Janeiro é mês de...



Eis-nos a começar um Novo Ano!  Altura em que todas as pessoas do mundo se unem no sentimento da possibilidade de tentar de novo e recomeçar do zero. De olhar em frente, esperando sempre o melhor nos próximos 365 dias.
É o firmar ou o traçar de novos objetivos, metas, compromissos, decisões.  Relembrar o que nos inspira e o que nos faz caminhar para um novo ciclo.
Seja qual forem as resoluções de Ano Novo, o mais importante é tomarmos as decisões com firmeza, determinação e respeito, tentando ser e fazer alguém feliz. Aproveitarmos para fazer a diferença nestes novos 365 dias.

Por aqui, inicia-se um novo ciclo do “Ingrediente do Mês”, abrindo a possibilidade a 12 novos ingredientes de se tornarem estrelas principais e brilharem em deliciosas e inspiradoras receitas.
Espero que neste novo ano possa continuar a contar com a vossa ajuda neste projeto que pretende mostrar como podemos tirar o melhor partido dos ingredientes que a Mãe Natureza nos coloca à disposição, no auge da sua maturação e sabor, aproveitando ao máximo as suas potencialidades.

Para estrela principal neste Novo Ano, decidi escolher a Laranja. Uma fruta redondinha, de cor vibrante, de sabor cítrico e refrescante. A aliada perfeita para nos ajudar a desintoxicar de alguns excessos cometidos na quadra que passou 😊



Assim deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de janeiro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias…A única regra é que tenha Laranja, a destaque e valorize enquanto ingrediente!






A laranja é uma fruta cítrica produzida pela árvore frutífera do gênero Citrus, que é parte da família Rutaceae.

O fruto híbrido possui formato oval, coloração alaranjada e sua polpa é geralmente formada por vários segmentos (gomos) cheios de suco, que contém muita vitamina C, flavonóides e óleos essenciais. Dentro de cada segmento da laranja, há sementes. Os segmentos e as cascas são separados por material fibroso branco, de dimensão variável, raramente consumido.

As frutas, na sua grande maioria, oferecem propriedades que são fundamentais para que qualquer dieta seja equilibrada e a laranja não é exceção. Os nutrientes dessa fruta cítrica são excelentes. É uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc. Pode ser de grande ajuda em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.


Hoje em dia, muitas pessoas incluem a laranja nas suas dietas numa base diária, por ser uma fonte barata de vitamina C, que é uma vitamina essencial para o organismo: ajuda o corpo a crescer, curar feridas e combater as infeções.
O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido, mas na natureza existem também as laranjas extremamente ácidas, que pertencem a outra espécie, Citrus aurantium.
A laranja é uma fruta amplamente utilizada em diversos pratos e receitas, sejam eles doces ou salgados. O Crepe Suzette, uma sobremesa clássica da culinária francesa, por exemplo, leva calda de laranja na sua confecção e é flambada com conhaque, processo que garante um sabor especial ao prato. Frango e carne de porco marinados em sumo de laranja também garante um sabor marcante e agridoce.
O sumo de laranja feito na hora garante o total aproveitamento dos nutrientes, ainda mais sem adição de açúcar ou água. Uma porção de 100 ml de suco puro da fruta equivale ao consumo de uma laranja inteira.


A laranja é um ótimo alimento para ser ingerido após uma refeição pesada, já que a sua acidez ajuda a digestão. O consumo da fruta também contribui para que o ferro do feijão e das folhas escuras seja melhor aproveitado, graças à vitamina C. Por fim, o potássio, também presente na laranja, ajuda a regular a pressão arterial, mantendo os níveis saudáveis dela.

A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. O albedo, a camada branca interior da casca, de dimensão variável, raramente é utilizado, apesar de ter um sabor levemente doce.


As laranjas mais pesadas são as mais indicadas para o consumo, pois isso é um indicativo de que as frutas são mais suculentas. Já a consistência da laranja deve ser igual entre todas. As laranjas que apresentam partes mais moles devem ser evitadas. Já no que diz respeito à casca, dentre as variedades de casca lisa, devem ser priorizadas as laranjas com casca fina, um indicativo de que a fruta é mais suculenta. As laranjas muito maduras devem ser evitadas, pois nessa fase a vitamina C já se perdeu.



