30 de novembro de 2016

Chestnut-Walnut Naked Cake - Gluten Free {Bolo de Castanha & Noz - Sem Glúten}

Yum

E assim termina o novembro. O lindo novembro. Trouxe chuva e frio, os primeiros flocos de neve, as lareiras, o aconchego…  e as minhas adoradas castanhas. Foi um mês cheio de emoções e aventuras. Comecei o mês da melhor forma que podia desejar, num ambiente acolhedor e fantástico como foi a Feira da Castanha e Paladares de Outono de Trancoso; tive ainda o privilégio de participar noutro evento um pouco mais pessoal e reservado, mas que me fortaleceu; e tive o prazer de partilhar a minha paixão por castanhas com tantos de vós! Foi um mês muito feliz. Muito mesmo.

Porque a celebração se impõe, e porque sou uma pessoa de tradições e gosto de as manter e preservar, volto a encerrar o mês com um bolinho. Um bolo com uma decoração muito outonal, com uma junção de sabores que para mim se revelou uma união vencedora: Noz e Castanha.
Acho que não poderia ter terminado de melhor forma!

E espero que se sintam inspirados...


29 de novembro de 2016

Salame de Castanha {Chestnut Salami}

Yum

Esta é a terceira e última receita que levei ao showcooking da Feira da Castanha em Trancoso. Talvez tenha sido a que arrancou mais sorrisos. É tão simples e tão saborosa que me sinto tentada a dizer que têm mesmo de a experimentar! É uma receita que até o mais amador e inexperiente na cozinha consegue preparar, com a certeza que o resultado final é perfeito!
Amantes ou não de castanhas, esta é uma receita que agrada a todos.
E já que, oficialmente abro a época natalícia neste blog, deixo a sugestão do que poderá ser uma ideia original para uma prenda de Natal; quer ofereça a receita já elaborada ou os ingredientes acompanhados da receita, terá a certeza de uma prenda capaz de adoçar e alegrar corações.

Espero que sintam inspirados!



27 de novembro de 2016

Doce de Castanha & Nozes {Sweet Chestnut-Walnut Puree}

Yum
Quando pensei neste doce, tinha algum receio que a união da castanha com a noz não ficasse exatamente como eu gostaria. Aliás não sabia sequer se funcionariam bem os dois sabores num doce...  mas acreditem que é muito melhor do que alguma vez imaginei. Os dois ingredientes completam-se mesmo muito bem, e resultam num creme delicioso!
Eu não sou apreciadora de comer doces à colherada, mas quem goste, acredito que dificilmente resistirá a este. Podem ainda apreciá-lo numa tostinha, ou como recheio de bolos. É mesmo muito bom!



24 de novembro de 2016

Risotto de Castanha com Chouriça de Porco Bísaro {Chestnut and Portuguese Chorizo Risotto}

Yum

Existem receitas que por uma determinada razão são mais especiais que outras. Umas porque nos despertam os afetos, outras porque nos despertam memórias, outras porque são confecionadas por alguém especial ou num local que nos é querido. Outras só porque são. Porque nos despertam. Como esta receita. Desperta e realça o que de melhor temos, o que de melhor os portugueses produzem. Tudo nesta receita é de origem portuguesa. Tudo. Sim não será a primeira receita com esses predicados, nem a ultima, nem certamente a melhor, mas é minha, e foi feita com um carinho especial por ser nossa.  O arroz é português, as castanhas e a chouriça vieram de Trancoso, o queijo dos Açores, e os legumes biológicos são do cabaz da Prove Oeste. E tudo se uniu numa receita muito, mas mesmo muito saborosa. Este risotto acabado de fazer, servido ainda fumegante, no auge de todos os seus sabores e aromas, e temos as condições reunidas para uma refeição aconchegante e reconfortante.
Porque o que é português é bom, e a qualidade dos nossos produtos é indiscutível, e cada vez mais uma certeza que nos vai alimentando o orgulho de sermos portugueses.

Espero que se sintam inspirados.




22 de novembro de 2016

Bochechas de Porco com Cerveja de Castanha {Pork Cheeks with Chestnut Beer}

Yum


Esta receita foi adaptada de uma que há muito estava na minha infinita lista de receitas a fazer um dia. Fiz algumas alterações à receita da Manuela do Tertúlia de Sabores, e usei a deliciosa Cerveja Artesanal de Castanha da Amálgama!
Ficaram muito saborosas, a carne muito tenrinha e suculenta, com um delicioso sabor a castanha.
Acho que teria sido uma mais valia ter adicionado algumas castanhas, mas só me lembrei desse pormenor na hora de servir... e as fotos claramente não transmitem o sabor da receita.. ainda me estou a adaptar a fotografar sem luz natural. Mas espero que seja o suficiente para vos inspirar a fazer este prato e a utilizar mais esta forma de consumir e usufruir do sabor da castanha. 





