Risotto de Bacalhau e Farinheira

E com este risotto bem cremoso e saboroso de bacalhau, desejo a todos um Natal muito feliz, cheio de bons aromas e sorrisos, partilhados com família e amigos.
Que tenham uma noite recheada de muitas conversas, alegria e sonhos!

Um Feliz Natal a todos.



Ingredientes:
2 postas de Bacalhau
½ Lt de Leite
1 c. café de Pimenta Preta
1 folha Louro seco
Caldo
1 Farinheira
1 Cenoura
1 talo de Aipo
2 dentes de Alho, esmagados
1 caldo Knorr Natura de Galinha
1,5Lt água
1 c. café de grãos de Pimenta Preta
Risotto
1 Cebola, finamente picada
2 dentes de Alho, finamente picados
2 c. sopa de Azeite
1 chávena (300g) de Arroz Carnaroli Pato Real
2 c. sopa de Queijo Mascarpone
2 c. sopa Queijo Parmesão, ralado
4 Ovos de Codorniz
Salsa fresca, picadinha



Preparação:
Comece por preparar o bacalhau, cozendo-o no leite com a folha de louro e 1 colher de café de grãos de pimenta preta. Quando estiver cozido escorra, e limpe o bacalhau de espinhas e pele. Lasque e reserve.
Depois prepare a farinheira. Leve-a a cozer num 1,5lt de água, juntamente com a cenoura, o talo de aipo, 2 dentes de alho, 1 colher de café de grãos de pimenta preta e o caldo Knorr de galinha. Deixe cozinhar em lume brando.
Depois de cozida, retire a farinheira do caldo. Coe o caldo, e reserve-o quente.
Retire a pele à farinheira e toste-a ligeiramente numa frigideira de fundo grosso e antiaderente. Reserve.
Num tacho, aqueça o azeite e depois adicione a cebola e os alhos picados. Deixe cozinhar até que a cebola fique mole e translúcida, mexendo frequentemente. Junte o arroz, e deixe fritar uns minutos, mexendo sempre, para que não peque ao fundo do tacho.
Junte uma porção de caldo quente, suficiente para tapar o arroz.  Ajuste a intensidade do lume de modo a que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o caldo. Vá acrescentando caldo aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais caldo, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente. Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 20 a 30 minutos. Deve mexer constantemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso. Retifique os temperos se necessário.
Junte o bacalhau lascado, o queijo mascarpone e o parmesão e envolva delicadamente.

Enquanto o arroz coze, coza também os ovos de codorniz; coloque um tacho com água ao lume, e quando a água estiver a ferver mergulhe os ovos. Coza durante 1 minuto. Retire da água quente e mergulhe de imediato em água fria para parar a cozedura. Descasque e reserve. Deve coser os ovos pouco antes de o arroz estar terminado.


Assim que o risotto esteja pronto, sirva-o de imediato. Distribua pelos pratos de servir, polvilhando por cima do arroz um pouco da farinheira tostada e de salsa picada. Finalize com o ovo de codorniz quente.

Share:

8 comments

  1. Adoro risotto, deve ser o meu prato preferido de tudoooo no mundo. Adoro risotto de bacalhau mas costumo fazer com tomate, esta opção tb me parece ser de chorar por mais!!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso assegurar que este é muito bom!
      Tenho de experimentar também essa versão com tomate :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Marta,
    Risotto, bacalhau e farinheira....hmmmm que delicia! esqueci-me de pedir ao meu mano para me trazer uma farinheira :( espero que tenhas tido um feliz Natal e aproveito para te desejar um excelente 2016. Até breve, beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estivesses tu aqui pertinho e eu dava-te uma farinheira feita pela minha sogra! Foi a comer as delas que eu passei a gostar de farinheira... são uma verdadeira perdição!... mesmo.
      Beijinhos e um bom Ano para ti também Ana

      Eliminar
  3. Até estou a babar...
    Sou louca por farinheira e por bacalhau e assim sendo, esta receita vai comigo, pois deste fim de semana não passa.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar