Salame de Castanha {Chestnut Salami}


Esta é a terceira e última receita que levei ao showcooking da Feira da Castanha em Trancoso. Talvez tenha sido a que arrancou mais sorrisos. É tão simples e tão saborosa que me sinto tentada a dizer que têm mesmo de a experimentar! É uma receita que até o mais amador e inexperiente na cozinha consegue preparar, com a certeza que o resultado final é perfeito!
Amantes ou não de castanhas, esta é uma receita que agrada a todos.
E já que, oficialmente abro a época natalícia neste blog, deixo a sugestão do que poderá ser uma ideia original para uma prenda de Natal; quer ofereça a receita já elaborada ou os ingredientes acompanhados da receita, terá a certeza de uma prenda capaz de adoçar e alegrar corações.

Espero que sintam inspirados!






Ingredientes:
250g de Castanhas em Calda Sweet Castanea
120g de Chocolate Negro, com 70% cacau
3 c. sopa de Compota de Castanha Sweet Castanea
150g de Biscoitos de Castanha Sweet Castanea
Açúcar em Pó, para polvilhar - opcional




Preparação:
Derreta o chocolate em banho-maria. Deixe amornar. Junte a compota de castanha, e envolva.
Escorra as castanhas em calda, e reserve a calda. Pique as castanhas e junte ao chocolate. Esfarele os biscoitos de castanhas e junte-os à calda que reservou das castanhas. Envolva bem, e junte também ao preparado de chocolate. Envolva tudo muito bem.
Coloque a mistura sobre um pedaço de folha de alumínio* ou papel vegetal, e de seguida enrole para lhe dar forma cilíndrica.
Leve a refrigerar por pelo menos 5 horas, antes de servir.
Na altura de servir, se preferir, desenrole o salame e polvilhe com açúcar em pó.




*a parte que deverá ficar em contacto com a mistura é a parte brilhante, pois esta é a parte que menos se agarra à comida, diminuindo assim a possibilidade de contaminação com partículas de alumínio.



Share:

5 comments

  1. As fotos!!!!!!!!!!!!!! Ai!!!!! Só te digo, esta receita é a cara da minha irmã, acho que ela iria adorar este salame!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Minha linda, podias ter dito que as receitas deste mês iam ser de perder a cabeça que assim eu tinha colado a minha antes de vir para aqui! Este salame é mesmo tentador e irresistível! Que ideia maravilhosa! Posso imaginar o sabor! Ficou lindo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estou apaixonada! castanhas em calda?! Oh meu Deus! Está tao lindo o teu salame, na primeira imagem parece mesmo um salame verdadeiro. Vou pedir à minha mana para me trazer um fraquinho dessas castanhas, devem ser uma delicia =D
    E o tema do próximo mês, ando cheia de curiosidade :)
    beijinhos e cá fico à espera do próximo ingrediente

    ResponderEliminar
  4. Está muito bonito e é muito original para ofertas de natal deve ser maravilhoso.As fotos estão lindas.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Esse salame é mesmo adorável, gostei muito de o ver! Parece mesmo um salame salgado :P Com o sabor a castanhas deve ser maravilhoso :)

    ResponderEliminar