21 de novembro de 2016

Asinhas de Frango com Castanhas {Chicken Wings with Chestnuts}

Yum

Tenho um fã incondicional de frango em casa. Se for as asinhas então!! Meu deus… o rapaz delira. Basta que lhe diga que o almoço ou jantar é asinhas e o rosto do petiz ilumina-se de imediato. Por isso como podem imaginar esta receita foi bem do agrado dele. Juntar castanhas às asinhas foi como que a cereja no topo do bolo. Adoro as castanhas assim, impregnadas do sabor dos sucos da carne, bem douradinhas e tenrinhas. A união dos dois sabores ficou perfeita.
Espero que gostem.



Ingredientes (4 pessoas):
1kg de Asinhas de Frango
400g de Castanhas descascadas (veja este método para descascar muito facilmente castanhas)
1 c. chá de Alho Desidratado
½ c. café de Gengibre em Pó
1 c. café de Colorau
Raspa e Sumo de ½ Limão
1 Folha de Louro Seco
100ml de Vinho Branco
Sal & Pimenta q.b.

Preparação:
Lave e seque muito bem as asinhas de frango, e separe cada uma em duas partes. Coloque-as numa taça, juntamente com o alho, o gengibre, o louro partido em pedaços, o colorau, a raspa e o sumo de limão, o vinho branco, e tempere com sal e pimenta moída na altura. Envolva tudo muito bem, e deixe marinar por pelo menos 1 hora.
Numa caçarola aqueça o azeite e depois junte as asinhas de frango, escorridas da marinada. Deixe-as dourar, e libertar alguma da sua gordura, em lume forte. De seguida a marinada e deixe cozinhar 1 minuto ou 2. Adicione então as castanhas e deixe cozinhar até que estejam tenras.

Sirva bem quentinhas!

19 de novembro de 2016

Castanhas Assadas com Azeite & Alecrim {Olive-oil & Rosemary Roasted Chestnuts}

Yum
Porque o tempo pede o aconchego e conforto de comidas que nos aquecem a alma, deixo aqui uma sugestão para apreciar com família e amigos, no conforto do lar, e quem sabe ao lado de uma lareira. O que vos parece?



17 de novembro de 2016

Rolo de Castanha, Cogumelos & Farinheira {Chestnut, Mushrooms & Farinheira Roll}

Yum

Este rolo é outra das receitas que preparei nos shows cookings da Feira da Castanha em Trancoso.
Já a pensar na ceia de Natal, esta é uma receita perfeita para servir como entrada. Bem simples, rápida e muito saborosa, que decerto vai agradar a pequenos e graúdos.



16 de novembro de 2016

Madalenas de Castanha {Chestnut Madeleines} - Sem/Free Gluten

Yum
Estas madalenas são uma das receitas que levei ao show cooking.
A receita é muito rápida e fácil de fazer, e são deliciosas para acompanhar uma aromática e fumegante chávena de chá!



A quantidade de ingredientes que apresento são o resultado de várias experiências, e que para mim resulta na melhor harmonia de sabores e textura. A primeira versão que fiz usei somente farinha de castanha, resultando numas madalenas bem escuras e com um sabor bastante acentuado a castanha. São muito boas também, mas confesso que prefiro com um sabor mais suave. A quantidade de açúcar também foi uma das variantes. Na primeira versão que levei ao show cooking usei apenas 50g de açúcar, e que para mim, para o meu palato, estava uma quantidade aceitável, mas algumas pessoas acabaram por partilhar comigo que um pouquinho mais de açúcar não ficaria mal, por isso aumentei a quantidade para a que menciono.
Uma das coisas boas desta receita é que facilmente poderão variar a dosagem/quantidade de ingredientes sem afetarem o resultado final, por isso sintam-se à vontade para experimentar e chegar à versão que mais vos agradar, mas por favor não deixem é de experimentar!

