocolate-e-amendoa.html
    4) Bolo de chocolate com framboesas - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2018/02/bolo-de-chocolate-com-framboesas.html
    5) Barquinhos de After Eight com sorvete de limão - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2017/07/barquinhos-de-after-eight-com-sorvete.html
    6) Caracóis de chocolate com avelã e amêndoa - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2015/05/caracois-de-chocolate-com-avelas-e.html
    Beijinhos gulosos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eeheheh Joaninha,

      podes trazer mais se assim o desejares :)
      Mas desde já muito obrigado pelas que trazes!
      Beijocas grandes e vamos lá chocolatar! eheheh
      beijinhos

      Eliminar
    2. Olha foste tão querida que voltei com o meu modesto Salame. Aqui fica: http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2018/03/salame-de-chocolate.html
      Beijinhosssss
      Joana

      Eliminar
  4. Bem mas que tema irresistível :P Quem não gosta de um chocolate?!

    São imensas as sugestões que tenho no blogue com chocolate, mas deixo aqui apenas algumas :P

    Bolo de chocolate de leite - http://deaprendizachef.blogspot.pt/2016/12/bolo-de-aniversario-bolo-chocolate-e.html

    Bolo de chocolate e courgette - http://deaprendizachef.blogspot.pt/2017/10/bolo-de-chocolate-e-courgette.html

    Mini folhados de chocolate branco e chocolate Toblerone - http://deaprendizachef.blogspot.pt/2017/03/mini-folhados-de-chocolate-brando-e.html

    Charlotte de chocolate e morangos - http://deaprendizachef.blogspot.pt/2016/07/charlotte-de-chocolate-e-morangos.html

    Fudge de chocolate e amendoim - http://deaprendizachef.blogspot.pt/2016/10/fudge-de-amendoim.html

    Panquecas de chocolate com morangos - http://deaprendizachef.blogspot.pt/2017/07/panquecas-de-chocolate-com-morangos.html

    Espero que gostes =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniel,
      bom eu tenho de confessar que resisto com alguma facilidade à tentação do chocolate :) mas de vez em quando sabe mesmo muito bem um quadradinho daquele chocolate bem negro! simples, sem mais nada, é como mais o aprecio. E depois há uns quantos bolinhos de chocolate que são uma verdadeira tentação!

      Beijocas grandes e obrigado por marcares presença desde já na nossa mesa de março!

      Eliminar
  5. Que tema Marta, que tema! :) Aposto que este mês vais ter a maior mesa de todos os tempos, porque quem não adora chocolate? Eu no blogue tenho imensas sugestões com este ingrediente maravilhoso. Por isso, deixo aqui 6 sugestões (se tiveres uma mesa demasiado recheada não precisas de as aceitar!) e acrescento que ainda vou fazer uma de propósito para a tua mesa! :)
    Beijinhos

    1. http://odaines.blogspot.pt/2017/07/bolo-de-chocolate-com-maizena.html
    2. http://odaines.blogspot.pt/2017/02/bolo-rei-de-chocolate-em-5-minutos.html
    3. http://odaines.blogspot.pt/2016/11/comidas-da-mama-bolo-trindade.html
    4. http://odaines.blogspot.pt/2016/05/comidas-da-mama-bolo-de-coco-africano.html
    5. http://odaines.blogspot.pt/2015/12/comidas-da-mama-bolo-fofo-de-chocolate.html
    6. http://odaines.blogspot.pt/2015/10/comidas-da-mama-bolo-de-chocolate.html
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim o espero querida Inês! para compensar o pequenino que foi o fevereiro ;)

      Obrigado minha doce por tantas receitinhas
      Beijocas enormes e vamos lá achocolatar este março!

