23 de fevereiro de 2014

Bolo de Laranja

Yum
Hoje o dia acordou fresco. Ainda se via vestígios do manto fresco que envolveu a noite. Mas sentada no banco do meu pátio, o chilrear frenético dos pássaros não deixava dúvidas que o sol hoje tinha levado a melhor... o seu tímido calor acorda pedaços da minha pele há muito adormecidos. Que felicidade. Tão simples felicidade. 



Ingredientes (12 pessoas):
225g de Margarina Vegetal, amolecida
225g de Açúcar granulado
4 Ovos
425g de Farinha de Trigo
1 pitada de Sal
3 c. de chá de Fermento
300ml de Sumo de Laranja
1 c. chá de casca ralada de Laranja
Calda (opcional)
200ml de sumo de Laranja
200g de Açúcar granulado

Preparação:
Unte com margarina e salpique com farinha uma forma com buraco, com cerca de 25cm de diâmetro.
Numa taça, bata a margarina e o açúcar até obter uma massa esbranquiçada e fofa. Junte as gemas de ovo, uma a uma, misturando bem a cada adição.
Peneire a farinha, o sal e o fermento para outra taça. Suavemente envolva com uma colher de metal, os ingredientes secos, e o sumo de laranja, alternadamente à mistura cremosa de margarina e açúcar, mexendo o menos possível. No fim junte a casca de laranja.
Bata as claras em castelo e depois adicione-as à mistura, mexendo num movimento em oito.
Deite a mistura na forma e leve a cozer durante cerca de 50 a 60 minutos, ou até que que o bolo esteja cozido. para verificar espete um palito no meio da massa e se este sair sem massa, está pronto.
Para fazer a calda, coloque o sumo de laranja e o açúcar numa caçarola e leve a ferver em lume brando. Deixe cozinhar durante 5 minutos.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma durante cerca de 10 minutos. Fure a parte de cima do bolo com um palito e pincele com metade da calda. Deixe arrefcer mais uns 10 minutos. Desenforme para uma grelha colocada sobre um prato e pincele o bolo todo com a restante calda.

Fonte: No forno - Parragon Books Ltd

22 de fevereiro de 2014

Bruschetta de Bacalhau

Yum
Esta será o que talvez se pode chamar uma falsa bruschetta... porque o pão não é tostado.... mas foi por uma boa causa. Quis aproveitar um resto de bacalhau que tinha sobrado e usar um delicioso e perfumado pão de pimentos* que tinha acabado de sair do forno!
Simplesmente delicioso.




Ingredientes (4 pessoas):
2 postas  pequenas de bacalhau, sem espinhas e peles, e desfiado
4 fatias de pão
1/2 chávena de grão cozido e escorrido
1/2 pimento vermelho, assado
1/2 pimento verde, assado
2 dentes de alho
200g de folhas de espinafres
4 ovos de codorniz, cozidos
azeite q.b.
vinagre balsâmico q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Numa frigideira, deite um fio de azeite e os alhos finamente picados. Deite aquecer e depois junte as folhas de espinafres, bem lavadas e escorridas. Tempere de sal, e vá mexendo até que os espinafres estejam tenros, o que deve demorar 2 a 3 minutos.
Corte os pimentos às tiras e tempere de sal, azeite e vinagre balsâmico.
Distribua os espinafres pelas fatias de pão, depois o grão e por cima as lascas de bacalhau. Finalize com os pimentos e o ovos de codorniz previamente cortados em três.
Salpique com um fino fio de azeite e pimenta preta acabada de moer.

* - receita aqui

19 de fevereiro de 2014

Pão de Pimentos

Yum
Eu adoro pão, e este foi sem dúvida um sucesso.
Perfumado e muito saboroso.




Ingredientes (pão 750g):
500g de farinha T65
+ farinha para polvilhar
25g de fermento fresco
330ml de água morna
1 c. chá de açúcar
1 c. chá de sal
3 dentes de alho esmagados
1/2 pimento verde, assado, cortado às tiras
1/2 pimento vermelho, assado, cortado às tiras