13 de novembro de 2016

Bolo de Castanha {Chestnut Cake}

Yum
Adoro receitas que trazem histórias, pormenores, detalhes. Como esta.
Este bolo faz parte de uma compilação de receitas de castanhas que os alunos dos 4º anos da EB1 de Trancoso e Palhais recolheram e juntaram num livrinho que venderam na Feira da Castanha de Trancoso. O objetivo da venda, não só destes livrinhos como de uma variadíssima gama de produtos que foram partilhados pelos alunos e as suas famílias, era angariar dinheiro suficiente para uma viagem a Vila Viçosa, tarefa que levaram a cabo com particular dinamismo e contagiante entusiasmo. Quando me apercebi que tinham os livrinhos para vender, depois de já ter contribuído com a compra de uns biscoitos e de umas romãs, já foi tarde demais e já não havia…fiquei com imensa pena, mas depressa uma professora se prontificou a enviar o livrinho por e-mail. E assim aconteceu! No dia seguinte já tinha o dito livrinho, cheio de receitas deliciosas, no meu e-mail. A D. Graziela partilhou ainda comigo que os meninos não só tinham conseguido angariar dinheiro suficiente para realizar a visita desejada, como ainda poderiam contribuir com uma ajuda a meninos do Congo, cumprindo assim tudo a que se tinham proposto, num projeto que se pretendia também ser de partilha e solidariedade.
A escolha da primeira receita a reproduzir não foi difícil… a minha mãe fez anos, entretanto, e a escolha facilmente recaiu sobre o bolinho de castanha.
É uma receita bastante simples de elaborar, e muito rica de sabor. O bolo fica ligeiramente húmido e com uma textura ligeiramente densa, o que me agrada particularmente. Fiz umas ligeiras adaptações à receita original, nomeadamente na quantidade de açúcar e omiti o conhaque. As minhas alterações estão devidamente identificadas para que possam assim ficar com a receita original.



Meninos de Trancoso e Palhais, espero que gostem de ver uma das receitas do vosso livrinho tomar forma. Parabéns a todos pelo vosso trabalho e pelo vosso entusiasmo! Beijinhos

10 de novembro de 2016

Feira da Castanha e Paladares de Outono de Trancoso 2016

Yum
As receitas tardam em aparecer, eu sei.
Este que foi um mês tão desejado pelo ingrediente, tem sido muito preenchido em projetos e atividades, que o tempo para passar as receitas para o papel e fotografá-las tem sido nenhum….
Quem segue a minha conta de Facebook e IG deu conta que o fim de semana passado foi pleno de emoções e bem ativo. Pelo segundo ano estive presente na Feira da Castanha e Paladares de Outono de Trancoso, a convite do Município de Trancoso, e o novembro não poderia ter começado de melhor forma.
Este ano tive não só o prazer de apresentar dois Show Cookings, como ainda recebi o convite para integrar o júri do Concurso Doçaria da Castanha, nas categorias Compotas e Geleias e Bolos e Doces de Colher.
Foram dois dias muito intensos, cheios de alegrias, partilhas, aprendizagens, conversas e amizades. Venho de coração cheio, bem mais rica por todas as trocas de experiência, pelas pessoas fantásticas que conheci e outras que tive o prazer de rever. O ambiente, a sinergia que existe na feira e nas pessoas que lhe dão vida e corpo, faz-nos sentir em casa, como se pertencêssemos a uma mesma família. Trancoso prima pelo bem receber, e fá-lo de uma forma calma, serena e cheia de carinho. Não há como não nos sentirmos como em casa, e na altura do adeus já estamos cheios de saudades.

Este ano nos Show Cookings, apresentei três receitas, usando não só a castanha em fruto fresco, mas também em compota e castanhas em calda, e ainda em farinha, tentando desta forma demonstrar que podemos usufruir do sabor e dos benefícios deste fruto nas suas variadíssimas apresentações/transformações.  Com castanha fresca apresentei um Rolo Folhado de Castanha com Cogumelos e Farinheira; usei castanhas em calda e em compota num Salame de Castanha; e por último, e valorizando a farinha, numa receita muito simples de preparar, preparei umas Madalenas de Castanha. São três receitas muito fáceis de preparar e muito ricas em sabor, que espero trazer-vos muito em breve.
Os showcookings tiveram o apoio dos meus parceiros Sweet Castanea e Amálgama, e para eles vai o meu enorme agradecimento por toda a ajuda e confiança depositada.

Mais uma vez o meu especial obrigado ao Município de Trancoso pelo convite.

E agora, algumas fotos da feira e da minha participação.


1 de novembro de 2016

Novembro é mês de ....

Yum

O ingrediente para o mês de novembro não traz surpresa nem muita espectativa… quem acompanha o meu blogue conhece a minha paixão por castanhas, e obviamente a escolha já estava feita há muito tempo.


