Sopa de Feijão com Nabiça

Este é o tipo de sopa que, na minha casa, se come de Verão e Inverno. É certo que é nos dias mais frios que ela melhor sabe, mas na minha cozinha é uma sopa intemporal. Aliás esta e qualquer outra sopa que tenha feijão na sua confeção. Posso juntar o que quiser, mas se tiver feijão, branco, preto, castanho, ou duas caras, é certo que será uma sopinha bem recebida à mesa. Por todos.

Por isso, por todas as razões, e por nenhuma em especial, deixo-vos com uma sugestão, já mais Outonal, já a pensar nas noites mais frescas que se vão fazendo sentir.




Ingredientes (6 a 8 porções):
200g de Feijão Seco (eu gosto de usar as variedade manteiga ou catarino)
1 folha Louro
1 Cenoura
1 Cebola
1 cabeça Nabo pequena
4 Batatas
250g de Abóbora, limpa de sementes e casca
100g de Nabiças
Azeite q.b.
Sal a gosto



Preparação:
De véspera, lave muito bem o feijão, e coloque-o de molho em bastante água.
No dia, descasque as batatas, a cenoura, o nabo, a cebola, e lave muito bem. Corte-os todos em pedaços pequenos, bem como a abóbora.
Numa panela grande junte o feijão e os vegetais, e encha de água até ficar um pouco acima do nível dos vegetais. Tempere de sal, coloque a folha de louro e leve a lume médio, até que os feijões estejam praticamente cozidos. Caso necessário, durante a cozedura, vá acrescentando água quente para manter o caldo.
Retire a folha de louro e acrescente as nabiças, previamente arranjadas e lavadas, e o azeite, e deixe mais alguns minutos ao lume, até que as nabiças estejam cozidas, o que não levará só alguns minutos. Prove e retifique o tempero caso necessário.

Notas: Eu gosto de cozer o feijão bem devagar, em lume médio/baixo, pelo que a sopa leva cerca de 2 a 3 horas a estar pronta.

Tags:

Share:

3 comments

  1. Que bem que sabe uma sopinha dessas! A mim anda a apetecer-me sopa de feijao ralada com pedaços de repolho! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem feijão, certo?...então é boa de certeza :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A sopa parece mesmo boa! Está perfeita para este tempo :)

    ResponderEliminar