1 de dezembro de 2017

Dezembro é mês de...

Yum

Chegou o ultimo mês do ano! Dezembro.
Este mês traz as roupas mais quentes, as mantas voltam aos sofás, e as chávenas de chá aquecem estados-de-espírito… as lareiras acendem-se, e o frio lá fora convida a que se procure o aconchego e o conforto do lar.
É um mês especial, cheio de magia, cores e alegria. Tempo de euforia e de reflexão, de sentimentos misturados, de balanços, de mimar quem está e lembrar quem partiu, de lágrimas e risos, de tempo para pensar… e entre alegrias e tristezas chegamos ao fim de um ciclo e um novo vai começar.
Embora seja uma quadra que muitos vêm marcada pelo consumismo, eu prefiro olhar para ela como aquela coisa extraordinária que "comercialismo" algum pode macular. Gosto de ver o dezembro e o Natal como o mês do tempo passado em família, entre sorrisos e abraços, com o cheirinho a deliciosa comida caseira, de presentes e momentos compartilhados, de boas memórias, de felicidade, do bem fazer.
Gosto de me deixar contagiar pelas cores que invadem as ruas e as casas, pelos cânticos e pelo frenesim bom que se sente no ar. Gosto de montar a árvore de Natal e decorar a casa com luzes e adornos coloridos. Gosto dos aromas, do cheiro a bolo rei, dos sonhos e das azevias.

Este ano, para ajudar ainda mais a tornar o dezembro um mês especial, vamos ter como ingrediente a deliciosa Amêndoa, que foi escolhida por votação, numa sondagem que lancei no Facebook.
É sem dúvida um ingrediente bem especial e estou certa que será a perfeita aliada para tornar o nosso mês e o Natal ainda mais especiais.

  

Espero que se sintam muito inspirados e por isso deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de dezembro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias…A única regra é que tenha Amêndoa, a destaque e valorize enquanto ingrediente!




A amendoeira é uma árvore de folha caduca da família Rosaceae, de porte médio e minúsculas flores de cores rosadas e brancas. Os seus frutos têm no interior sementes que parecem pequenas pedras. Esta semente, a amêndoa, é revestida por uma fina pele de coloração castanha, mas o seu interior é de cor creme e protegida por uma casca resistente.
Em Portugal, a amendoeira, é frequente na região do Douro, Trás-os-Montes e no Algarve.
A amêndoa, considerada um fruto seco, é ingrediente quase indispensável na confeção de doces, bolos e tortas, bombons e chocolates e pelo facto do seu sabor ser suave e agradável a sua utilização na culinária é mais frequente que a de outros frutos secos.  É também bastante apreciada como aperitivo, com sal, torrada ou recoberta de açúcar.

As amêndoas são classificadas em duas categorias: doce (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var. amara). As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado com ou sem casca. As descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas, em pedaços ou em farinha quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada. As amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é utilizado como agente de condimento para alimentos e licores como o Amaretto. De outra forma não são comestíveis pois contêm naturalmente substâncias tóxicas como o ácido hidrociânico. Estes componentes são removidos quando se fabrica o óleo de amêndoas.



As amêndoas são extremamente nutritivas, sendo ricas em fibras, proteínas, vitamina E, magnésio vitamina B2, fósforo, entre outros nutrientes importantes para a saúde. Além de ser extremamente saudável, é um alimento fácil de adicionar na dieta, pois pode ser consumido de diversas maneiras: inteira, ralada, como farinha, óleo, leite e manteiga.
O número de benefícios da amêndoa, mesmo de uma pequena porção, é surpreendente. Ela tem propriedades que são muito efetivas na perda de peso, auxilia o corpo contra as doenças mais temidas e ainda é uma fonte potente e saudável de energia.
Apesar de ser rica em gordura, a amêndoa é uma grande aliada para quem precisa diminuir o nível de colesterol ruim (LDL). O se consumo aumenta o colesterol bom (HDL) que retira moléculas de gordura do sangue. Ao fazer isso, diminui o risco de ataques cardíacos. Sendo uma ótima fonte de gorduras insaturadas, proteína, potássio e antioxidantes e ainda uma boa fonte de ácido fólico e vitamina E, diminuem o nível de homocisteína – fatores importantíssimos para a saúde das artérias. Aqueles que consomem amêndoas pelo menos 5 vezes na semana conseguem reduzir o risco de um ataque cardíaco em até 50%.
Além disso, elas são famosas por contribuir com o metabolismo. Pesquisas mostraram que os que comem amêndoas pelo menos duas vezes por semana tem 31% menos hipóteses de ganhar peso em comparação com aqueles que nunca comem. Por serem ricas em proteína, fibras e gordura não saturada, as amêndoas aumentam muito a sensação de saciedade. Comendo uma pequena porção, sentimo-nos satisfeitos mesmo comendo poucas calorias e baixíssimos níveis de carboidrato.

Por conterem riboflavina e L-carnitina, nutrientes que potencializam a atividade cerebral e criam novas conexões neurais, as amêndoas reduzem o risco de Alzheimer. Estudos mostram que consumir amêndoas periodicamente traz benefícios para o sistema nervoso como um todo. Como se não bastasse, as vitaminas B6 e E desaceleram o envelhecimento das células do cérebro que causam problemas de memória. Já os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 presentes nas amêndoas contribuem com os processos intelectuais e o magnésio fortifica os nervos presentes no cérebro.
Como se não bastasse todos os benefícios da amêndoa, ela ainda tem uma grande quantidade de calorias de qualidade, com nutrientes que ajudam a converter essas calorias em energia durável. A presença do manganês, cobre e riboflavina aumenta a produção de energia e acelera o metabolismo. Se você está precisando de energia extra e não quer se encher de gordura ruim e açúcares, aposte nas amêndoas.


Fontes:

www.mundoboaforma.com

1 comentário:

  1. Não sou por aí além fã de amendoas, de todos os frutos secos é o meu menos preferido. Mas vou tentar magicar aí uma coisa, já estou com uma ideia maluca de juntar dois desafios e tudo, por isso, e se tudo correr bem, trago aqui um belo de um petisco ;)

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...