Março é mês de ....


Março chegou! E com ele chega tanta coisa boa!  Os aromas da primavera, o chilrear dos passarinhos, os mantos de flores silvestres nas terras ainda húmidas das chuvas, as árvores em flor, e os dias um pouco mais compridos e com mais luz. Para além da explosão de cor na natureza, o que mais me agrada no mês de março é sem dúvida os aromas das flores, dos frutos, da terra.
Talvez tenha sido pelo seu aroma, que elegi o limão como ingrediente para o mês de março. O seu odor inebria-me, e deixa-me completamente rendida. Sou perfeitamente apaixonada por limão, e é com toda a certeza o ingrediente que mais uso, e não dispenso, na minha cozinha. Existe qualquer coisa de mágico na sua cor, no seu sabor e aroma. Qualquer coisa que me prende, que me mantém cativa.





Facilmente o encontramos disponível o ano inteiro, mas para mim março é o mês em que acho que mais se destaca, exatamente pelo seu aroma fresco e sabor explosivo!

Espero que concordem comigo e que gostem tanto como eu; que se deixem deslumbrar pelo poder hipnotizante do seu aroma e sabor e se sintam inspirado(a)s a preparar muitas receitas com este maravilhoso e amarelinho fruto.






Assim, deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de março, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que destaque o limão como ingrediente!
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth, criada pela querida Lia para este desafio!
No final do mês, temos a promessa de uma mesa recheada de coisas boas, onde nos vamos poder juntar todos, a celebrar uma paixão que nos une: a culinária!

Boas receitas!






O chamado limão-verdadeiro, também conhecido como siciliano, eureca ou lisboa, com casca amarela, é a espécie mais consumida na Europa e nos Estados Unidos, possuindo o nome científico Citrus x limon, e é o fruto de uma pequena árvore de folha perene originária da região sudeste da Ásia, da família das rutáceas.
Ao contrário de outras variedades cítricas, o limoeiro produz frutos de forma contínua.

O limão é verdadeiramente uma joia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. No entanto, há quem tenda a repudiá-lo, quando pensa no seu gosto azedo, e a minimizar as suas virtudes, tanto na manutenção e recuperação da saúde, quanto ao seu valor nutricional e possibilidades múltiplas de utilização culinária. Esta atitude baseia-se na suposição de que ele é agressivo para o estômago, que pode acidificar o sangue, descalcificar e enfraquecer o organismo… ora, nada mais falso e oposto à realidade.




Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.

Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afeções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.

É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.

Relativamente ao aparelho génito-urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afeções arterioscleróticas.

Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afeções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.
Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico – temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitável”.




Provavelmente o limão é a fruta mais conhecida e usada em todo o mundo. São tantas as suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.
Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se bebidas, sorvetes, molhos e doces, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática (óleo essencial), usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

Muito mais que um alimento, o limão é muito versátil. Ele tanto pode servir para “somente” enfeitar copos de bebidas e pratos de comida, como ser usado na elaboração de requintadas receitas. O seu sabor cítrico é muito apreciado em culinárias exigentes e sofisticadas da Europa, principalmente na França, Inglaterra e Itália.

Grande parte dos benefícios do limão está ligada a uma substância muito presente na casca, chamada limoneno. Rica em flavonóides, a fruta é considerada um poderoso antioxidante e anti-inflamatório e ajuda a proteger o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres.




Fontes:
Wikipédia.pt

Share:

30 comments

  1. Uau, agendei ontem a publicação de uma receita de tarte de limão merengada para hoje, parece que já estava a adivinhar qual seria o ingrediente deste mês! Aqui está a minha tarte:

    https://bonne-femme-kitchen.blogspot.pt/2017/03/tarte-de-limao-merengada.html

    Ainda tenho o mês todo para experimentar mais receitas, vou ver se faço mais alguma que inclua limão :)

    ResponderEliminar
  2. Não podia ser melhor! Já tenho ideias em mente! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro limões e fui criada com um grande limoeiro no quintal dos meus pais, por isso limões foi algo que nunca faltou lá em casa. Infelizmente este ano com as geadas ele foi muito afectado. Vamos ver se tem forças para reviver! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Não podias ter escolhido melhor. Limão é algo que adoro, perfeito em doces e salgados e com tantos no limoeiro cá em casa, já vejo aqui um incentivo para fazer umas coisitas. Conta comigo este mês, espero que para mais do que uma receita :)