Julgo que não existe fruto que simbolize mais o outono que as castanhas. É óbvio que temos outros nesta estação igualmente maravilhosos, como a romã, os frutos secos, os dióspiros, os marmelos e muitos mais…, mas na minha opinião é a castanha que mais marca a entrada na estação fresca. O cheirinho a castanha assada inunda as ruas das cidades, e não há casa portuguesa que as dispense cozidas ou assadas, mais que não seja no dia de São Martinho, uma das celebrações que marca o outono e a tradição exige celebrar-se a data com um magusto.

A castanha apesar de ser um fruto sazonal, encontrando-se disponível entre o final de setembro e meados de fevereiro, já se encontra facilmente no mercado todo o ano, descascada e congelada. Podemos ainda desfrutar do seu sabor e tirar partido das características nutricionais usando a castanha pilada ou farinha. Desta forma, podemos facilmente desfrutar do seu sabor característico, e incluí-la mais frequentemente na nossa alimentação diária.


As castanhas são um ingrediente com antiga tradição na culinária portuguesa e que muitas vezes substituiu a batata e o pão em alturas de escassez, tendo dado origem a uma enorme variedade de pratos na gastronomia tradicional.

É um ingrediente muito versátil, podendo ser consumida apenas cozida ou assada, mas também, utilizada como acompanhamento de pratos principais, na confeção de sopas e guisados, e mesmo na produção de pão, sobremesas, bolos e biscoitos. Uma vez que a castanha não tem glúten torna-se uma excelente opção na dieta dos celíacos.



Assim, deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de novembro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha castanha, seja na sua forma fresca, em compota, ou em calda, ou pilada ou em farinha! Deixo ao vosso critério e ao sabor da vossa inspiração.
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth, criada pela querida Lia para este desafio!
No final do mês, temos a promessa de uma mesa recheada de coisas boas, onde nos vamos poder juntar todos, a celebrar uma paixão que nos une: a culinária!

Boas receitas!

O meu tão adorado Outubro!

Yum

Este ano para além de todas as razões pessoais que tornam o outubro especial, tenho a acrescentar a alegria do mês da abóbora como ingrediente ter sido absolutamente deslumbrante, cheio de propostas diversificadas e deliciosas, fazendo desta mesa a maior e mais esplendorosa de sempre!
Alguma vez eu imaginaria que íamos chegar a um final de mês com 55 receitas com o ingrediente escolhido!? Não é maravilhoso?... é bom demais.

Esta mesa é a prova do quão versátil a abóbora é, o quanto se presta a todas as dietas e receitas, e o quanto é amada e usada na nossa gastronomia! Um gigante obrigado a todos quanto investiram um pouco do seu tempo, da sua vontade e da sua generosidade, para estar aqui hoje, ao meu lado, numa celebração da nossa gastronomia.
Vamos lá sentar, conversar muito e desfrutar!

      (e se um dia transformássemos esta mesa virtual numa mesa real?!..é só uma ideia….)




e por último o 55


1
L'air du Temps
2
Bonne Femme Kitchen
3
Receitas e Truques da Clarinha
4
Receitas e Truques da Clarinha
5
Intrusa na Cozinha
6
Receitas e Truques da Clarinha
7
L'air du Temps
8
Receitas e Truques da Clarinha
9
Cozinha 100 Segredos
10
Basta Cheio
11
Sugar Bites
12
Intrusa na Cozinha
13
L'air du Temps
14
L'air du Temps
15
As receitas da mãe galinha
16
As receitas da mãe galinha
17
Sugar Bites
18
Receitas e Truques da Clarinha
19
De Cozinha em Cozinha passando pela Minha
20
O Diário da Inês
21
Dona Delícia - Atelier de Sabores
22
Intrusa na Cozinha
23
Intrusa na Cozinha
24
Intrusa na Cozinha
25
Lemon & Vanilla
26
Receitas e Truques da Clarinha
27
Dona Biscoito
28
A Casinha das Bolachas
29
Cozinha 100 Segredos
30
Love’s Kitchen – My Cooking
31
Sweet Gula
32
Chá das Cinco
33
Anasbageri
34
Intrusa na Cozinha
35
Sweet Gula
36
Lemon & Vanilla
37
Cozinha 100 Segredos
38
Anasbageri
39
Receitas e Truques da Clarinha
40
Ana Coimbra
41
Basta Cheio
42
Receitas e Truques da Clarinha
43
Lemon & Vanilla
44
Receitas e Truques da Clarinha
45
Sweet Gula
46
Lemon & Vanilla
47
Bonne Femme Kitchen
48
Creme de Avelãs
49
Love’s Kitchen – My Cooking
50
Receitas e Truques da Clarinha
51
Receitas e Truques da Clarinha
52
Tertúlia de Sabores
53
L'air du Temps
54
Basta Cheio
55
Intrusa na Cozinha


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...