Fontes:

Share:

25 comments

  1. Olá Marta,
    Desejo-lhe que os 365 dias deste novo ano sejam de gratas recordações!!
    Como não sei quando poderei a voltar a publicar :( gostaria de saber se para a rubrica do "Ingrediente do Mês", terá de ser necessariamente com receitas novas ou se posso partilhar com receitas que tenho com este ingrediente?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa,
      pode participar com receitas já publicadas anteriormente , sem problema :)
      Só tem de deixar os links nesta publicação, para depois poderem constar do round up final.
      Beijinhos, obrigado e votos de um excelente 2018

      Eliminar
  2. Olá Marta, feliz ano novo! :)
    Adoro laranja e embora tenha imensas receitas com laranja, vou deixar aqui 5 sugestões, 3 doces (um bolo, uns bolinhos e uma torta que adoro) e 2 pratos salgados. Tenho em mente um bolo de laranja que quero experimentar e vou tentar fazer até ao final do mês. :)
    Beijinhos

    Bolo: http://odaines.blogspot.pt/2016/04/comidas-da-mama-bolo-baiano.html
    Bolinhos: http://odaines.blogspot.pt/2016/01/comidas-da-mama-bolinhos-de-laranja-com.html
    Torta: http://odaines.blogspot.pt/2015/02/comidas-da-mama-torta-de-laranja.html
    1º prato salgado: http://odaines.blogspot.pt/2017/01/salmao-com-molho-de-laranja.html
    2º prato salgado: http://odaines.blogspot.pt/2016/02/comidas-da-mama-frango-estufado-com.html
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trago mais uma sugestão feita de propósito para este teu mês! :)
      Bolo de laranja inteira, espero que gostes. :)
      http://odaines.blogspot.pt/2018/01/bolo-de-laranja-inteira.html
      Beijinhos
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
  3. Acho que tenho uma montanha de receitas onde uso laranja, mas estas são as que melhor me sabem...

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/11/when-november-comes-round-orange.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/04/i-dont-do-easter.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/11/lete-indien-and-orange-sponge-cake-with.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/02/editings-revisions-whole-lot-of-work.html

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta =) antes de mais bom ano! Que 2018 te traga tudo aquilo que desejas :P


    Que excelente ingrediente para este mês!! Embora comer laranja me faça aftas, gosto muito de as utilizar em sobremesas/bolos :P Deixo algumas das receitas em que usei laranja como principal ingrediente:

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/2016/03/torta-de-laranja.html

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/2015/02/crinkles-de-chocolate-e-laranja.html

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/2016/10/bownies-de-chocolate-e-laranja.html

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/2017/07/biscoitos-de-laranja.html

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/2017/12/fritos-de-abobora-e-laranja-porque-as.html

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/2016/12/lacos-de-laranja-e-canela.html

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/2017/12/bolo-de-laranja-e-muesli-e-votos-de-um.html

    Beijinhos e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta,
    Gosto muitíssimo destas duas receitas. Espero que satisfaçam :)

    https://saberescomsabores.blogspot.pt/2015/07/torta-tradicional-de-laranja-da-nossa.html

    https://saberescomsabores.blogspot.pt/2015/01/bolo-de-alfarroba-com-laranja.html

    Beijinhos


    ResponderEliminar
  6. Receita que fiz agora mesmo: https://anasbageri.com/2018/01/05/bolo-de-laranja-confit-e-amendoas-sem-gluten/
    depois ponho os links para receitas antigas.
    Um beijinho e bom ano

    ResponderEliminar
  7. Feliz ano novo Martinha!! Que seja recheado de muita saúde e de muito amor!
    Gosto muito desta tua escolha! Cá por casa somos todos fãs, até a mais pequenina já pede "lalanja" :D
    Deixo-te quatro sugestões, um bolo, uns muffins, umas bolachas e um sumo, ou seja um banquete completo :)
    Bolo de laranja sem leite - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2017/07/bolo-de-laranja-sem-leite.html
    Muffins de laranja - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2015/08/muffins-de-laranja.html
    Bolachas de laranja e sementes de papoila - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2016/07/bolachas-de-laranja-e-sementes-de.html
    Sumo de laranja, cenoura e gengibre - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2016/06/sumo-de-laranja-cenoura-e-gengibre.html
    Beijinhosssss
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Martinha ainda voltei porque no cabaz desta semana vieram umas laranjas muito docinhas e não resisti a fazer uma torta de laranja que trago para a nossa mesa :)
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2018/01/torta-de-laranja-com-video.html
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Olá querida Martinha,
    Feliz Ano Novo! Que seja um ano repleto de alegrias,saúde, amor e muito sucesso.
    Adoro a escolha do ingrediente deste mês! É a minha fruta preferida de inverno e pelo blog tenho algumas receitas feitas com laranjas, mas como já vem sendo habitual, gosto sempre de fazer uma ou duas receitas especialmente para a tua mesa.
    Assim, fiz uns bonecos de laranja que ficaram uma delicia! Espero que gostes!
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2018/01/bonecos-de-laranja.html

    E das receitas antigas trago:
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/02/pudim-de-laranja.html
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/05/crinkles-de-laranja.html
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/05/chiffon-de-laranja.html
    Beijinhos,
    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Martinha,
      Ainda consegui trazer mais uma receita feita a pensar na tua mesa deste mês!
      Espero que gostes!
      http://sugar-bites.blogspot.pt/2018/01/tarte-de-laranja.html

      Um grande beijinho,
      Paula G.

