Bolo-Rei de Castanha, ou será Rainha? {Chestnut King's Ring Cake}


Parece incrível já estarmos a dia 16 de dezembro, e que já só falta uma semana para o Natal…
         O tempo literalmente voou.
Certamente já todos andam cheios de planos para a ceia de Natal, e atarefados com as últimas prendas! Certo?!... pelo menos deste lado do ecrã é isso que se passa; fazem-se os últimos acertos sobre a ementa, ultimam-se alguns detalhes de apresentação e decoração, e escolhem-se as ultimas prendas.
E a pensar exatamente na mesa de Natal, hoje trago uma sugestão um pouco diferente para o vosso bolo-rei. E que tal um bolo-rei de castanha? Parece-vos bem? Pois acreditem que saberá ainda melhor. Claramente para amantes deste fruto, este bolo-rei é viciante! Talvez o nome mais correto seja bolo-rainha, uma vez que não leva frutas cristalizadas na sua preparação, mas independentemente do nome que lhe possamos dar, existe a garantia do seu sabor delicioso e marcante.
Uma proposta diferente para o vosso Natal, mas certa de deliciar os comensais!





Bolo Rainha de Castanha – Receita Isenta de Glúten
{Chestnut King's Ring Cake – Gluten Free Recipe}
Ingredientes:
300g de Farinha Sem Glúten para Panificação
75g de Farinha de Castanha Amálgama
1 c. chá bem cheia de Farinha de Linhaça
½ c. de sobremesa de Sal Fino
½ c. café de Erva-doce
17g de Fermento de Padeiro*
100g de Manteiga
Raspa de 1 Limão
80g de Açúcar Amarelo
2 Ovos
15g de Passas de Uva
45g de Mix de Frutos Secos (ex: Amêndoa, Avelã, Nozes…) + alguns para decoração final
2 c. sopa de Compota de Castanha Sweet Castanea
250 de Castanhas em Calda Sweet Castanea
4 c. sopa de Doce de Gila
Açúcar em Pó para polvilhar (opcional)
*Pela sua composição o fermento biológico também designado por fermento de padeiro é isento de glúten, contudo pode ser contaminado, por exemplo, nas padarias de produtos com glúten que vendem este tipo de fermento ao quilo. Os cubinhos embalados individualmente e vendidos em embalagens nos supermercados não contêm glúten.



Preparação:
Dissolva o fermento de padeiro em 50ml de água morna, e junte duas colheres de sopa de farinha sem glúten para panificação. Deixe levedar em ambiente ameno durante cerca de 20 a 30 minutos.
Numa taça junte a restante farinha sem glúten para panificação, a farinha de castanha Amálgama, a farinha de linhaça, o sal e a erva doce. Reserve.
Escorra as castanhas em calda Sweet Castanea, e reserve a calda.
Pique grosseiramente as passas, os frutos secos, e metade das castanhas (reserve as restantes para a decoração final). Coloque tudo numa taça e coloque a macerar na calda das castanhas.
Na taça de uma batedeira automática, munida de pá, bata o açúcar, a raspa do limão e a manteiga até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um a um, adicionado o seguinte só depois do anterior estar bem misturado. Mude o acessório da batedeira para o gancho, junte a massa de fermento, e a compota de castanha Sweet Castanea, e bata. Quando estiver bem ligado, adicione a mistura de farinhas. Amasse até obter uma massa macia e elástica. Por fim adicione as frutas, previamente escorridas da calda, reservando a calda, e bata só até as frutas estarem distribuídas pela massa. Molde a massa numa bola, e coloque-a numa taça levemente untada com azeite. Salpique com um pouco de farinha sem glúten para panificação, tape com um pano, e deixe levedar por cerca de 1 hora, em local ameno.
Findo o tempo de levedar, retire a massa da taça, e role-a numa superfície levemente enfarinha com farinha sem glúten para panificação, de forma a obter um rolo. Enrole-o unindo as pontas, ficando assim com uma coroa. Coloque o bolo num tabuleiro de forno, previamente forrado com papel vegetal, ou folha de silicone, e deixe levedar novamente por cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Findo o tempo, decore o bolo com as restantes castanhas em calda, doce de gila e alguns frutos secos. Pincele com um pouco da calda reservada.
Leve ao forno, durante cerca de 45-60 minutos até que o bolo esteja cozido.
Quando cozido retire o bolo do forno e pincele-o de imediato com a restante calda, e deixe arrefecer por completo numa rede. Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.


Notas: para o bolo não fechar no centro, convém colocar no centro uma forma de pudim ou um copo. Convém tapar o bolo com papel de alumínio para não queimar (eu coloquei logo de início e quando estava quase cozido retirei a folha para que ficasse douradinho).

Share:

4 comments

  1. Hoje também foi dia de bolo-rei no meu cantinho! Este de castanhas é um bolo inesperado mas que se anuncia delicioso! Eu que adoro castanhas, perdia-me! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estou contigo Marta, o tempo voou e eu nem dei por isso. Tinha tantos planos para o blog este mês, mas infelizmente terão de ficar-se apenas pelo papel. É Natal, é tempo de aproveitar para estar com os que nos são mais queridos e viver intensamente esta quadra especial.
    E nada melhor para celebrar que este bolinho delicioso que nos trazes que, quer seja rei ou rainha, tenho a certeza que será a estrela da mesa e irá agradar a toda a gente. ;)
    Um beijinho e votos de um Santo e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  3. ficou tão bonito!!! Eu por cá tenho todas as prendas já preparadas, menos as bolachas que conto despachar este fim de semana, tenho o menu decidido e tudo comprado, e tenho um filhote mal humorado pois queria mince pies mas a pedido de outros membros da familia, vamos ter cinnamon rolls!! Bolo rei já vai sendo raro cá em casa, apesar de eu gostar bastante, normalmente é sempre trazido por algum membro da familia, eu cá como sou pouco dada ás tradições do meu próprio país - shame on me!!! - prefiro outras coisas no Natal.Tipo mousse de chocolate, fogo, não pode faltar mousse para mim!! VICIADA!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gostei tanto da tua ideia! Temos de criar um nome para o bolo com castanhas, já que o rei é de frutas cristalizadas e o rainha é de frutos secos :P Não que uma coisa tão boa precise de designação para brilhar :D

    ResponderEliminar