13 de outubro de 2016

Sopa de Abóbora & Batata-doce {Pumpkin & Sweet Potato Soup}

Yum

As sopas são uma constante na minha mesa. Raramente faltam de verão ou inverno, outono ou primavera, mas é nas estações mais frias que elas sabem melhor… sabem a conforto, a aconchego. Quem consegue resistir a uma taça de sopa aromática e fumegante, num dia de chuva e frio?... Comfort food na sua plenitude.




Ingredientes (6-8 pessoas):
1 Abóbora Manteiga com cerca de 1kg
600g de Batata Doce
1 Cebola
2 dentes de Alho
1 mancheia de Coentros
Azeite q.b.
Sal q.b.
Cerca de 1,2Lt de Caldo de Legumes, quente
150g de Bacon
1 c. sopa bem cheia de Sementes de Abóbora
Folhas de Coentros q.b.




Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Descasque e retire as pevides à abóbora e corte em cubos (Reserve cerca de 60g e corte em cubinhos pequenos para depois fazer o topping). Descasque também as batatas doces, a cebola e os alhos, e corte em pedaços. Lave e escorra bem os vegetais. Coloque-os num tabuleiro, regue-os com um fio de azeite e salpique com uma pitada de sal.
Leve ao forno por 30 a 45 minutos, até que os vegetais estejam tenros.
Coloque-os numa panela, e junte o caldo de legumes, até que tape os legumes. Acrescente também os coentros e reduza tudo a puré. Caso necessário acrescente mais um pouco de caldo, até que tenha a consistência desejada. Retifique o tempero se necessário.
Leve a lume até levantar fervura.
Entretanto numa frigideira coloque um fiozinho de azeite e leve ao lume. Quando o azeite estiver quente junte o bacon cortado em cubinhos pequenos, e deixe cozinhar até que esteja bem lourinho e crocante. Junte a abóbora cortada em cubinhos pequenos, e deixe cozinhar por alguns minutos, até que a abobora comece a ficar tenra. (eu gosto de sentir a abóbora ainda crocante e por isso não deixei cozinhar muito, mas caso não goste junte a abóbora mais cedo ao bacon). No final junte as sementes de abóbora e envolva. Retire do lume e reserve quente.

Retire a sopa do lume, e distribua por taças ou pratos de sopa. Coloque a mistura de bacon por cima da sopa, salpique com algumas folhas de coentros e sirva de imediato.

5 comentários:

  1. Gosto muito de sopa de abóbora e uso imensas vezes misturada com outros legumes! Eu diria mesmo que quase não há sopa onde a abóbora não entre! Essa podia vir para o meu jantar! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hmhm, como te percebo, eu e sopa somos tipo melhores amigas, adoro sopinhas!! Esta aqui tem o nome do meu filho escrito por toda ela, abóbora e batata doce é mesmooooo a cara dele!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto soberbo!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu e sopas somos grandes amigas! Também nunca falta seja qual for a estação do ano, mas quando o frio chega sabe maravilhosamente bem um belo prato de sopa quentinho! :)

    Adorei a sugestão.

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro a combinação desses dois ingredientes em sopa, fica tão bem :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...