Tangerinas & Clementinas




A Tangerina é um fruto cítrico, de forma arredondada, com gomos e caroços, de cor alaranjada e sabor adocicado.
É pobre em calorias e uma boa fonte de vitaminas.
Empiricamente todos sabem que, sendo um fruto cítrico, é rico em vitamina C (essencial no reforço da imunidade), mas também é uma ótima fonte de vitamina A (indispensável para a saúde dos olhos e da pele), e do complexo B (fortifica os nervos), além de apresentar uma quantidade razoável de sais minerais, como cálcio, fósforo,ferro (3 minerais que favorecem o desenvolvimento do esqueleto), magnésio (ajuda a tonificar as articulações), potássio (ajuda a eliminar o excesso de água e evita a sua retenção) e sódio.
A tangerina é também conhecida pelo seu poder diurético e laxativo, uma vez que tem uma quantidade significativa de fibra, devendo ser ingerida com a pele que envolve os gomos para melhorar o funcionamento do intestino.
Sendo um fruto pobre em calorias (cada 100g contém apenas cerca de 40kcal) e rico em fibras, é bastante eficaz na redução de peso e em dietas de purificação. A fibra absorve água e toxinas no estômago e nos intestinos, estimulando a digestão.



Na hora de escolher as tangerinas deve preferir as mais pesadas e de cor mais brilhante e intensa.

A casca também é rica em nutrientes, podendo ser cristalizada ou usada para fazer doces e geleias.

O chá feito das suas folhas é considerado, popularmente, calmante.


A clementina é em quase tudo muito semelhante à tangerina, mas é um híbrido resultante do cruzamento da tangerina com a laranja amarga, e por isso tem a casca mais fina e poucos, ou nenhuns, caroços.
É um pouco mais oval, de com casca lisa e laranja brilhante, tem um sabor doce e acidulado.
A clementina é igualmente pobre em calorias e uma fonte de vitamina C, água, caroteno, potássio, fibra e cálcio, e por isso uma verdadeira pílula natural de saúde que fornece energia suficiente para fortalecer o corpo, sobretudo durante o inverno.




Share:

3 comments