Tarte Toscana de Arroz {Tuscan Rice Torta}


Hoje é dia de festa!
A empresa portuguesa Arroz Pato Real, completa o seu 97º aniversário. Fundada em 1920, no Vale do Mondego, a Ernesto Morgado S.A. é a mais antiga indústria de arroz em Portugal.
Uma empresa de cariz familiar, em constante modernização e inovação com o objetivo sempre presente de produzir um arroz único e de elevada qualidade.
E porque datas felizes merecem receitas especiais, celebro o dia com uma tarte de arroz, de origem Toscana, que se caracteriza por uma cremosidade e um aroma delicado muito agradável. O arroz forma uma espécie de base e por cima uma camada riquíssima de pudim.
Uma sobremesa pecaminosa, viciante e deliciosamente gratificante!
Parabéns Arroz Pato Real!








Ingredientes (8-10 pessoas):
Manteiga para untar a forma
250g de Açúcar, mais um pouco para polvilhar a forma
Sal, q.b.
6 Ovos grandes, de preferência biológicos
60ml de Licor (Brandy ou Rum por exemplo)
Raspa de 1 Limão
1 c. chá de Extrato de Baunilha
500ml de Leite, morno

Preparação:
Unte bem com manteiga uma forma redonda de fundo sólido com 23 ou 25cm, e depois polvilhe com açúcar. Se possível use uma forma de barro.
Coza o arroz, com uma pitada de sal, em água fervente. Remova cerca de 10 minutos depois de ferver. O arroz deverá estar “al dente”.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa tigela grande, bata em conjunto os ovos, o açúcar, o licor, a raspa do limão, o extrato de baunilha, e uma pitadinha de sal, até obter uma mistura homogénea. Adicione o leite morno e o arroz já escorrido.
Verta o preparado na forma, e leve ao forno por cerca de 50 a 60 minutos, ou até que a superfície do pudim esteja dourado, com algumas manchas mais escuras, e firme ao toque suave.
Retire do forno e deixe arrefecer na forma.

Sirva frio ou à temperatura ambiente, devendo conservar tapado com película aderente, no frigorifico, pelo máximo de 3 dias.


Share:

13 comments

  1. A minha irmã iria adorar isto, cheira-me. Ela adora arroz doce, por isso acho que é mm a cara dela, hei-de mandar-lhe o link para ela ver. Já eu, sobremesas de arroz não são para mim... mas digo que o aspecto está lindo, isso tenho de ser sincera!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai linda, já eu adorooooo arroz doce! E já tenho mais outra sobremesa com arroz que fica o máximo também. Esta foi uma alegre descoberta. É muito saborosa e tem o tio de textura que me agrada.
      Beijocas grandes

      Eliminar
  2. Esta eu vou já guardar! Deve ser uma tarte maravilhosa! Parabéns à Pato Real! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uauuu.... Marta que aspecto bom.... não, excelente mesmo.
    Vou guardar esta. Tenho mesmo de experimentar. Adorei... :)
    Beijinho
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 obrigado Tânia
      Tenho a certeza que vais gostar!
      Beijocas

      Eliminar
  4. Que delicia que deve ter ficado!! De aspeto ficou linda linda!!

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Daniel!
      É uma tarte muito aromática e deliciosa, que fez as delícias de quem a provou. 😊
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Não conhecia, mas estou fascinada, que delicia! :) Vou já guardar a receita! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também só descobri esta delícia agora, e é daquelas receitas ótimas para fazer em almoços de família, prática e fácil e fazer ☺
      Beijoquinhas

      Eliminar
  6. Esta receita já voou comigo, as fotos conquistaram-me logo :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que feliz que fico Carla!
      Espero que gostes tanto como eu gostei 😃
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Martinha, que linda e deliciosa tarte!
    Para além de original tem um aspeto fantástico e as fotos falam por si.
    Não resisto e vou levar a receita comigo!
    Beijinhos,

    Paula G.

    ResponderEliminar