Preparação:
Numa taça pequena coloque a água morna e junte o fermento fresco e o açúcar. Deixe que o fermento se dissolva.
Num alguidar ou taça grande coloque a farinha, abra um buraco no meio e deite a água com o fermento. Envolva com uma colher de pau até que tenha uma  bola de massa. Passe a massa para uma bancada bem enfarinhada e amasse bem com as mãos até obter uma massa maleável e que se não se pega às mãos. Espalhe um pouco a massa e coloque no meio o sal. Amasse novamente muito bem. 
Deixe a massa repousar dentro duma taça previamente salpicada de farinha, tape com um pano e deixe levedar num local livre de correntes de ar. Deixe repousar pelo menos 1 hora.
Findo este tempo, volte a colocar a massa na bancada enfarinhada e amasse de novo um pouco. Espalhe a massa com as pontas dos dedos de forma a obter um rectângulo e espalhe os alhos esmagados. Amasse de novo até os alhos estarem completamente envolvidos na massa. Espalhe de novo a massa e espalhe os pimentos em cima da massa. Enrole a massa como se fosse uma torta, de forma a que os pimentos fiquem no meio da massa. 
Deixe novamente a massa levedar na taça, tapada, até que duplique de volume.
Leve o pão a cozer no forno, pré-aquecido a 250º, e passados uns 5 minutos diminua a temperatura para os 200ºC. Deixe cozer cerca de 30 a 45 minutos, até que o pão esteja cozido. (Para saber se o pão está cozido, levante o pão e bata com as nozes dos dedos no fundo do pão, se sair um som oco, então o pão está cozido.)

É uma delícia, comido acabado de sair do forno!

16 de fevereiro de 2014

Coxas de Frango com Molho de Cogumelos

Yum
São as excepções que confirmam as regras.... certo?

Regra: nada de molhos....
                  Excepção: Um aveludado e delicioso molho de cogumelos



Ingredientes (4 pessoas):
4 coxas de frango grandes
2 c. sopa + 100g  de Creme Vegetal para culinária
300g de Cogumelos, frescos e fatiados
3/4 chávena de chá de Vinho Tinto
1 chávena de chá de Caldo de Carne

Preparação:
Numa frigideira antiaderente aqueça 1 colher de sopa de creme vegetal e coloque a carne, primeiro com a pele virada para baixo. Deixe cozinhar bem, e depois vire, e deixe acabar de cozinhar. Retire a carne e reserve num local aquecido.
Na mesma frigideira coloque a outra colher de creme vegetal e cozinhe os cogumelos, em lume médio-alto, até ficarem dourados e até que a água que libertam evapore quse totalmente. Retire os cogumelos e reserve. Adicione o vinho à frigideira e deixe ferver por 3 minutos. Junte o caldo de carne e deixe ferver até que reduza para 1/3. Com uma batedeira de varas, misture 100g de creme vegetal, e mexa até que este fique espesso. Volte a colocar os cogumelos na frigideira, e deixe cozinhar mais um pouco, cerca de 1 minuto.
Sirva as coxas acompanhadas do molho.

9 de fevereiro de 2014

Arroz de Bacalhau II

Yum
Comidinha para aquecer a alma e o corpo, nestes dias cinzentos e frios...




Ingredientes (4 pessoas):
3 postas de bacalhau, descongelado
1 chávena de chá de arroz
1 cebola, picada
3 dentes de alho, picados
1 folha de louro
1/2 pimento vermelho, cortado aos cubos
1/2 pimento verde, cortado aos cubos
1 tomate, maduro, pelado e cortado aos cubos
Azeite q.b.
sal q.b.


Preparação:
Coza o bacalhau com a folha de louro. Reserve 2 chávenas de chá de água da cozedura. Retire as espinhas e a pele ao bacalhau, lasque e reserve.
Num tacho, coloque um fio generoso de azeite e junte a cebola e os dentes de alho. Deixe refugar até a cebola estar translúcida. Junte o tomate e os pimentos e deixe cozinhar um pouco. Junte o arroz e deixe fritar um pouco, mexendo sempre. Adicione a água que reservou da cozedura do bacalhau, que deve estar quente. Deixe levantar fervura, e depois baixe o lume, e tape o tacho. Deixe o arroz cozer até que quase toda a água tenha sido absorvida, e o arroz esteja praticamente cozido. Junte o bacalhau lascado, envolva, desligue o lume, tape o tacho e deixe repousar uns minutos antes de servir.

4 de fevereiro de 2014

Almôndegas com Amêijoa

Yum
Uma forma diferente de servir as "bolinhas" que os pequenotes adoram.




Ingredientes (4 pessoas):
12 Almôndegas (usei de aves)
1 kg de Ameijoa (usei vietnamita)
Coentros picados, a gosto
Sumo de 1 Limão
2 c. sopa de Manteiga
1 c. sobremesa de Pimentão Doce
sal q.b.

Preparação:
Numa frigideira grande, coloque a manteiga e deixe derreter. Junte as almôndegas e deixe cozinhar, em lume médio, tendo o cuidado de ir virando, e até que estejam douradinhas e cozinhadas. Junte as ameijoas, salpique com o pimentão, e envolva bem com uma colher de pau, e deixe cozinhar até que as ameijoas abram. Apague o lume, salpique com os coentros e refresque com o sumo de limão. 
Sirva acompanhado de batata frita.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...