Sopa à Lavrador

Raramente publico receitas de sopa, e não sei bem porquê...
Sopa, cá em casa, é obrigatória em todas as refeições. É óbvio que temos excepções, mas são muito poucas. Sopa é regra. Depois pode haver um segundo mais completo ou mais descontraído. Mas sopa tem de haver... é de tal maneira que sempre que não há sopa os meus filhos fazem uma festa...  yeeeeee, gritam eles!
Esta é talvez uma das sopas preferidas cá em casa e a mais consensual; para uns porque tem linguiça, para outros porque tem feijão ou massa, e para outros, como eu, simplesmente porque é sopa e é boaaaaaaa..
e vocês gostam de sopa?


Ingredientes (8 a 10 porções):
2 Batatas
2 Cenouras
2 Nabos
1 Cebola
2 mãos cheias de Massa Cotovelos
Feijão Catarino seco (cerca de 250g)
1 Couve Portuguesa pequena
1 Linguiça de boa qualidade
1 folha de Louro
1 dente de Alho
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
De véspera coloque o feijão de molho com bastante água.
No dia seguinte, leve o feijão a cozer em bastante água temperada de sal, com a folha de louro e o dente de alho esmagado. Aproveite a água de cozer o feijão, retirando a folha de louro e 
Numa panela grande junte as batatas, as cenouras, os nabos, e a cebola  previamente cortados aos cubos pequenos e bem lavados. Junte também os feijões e a água da sua cozedura, e se for preciso coloque mais água de forma a que tudo fique submerso em água. Leve a cozer em lume moderado, sem pressas, deixe que os legumes fiquei bem tenros e se gostar desfaça alguns com a ajuda de um garfo, para obter um creme.
Lave e arranje a couve, retirando os talos e corte as folhas em pedaços. Junte ao legumes bem como a linguiça. Deixe cozer até que a couve esteja quase tenra. Por último junte a massa e deixe cozer. Apague o lume, retire a linguiça e junte um fio de azeite, e envolva. Corte a linguiça às rodelas e sirva com a sopa.

Tags:

Share:

8 comments

  1. Que bela sopa! Para mim é só por si uma refeição completa.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para mim! Adoro este tipo de sopa por isso mesmo, é quanto chega para me sentir completamente saciada.
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Sou mais de cremes mas o meu marido adoro estas sopas e esta ele ia adorar
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de cremes, aliás eu gosto de sopa e ponto final, mas este tipo de sopas deixam-me mais satisfeitinha :)
      Beijocas grandes

      Eliminar
  3. Uiiiiii... amiga se eu apanhase essa sopa à minha frente meus Deus não ficava nadinha, adoroooooo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Também com sempre sopa... até porque tenho pouca imaginação para vegetais! :P Até acho estranho se não comer sopa antes da refeição...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também sou um bocadinho assim...também não tenho grande imaginação para cozinhar os legumes.... e para os miúdos então, mesmo com os refilanços todos que ainda vai havendo (principalmente do mais pequeno, que chega a demorar mais de meia hora a comer uma concha de sopa) é a maneira mais fácil e eficaz de eles comerem legumes....
      Beijocas grandes

      Eliminar