    ResponderEliminar
  5. Hummm adoro e este mês passado e hoje coloquei duas receitas em que este é o principal ingrediente (bolo de lemon curd e cheesecake de lemon curd). :-) Vou ver se faço mais alguma para partilhar contigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/dia-um-na-cozinha-e-um-cheesecake-de.html

    ResponderEliminar
  6. Humm que belo ingrediente, adoro!!
    Deixo-te duas gulodices que espero que sejam do teu agrado!
    1) Tarte de limão e cacau - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2016/11/tarte-de-limao-e-cacau.html
    2) Bolo de limão e crème fraîche - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2015/05/bolo-de-limao-e-creme-fraiche.html

    Beijinho grande
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Adoro limão, também é aquela coisa que não pode faltar cá em casa!Tenho para n variar umas quantas receitas já publicadas de coisinhas boas com limão - acima de tudo o lemon curd, eu amooooo lemon curd - e vou ver que mais consigo trazer para esta mesa. Quero pensar em pratos mais para o salgado que para o doce.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, para n variar tenho milhentas receitas com limão no blog, mas escolhi aquelas que me tocam mais:
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/07/crocodiles-sharks-animal-life-blue.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/01/lemon-mandarine-curd-flu-and-all-i.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/05/rillette-de-thon-au-citron-calm-between.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/01/the-future-of-blogging-and-loss-of.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/06/a-bucket-list-of-food-or-all-that-i.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/02/when-longest-month-of-year-disappearsin.html?q=lemon

      espero ainda trazer mais uma receitinha, conto fazer hoje!

      Eliminar
    2. esta é recente, e fica super boa:
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/03/a-bake-off-ingredient-of-month-unusual.html

      Eliminar
    3. mais uma...
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/03/the-stories-i-want-to-write-characters.html

      Eliminar
  8. Ui, ingrediente que adoro e que uso imenso! Acho que vou fazer mais que uma receita para este desafio eheh :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Querida Marta,
    Aqui fica a minha primeira sugestão!
    Porque são de limão, este post é para ti e para a Ana (bolachas decoradas), mas as fotos para uma e para a outra, estão devidamente identificadas com os símbolos dos diferentes passatempos (ou seja, bake off da Ana e o teu limão).
    Atéao fim do mês, conto fazer algo só para ti, mas como já "falámos" antes, achei um desperdício não te oferecer estas bolachas de limão para o mês de Março.

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/03/lemon-butter-cookies-cookies-de-limao-e.html

    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  10. Deixo aqui a minha participação e os meus parabéns pelo blog. Está lindo e muito inspirador. Obrigada.
    http://soniaeacozinha.blogspot.pt/2017/03/queques-recheados-de-creme-de-limao.html

    ResponderEliminar
  11. Só escolhes coisas boas! Este ingrediente é fantástico e eu adoro-o, vou ter de participar novamente, já estou a ver :P

    ResponderEliminar
  12. Olá Marta,

    Aqui estou eu com a minha participação, uns Cuscuz de atum e tomate seco, um prato que infelizmente não me ficou com uma grande apresentação, mas que é tão saboroso que não podia deixar de partilhar.
    http://odaines.blogspot.pt/2017/03/cuscuz-de-atum-e-tomate-seco.html

    Também tenho uma sobremesa já publicada mas acho que também poderá desfilar na tua mesa deste mês, uma pavlova com lemon curd.
    http://odaines.blogspot.pt/2016/05/comidas-da-mama-pavlova-com-lemon-curd.html

    Vou agora para a cozinha fazer mais uma sobremesa para participar na tua mesa, espero que corra bem para que eu a possa partilhar! :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,
      A passar para deixar a minha outra participação que tinha prometido um delicioso cheesecake de limão. :) Beijinhos
      http://odaines.blogspot.pt/2017/03/cheesecake-de-limao.html
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
  13. Olá Martinha,
    Aqui por casa nunca podem faltar limões na minha cozinha! Adoro a cor, o aroma e o sabor fresco que deixa nos pratos e nos bolos/sobremesas. Como tal não poderia deixar de participar no desafio desta mês!
    Assim, trago comigo para a tua mesa um saboroso e fofo Bolo de Limão e Amêndoa. Espero ainda voltar com mais uma receita, beijinhos.
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2017/03/bolo-de-limao-e-amendoa.html

    Também tenho umas deliciosas Crinkles de Limão que já as tinha publicado, mas que não poderiam deixar de participar ( se assim o entenderes!).
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/04/crinkles-de-limao.html

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martinha, tal como prometido aqui está mais um bolo fantástico para a mesa deste mês!
      http://sugar-bites.blogspot.pt/2017/03/bolo-de-limao-e-flor-de-sabugueiro.html

      Beijinhos,

      Paula G.