      Eliminar
  10. Especialmente da minha cozinha para a tua linda rúbrica, cá fica então a primeira receita com laranjas para o teu m~es de janeiro querida Marta.
    Escusado será dizer e sei, sou suspeita, mas é de bradar aos cèus de boa.

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2018/01/blackberry-orange-and-orange-blossom.html

    Beijinhos linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  11. Olá Marta
    Antes de mais, os meus votos de um Excelente Ao Novo!
    Desta vez a minha participação é dupla, ou seja , no teu passatempo e o SweetWorld...:)
    Aqui fica o link: https://cookingbooksblog.blogspot.pt/2018/01/lamington-com-chocolate-e-creme-de.html
    Um beijinho
    Helena
    Cooking



    ResponderEliminar
  12. OLá Marta

    Um 2018 muito docinho, cheio de saúde e alegrias.

    Adoro laranjas, imenso, e tenho a sorte de ter várias laranjeiras que todos os anos ficam carregadas de fruto, e o melhor é que são da docinhas!!

    Desta vez vou tentar participar duas vezes, pois esta primeira publicação foi sem contar!! Mas como gostei tanto das papas de millet decidi publicar, talvez traga uns biscottis da próxima.

    Um beijinho

    https://thatcakesweet.blogspot.pt/2018/01/papas-de-millet-e-batido-de-laranja.html

    ResponderEliminar
  13. Marta linda,
    Aqui fica a segunda proposta para o teu mês das laranjas, espero que gostes...

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2018/01/orange-and-clove-roast-chicken-with.html

    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar
  14. Olá Marta! começo por desejar um 2018 repleto de muitos sucessos e sonhos realizados!

    Tenho uma série de receitas com laranja mas, inexplicavelmente, o blogger perdeu as fotos e não as consigo recuperar! por isso as minhas sugestões são todas elas doces :-)

    Bolo de laranja - http://noreinodapaparoca.blogspot.lu/2017/01/bolo-de-laranja-na-bimby.html

    Queijada de laranja e côco - http://noreinodapaparoca.blogspot.lu/2015/05/queijada-de-laranja-e-coco_12.html

    Bolo de iogurte e laranja - http://noreinodapaparoca.blogspot.lu/2016/09/bolo-de-iogurte-e-laranja.html

    Queijadas de laranja - http://noreinodapaparoca.blogspot.lu/2013/11/queijadas-de-laranja.html

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. mais uma:
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2018/01/an-orange-y-jam-for-januarys-woes-and.html

    ResponderEliminar
  16. Olá Marta. Deixo aqui uma suculenta receita de lombo de porco com laranja. Espero que gostem.
    https://soniaeacozinha.blogspot.pt/2018/01/lombo-de-porco-com-laranja.html?m=1

    ResponderEliminar
  17. Querida Marta,
    Aqui fica mais uma fabulosa receita com laranajs para a tua mesa linda de Janeiro...

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2018/01/fennel-watercress-orange-avocado-salad.html

    Beijinhos minha querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  18. Marta querida,

    mais uma sugestão:) eu bem disse que voltava.
    De certeza que vão ficar lindos na tua mesa laranjinha.

    um beijinho grande


    https://thatcakesweet.blogspot.pt/2018/01/biscotti-de-laranja-figo-e-amendoas.html

    ResponderEliminar
  19. Olá Marta!
    descobri o teu desafio através do Blog da Sandra Neiva... pelos vistos ainda vou a tempo de participar. Como adoro laranjas, deixarei o link da minha sugestão na próxima semana!

    um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Marta,
    Mais um mês, mais um desafio.
    Apesar de ter imensas receitas de laranja, não quero colocar todas. Ia ser uma grande confusão. Uma confusão deliciosa...
    Deixo-te o link da minha torta de Laranja
    http://www.paopaoqueijoqueijo.com/torta-de-laranja/
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Querida Marta,
    Aqui fica a última proposta para Janeiro e para o mês das laranjas.
    Já sabes...

    https://lemonandvanilla.blogspot.com/2018/02/lemon-coconut-panna-cotta-with-blood.html

    Um grande beijinho e espero ter compensado a minha angustiante ausência no mês de Dezembro,
    Lia

    ResponderEliminar
  22. Olá boa noite!
    E mesmo mesmo aqui a raspar com Fevereiro, ainda consigo cá deixar minha humilde participação
    http://flor-de-rosmaninho.blogspot.pt/2018/01/salada-quente-de-laranja.html
    Beijinho Grande
    Elsa.

    ResponderEliminar