19 de julho de 2017

Neapolitan Baked Alaska

Yum

Mais uma edição do Sweet World e mais um docinho do mundo. Desta vez a sobremesa proposta foi o Neapolitan Baked Alaska. Além de visualmente linda, esta sobremesa é verdadeiramente deliciosa. Gostei muito, e acho que será uma sobremesa a repetir, até porque é relativamente fácil de fazer e tem a mais valia de surpreender quem é servido. Agradou-me o facto de podermos ajustá-la um pouco ao nosso gosto pessoal, no que diz respeito ao sabor dos gelados e até mesmo do bolo.
Optei por uma apresentação tipo torta (agradou-me esta em especial, e o site tem algumas dicas muito interessantes) e com a conjugação de sabores chocolate e café. Para mim foi uma aposta ganha, porque o sabor do café ajudou a suavizar o doce do bolo de chocolate e do merengue. Este último tenho de confessar foi uma alegre surpresa. Acho que é primeiro merengue que gosto! Ficou macio e não é exageradamente doce.
As únicas dificuldades que encontrei foram na construção da torta, porque à semelhança do que aconteceu com a Lia, o gelado começou a derreter mais rapidamente que o esperado o que dificultou um pouco a tarefa, e também na gestão de blogger de tirar a sobremesa a correr do forno, e tirar rapidamente as fotos do bolinho ainda inteiro e depois da fatiazinha da ordem, sem que tudo desmoronasse e virasse a bagunça total. Depois desse stress todo, felizmente ainda deu para conseguir desfrutar da particularidade da receita de ter o merengue morno e o contraste do gelado frio, o que é realmente maravilhoso e faz despertar as nossas pupilas gustativas.  
Queridas Lia e Susana, espero que gostem do meu Neapolitan Baked Alaska!





Ingredientes para o Recheio:
450g de Gelado de Café

Preparação do Recheio:
Distribua o gelado por duas canecas redondas e altas, de cerca de 240ml de capacidade, e leve a congelar, até à preparação.

Ingredientes Bolo Génoise:
4 Ovos
100g de Açúcar Granulado
60g de Farinha de Trigo com Fermento
40g de Cacau em Pó Puro, sem adição de açúcar
40g de Manteiga, derretida e arrefecida

Preparação Bolo Génoise:
Pré aqueça o forno a 190ºC (170ºC com ventoinha).
Unte uma forma de 26x26cm e forre a base com papel vegetal.
Na taça da batedeira elétrica, coloque os ovos e o açúcar e bata em velocidade alta, até a mistura estar pálida, espessa e ter duplicado de volume.
Peneire a farinha e o cacau sobre a mistura dos ovos e envolva delicadamente com uma colher de pau ou espátula, até não encontrar vestígios da farinha ou do cacau e tudo estar muito bem incorporado.
Adicione a manteiga derretida, deixando-a escorrer de um dos lados da taça e envolva muito delicadamente.
Deite a mistura na forma preparada e alise a superfície.
Leve ao forno por 15 minutos, ou até o bolo se estar a descolar das laterias da forma e um palito inserido no meio do bolo, sair completamente limpo.
Desenforme sobre um pano e enrole com se fosse uma torta. Deixe arrefecer por completo.



Ingredientes para o Merengue:
175g de Açúcar Granulado
3 claras de Ovo
1 c. café de Extrato de Café
4 c. sopa de Água

Preparação do Merengue:
Coloque o açúcar e as 4 colheres sopa de água num tacho. Mexa sobre lume médio, até o açúcar dissolver e em seguida, deixe levantar fervura, até o açúcar atingir 110ºC num termómetro de açúcar.
Entretanto, na taça da batedeira elétrica, bata as claras em castelo firme.
Quando o açúcar atingir os 115ºC no termómetro de açúcar, adicione-o, em fio, às claras, batendo sempre em velocidade máxima.
Bata por cerca de 15 minutos, ou até o merengue estar completamente frio.



Montagem:
Desenrole o bolo.
Mergulhe as canecas com o gelado durante uns segundos em água quente, por forma a que o gelado se solte das paredes das canecas, e coloque os dois rolos de gelado, lado a lado, em cima do bolo numa das suas extremidades, e enrole de novo dando o formato de torta novamente e ajustando com cuidado. Corte as extremidades e faça com as aparas pequenas “tampas” para as laterais da torta.
Leve a torta ao congelador por alguns minutos para o gelado voltar a ganhar consistência e/ou até à hora de servir.
Um pouco antes de servir pré-aqueça o forno a 240ºC.
Barre a torta com o merengue, e leve ao forno por uns 4 a 5 minutos, ou até o merengue ganhar cor, sem que se deixe derreter o gelado…

Servir de imediato!!


5 comentários:

  1. ficou super bonito, só te digo!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Torta de chocolate, recheio com sabor a café....que mais se pode pedir?
    Eu pedia uma fatia bem generosa.
    Adorei ficou fantástica.

    ResponderEliminar
  4. Que linda que ficou a tua baked Alaska, Martinha!!
    A minha encantou quem aqui por casa a provou, e já perguntam para quando é a próxima! ;)
    Só mesmo as nossas "Sweet Girls" para nos desafiarem a fazer esta deliciosas receitas do mundo.
    Beijinhos e bom domingo,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  5. Querida Marta,
    Uma aventura de facto este baked Alaska, mas como podemos comprovar, mais uma vez, desde que se queira, tudo se consegue.
    Nem sei que te diga desse gelado de café, pois só posso imaginá-lo absolutamente magnífico e sendo eu uma coffee lover, fiquei a babar.
    Um beijinho querida e muito obrigada.
    Lia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...