      Eliminar
  14. Olá Marta,
    Bom inicio de Primavera!
    Aqui está a minha participação em mais um mês de partilhas:
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2017/03/paella-de-cogumelos-em-arroz-de-couve.html

    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  15. Olá Marta
    Participo pela primeira vez neste teu desafio, com muito gosto. Antes de mais, parabéns pelo blog e pelas iniciativas!
    O limão não podia ser melhor escolha. Versátil, tanto em doces como salgados, como mostra esta receita que publiquei de sopa de quinoa e limão, muito aromática:
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/2017/03/sopa-de-quinoa-e-limao-lemon-quinoa-soup.html
    Beijinhos
    Helena
    Cooking

    ResponderEliminar
  16. Olá Marta, deixo aqui a minha sugestão para a tua fantástica mesa :)
    https://gulosoqb.blogspot.pt/2017/03/espetadas-de-peixe-com-couscous-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E deixo-te aqui mais uma receita, desta vez foi um almoço árabe onde o limão reinou. Estou ansiosa por ver a mesa completa, vai ser tantas delícias com este ingrediente que adoro :)
      https://gulosoqb.blogspot.pt/2017/03/falafel-com-molho-de-iogurte-e-salada.html

      Eliminar
  17. Olá! Deixo um bolinho para ajudar a compor a mesa de março :)

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/2017/03/bolo-de-limao-e-framboesas.html

    Beijinho!!

    ResponderEliminar
  18. Sempre a última a chegar =D Aqui está minha querida, e espero que gostes :)
    https://anasbageri.com/2017/03/27/tarte-brulee-de-limao/

    ResponderEliminar
  19. Olá Marta!
    Pela primeira vez chego a tempo de participar neste teu desafio.
    Poderia escolher muitas receitas que já tenho no meu blog, mas fico-me por esta.
    Não por ser uma receita XPTO, mas escolhia pelo texto que lhe associei e que me diz muito. Aqui fica e espero que gostes:
    http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2016/10/crinklesde-limao.html
    Contudo, publiquei uma outra a semana passada também com o Limão, mas não gostei muito confesso:
    http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2017/03/angel-cake-o-bolo-dos-anjos.html
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Marta,
    Aqui está mais uma receita, desta vez numa partilha de desafios: http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2017/03/bolachas-decoradas-por-uma-mao-pouco.html

    Estou a barbar com o franguinho que publicaste hoje. :)

    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  21. Marta linda,
    Cá fica então o link do bolinho maravilha :))))

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/03/the-violet-bakery-lemon-drizzle-loaf.html

    Beijinhos linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  22. Cá estão as minhas participações:

    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/03/frango-assado-com-limao-e-salva.html

    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/03/lemon-curd-coalhada-de-limao.html

    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/03/nuvem-com-cobertura-de-lemon-curd.html

    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/03/iogurte-com-lemon-curd.html


    Ia-me ficar apenas pelo frango mas acabei por trazer mais algumas sugestões pois não sei se conseguirei continuar a participar na tua rubrica. Sabes que adoro e dá-me muito gozo participar, mas tenho alguns projetos para abraçar que me vão absorver por completo! O blogue vai continuar mas estarei menos disponível. Quem sabe, a ver vamos que ingredientes os próximos meses nos reservam! Se conseguir trazer alguma coisa para as próximas mesas, será com muito gosto! beijinho grande

    ResponderEliminar
  23. Martinha,

    Sempre em cima da horinha mas cá estou com as minhas sugestões:

    http://www.bastacheio.com/2017/03/trufas-chocolate-cristais-limao/

    http://www.bastacheio.com/2017/03/pudim-curd-limao/

    Adoro este ingrediente e gostava de ter feito mais mas realmente não foi possível.
    Espero que gostes!

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  24. Olá :D
    Este mês admito que pensei mesmo que não ia conseguir participar porque ando um bocado ocupada, mas como os meses começam a não ser os mesmos sem isto cá fica a minha participação :P
    http://cremedeavelas.blogspot.pt/2017/03/douradinhos-de-tofu-saudavel-vegan-sem.html

    ResponderEliminar