      Eliminar
    2. Olá querida Marta! :)
      Venho aqui deixar-te uma sugestão que fiz de propósito para a tua rubrica e que se chama queques de chocolate e laranja. Mas estive aqui a pensar e na receita o que levou foi cacau, por isso não sei se entram na tua mesa! De qualquer maneira deixo aqui o linK:
      https://odaines.blogspot.pt/2018/03/queques-de-chocolate-e-laranja.html
      Beijinhos
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
  6. Olá Marta :) ando desaparecida destas bandas... mas este mês vou participar de certeza :) viva o chocolate ahahahahah
    Beijinhos e até breve.
    http://acucarsal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. E numa rubrica tão doce não podia mesmo deixar de participar! Aqui fica:

    https://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2018/03/bolo-de-chocolate-e-castanhas.html

    ResponderEliminar
  8. Bem chocolate tinha que participar sem duvida claro :D que belo ingrediente.

    Cá vai então umas pequenas sugestões;

    http://ocantinhodosgulosos.blogspot.pt/2017/06/tarte-de-after-eight-feito-19-06-2017.html

    http://ocantinhodosgulosos.blogspot.pt/2017/03/muffins-de-chocolate.html

    http://ocantinhodosgulosos.blogspot.pt/2017/01/bolo-de-chocolate-e-compota.html

    https://ocantinhodosgulosos.blogspot.pt/2017/11/tarte-de-chocolate-merengada.html

    https://ocantinhodosgulosos.blogspot.pt/2018/02/tarte-de-chocolate-e-caramelo.html

    http://ocantinhodosgulosos.blogspot.pt/2017/04/snacks-de-amendoas-e-chocolate.html

    E esta ultima a minha preferida pelas fotos e pelas pessoas que envolveu.


    https://ocantinhodosgulosos.blogspot.pt/2017/10/bolo-de-chocolate-rapido.html

    ResponderEliminar
  9. Olá Marta!
    Este é sem dúvida um desafio irresistível!
    A minha participação é com uma receita que há muito tempo queria experimentar, a Sacher-Torte.
    um beijinho!
    https://cookingbooksblog.blogspot.pt/2018/03/sachertorte-bolo-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
  10. Olá Marta,
    Novamente trago receitas já publicadas. Algumas mais antigas, apresentam o texto um pouco descaracterizado, mas são sempre boas. Se tiver mais, depois volto. Parabéns pela escolha do tema e de todo o envolvimento nas apresentações.
    Um grande beijinho



    https://saberescomsabores.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

    https://saberescomsabores.blogspot.pt/2016/05/donauwelle-cake-bolo-ondas-do-danubio.html

    https://saberescomsabores.blogspot.pt/2013/09/gelatinado-de-mousse-de-chocolate-com.html

    https://saberescomsabores.blogspot.pt/2015/06/bolo-de-chocolate-3-minutos.html

    https://saberescomsabores.blogspot.pt/2014/06/bolo-chiffon-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
  11. Olá Martinha,
    Chocolate, a minha verdadeira perdição ...Sou simplesmente viciada em chocolate!! (o meu único vicio!Não passo sem comer um pouco de chocolate todos os dias ;))
    Martinha, não poderia deixar de participar com uma receita feita especialmente para a mesa deste mês, e trazer mais algumas já publicadas.
    Espero que gostes!
    https://sugar-bites.blogspot.pt/2018/03/petit-gateau.html

    https://sugar-bites.blogspot.pt/2018/02/bolo-chiffon-de-chocolate.html
    https://sugar-bites.blogspot.pt/2017/07/cookies-de-arroz-e-chocolate.html
    https://sugar-bites.blogspot.pt/2016/02/salame-de-chocolate.html
    https://sugar-bites.blogspot.pt/2015/06/tarte-brullee-de-chocolate-e-abobora.html
    https://sugar-bites.blogspot.pt/2015/05/brownie-de-chocolate-e-beterraba.html

    Beijinhos e até Abril,
    Paula G.

    ResponderEliminar
  12. Marta meu doce,
    Aqui fica a minha contribuição do mês e desculpa não ter participado o mês passado, mas não foi mesmo possíel.

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2018/03/bubbie-smigel-cake-with-mocha-frosting.html

    Beijinhos minha doce Marta,
    Lia

    ResponderEliminar
  13. Olá Marta! Ainda tentei mas não me foi fácil pois gosto de fazer especial para o tema, e este era tão ... maravilhoso. Mas estou aqui aguardar próximo tema. Beijinho grande.
    Flor de Rosmaninho
    Elsa

    ResponderEliminar