24 de novembro de 2016

Risotto de Castanha com Chouriça de Porco Bísaro {Chestnut and Portuguese Chorizo Risotto}

Yum

Existem receitas que por uma determinada razão são mais especiais que outras. Umas porque nos despertam os afetos, outras porque nos despertam memórias, outras porque são confecionadas por alguém especial ou num local que nos é querido. Outras só porque são. Porque nos despertam. Como esta receita. Desperta e realça o que de melhor temos, o que de melhor os portugueses produzem. Tudo nesta receita é de origem portuguesa. Tudo. Sim não será a primeira receita com esses predicados, nem a ultima, nem certamente a melhor, mas é minha, e foi feita com um carinho especial por ser nossa.  O arroz é português, as castanhas e a chouriça vieram de Trancoso, o queijo dos Açores, e os legumes biológicos são do cabaz da Prove Oeste. E tudo se uniu numa receita muito, mas mesmo muito saborosa. Este risotto acabado de fazer, servido ainda fumegante, no auge de todos os seus sabores e aromas, e temos as condições reunidas para uma refeição aconchegante e reconfortante.
Porque o que é português é bom, e a qualidade dos nossos produtos é indiscutível, e cada vez mais uma certeza que nos vai alimentando o orgulho de sermos portugueses.

Espero que se sintam inspirados.








Ingredientes Caldo:
1 Chouriça de Porco Bísaro Casa da Prisca© *
1 Cenoura grande
1 talo de Aipo
1 Cebola
2 dentes de Alho
1 molhinho de Salsa
1 c. chá Mistura de Pimentas em Grão
300g de Castanhas com casca

* O Porco Bísaro da Casa da Prisca, é proveniente de uma seleção dos fantásticos Porcos Bísaros criados na Quinta de Freches, alimentados a castanha.

Preparação Caldo:
Comece por preparar as castanhas, pelando-as. Use o método como descrito aqui.

Num tacho com um pouco mais que 1,5Lt de água, coloque todos os ingredientes, à exceção das castanhas, e leve ao lume. Antes de colocar a chouriça faça 2 ou 3 furos na pele com um palito. Quando a chouriça estiver cozida, retire-a, e coloque as castanhas. Deixe ferver por 15 minutos, e depois apague o lume. Coe e reserve a água. Separe as castanhas dos legumes e reserve-as. Descarte o restante.
Retire a pele à chouriça, corte oito rodelas e parta a restante em cubinhos pequenos. Reserve.
Reserve 4 castanhas, as mais bonitas, e corte muito grosseiramente as restantes. Reserve.
Mantenha o caldo bem quente.



Ingredientes Risotto:
2 c. sopa de Azeite
1 Cebola, picada
2 dente de Alho, picados
100ml de Vinho Branco
1 c. sopa de Concentrado de Tomate
1 chávena (300g) de Arroz Carnaroli Pato Real©
Algumas lascas de Queijo da Ilha de São Jorge
Coentros frescos, picados
1,5Lt de Caldo
Sal & Pimenta q.b.

Preparação Risotto:
Num tacho, aqueça o azeite e depois adicione a cebola e os alhos picados. Deixe cozinhar até que a cebola fique mole e translúcida, mexendo frequentemente. Adicione o concentrado de tomate e metade da chouriça cortada em cubos. Deixe cozinhar por cerca de 2-3 minutos e depois refresque com o vinho branco. Deixe que o líquido reduza um pouco, e depois adicione o arroz. Deixe o arroz fritar uns minutos, mexendo sempre, para que não peque ao fundo do tacho.
Junte uma porção de caldo quente, suficiente para tapar o arroz.  Junte uma pitada de pimenta moída na altura. Ajuste a intensidade do lume de modo a que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o caldo. Vá acrescentando caldo aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais caldo, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente. Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 20 a 30 minutos. Deve mexer constantemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso. Retifique os temperos se necessário.
Quando o arroz estiver quase pronto junte a restante chouriça em cubinhos e as castanhas picadas, e envolva delicadamente.


Assim que o risotto esteja pronto, sirva-o de imediato. Distribua pelos pratos de servir, polvilhando por cima um pouco de Queijo da Ilha. Decore com as rodelas de chouriça e as castanhas reservadas. Polvilhe com um pouco de coentros picados e sirva de imediato.

5 comentários:

  1. Ainda nunca experimentei castanhas em arroz mas vejo que só pode ser maravilhoso! E o queijo da minha ilha faz toda a diferença!! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem, acho que deves saber que risotto é a minha perdição, que eu se não fosse por coisas era capaz de viver de risottos e cozinhar risottos á maluca!!! Ainda outro dia sugeri cá por casa um risotto de alheira, se visses a cara que me deitaram! Adorei esta tua receita pq mistura exactamente aquilo que de melhor temos na nossa cultura gastronómica - e sim, sou mega fã dos produtos da Casa da Prisca!! - com aquilo que para mim é o melhor da cozinha italiana, a minha cozinha de eleição.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá :) Enviamos um convite para o teu email.
    Contamos contigo? :)

    ResponderEliminar
  4. Lindo!! nunca provei com castanhas mas deve ser maravilhoso.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que risotto tão bem preparado, assim nacional :D Ficou muito guloso :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...