Feijão Verde Redondo com Ovo Escalfado

Finalmente fiz o meu 1º ovo escalfado.
Não sei porquê, mas escalfar ovos era uma daquelas técnicas que me causava algum (muito) receio. 
Agora que o fiz, não vejo o porquê!  :)
Não posso dizer que tenha corrido muito bem, mas para 1ª vez acho que não foi mau. A clara teve tendência para se desfazer, talvez por não ter colocado vinagre suficiente na água, ou por inexperiência, não sei qual delas. Mas pelo menos já perdi o medo... é uma técnica a aprimorar.
Em relação a este prato, que foi o meu jantar, só posso dizer que assim que comecei a comer não consegui parar.... que bem que me soube! o feijão estava divinal!




Ingredientes (1 pessoa):
150g de feijão verde, cozido
1 alho, pequeno
1 Cebola, muito pequena
1 Ovo
Sal e Pimenta q.b.
Cebolinho picado, a gosto
Azeite 
Água e Vinagre (~1 dl de vinagre para 1 L de água)




Preparação:
Numa frigideira anti-aderente coloque um fiozinho de azeite. Rale o alho e a cebola, junte ao azeite e leve a refogar. Deixe aquecer um pouco, mas sem deixar que a cebola e o alho queimem, e de seguida junte o feijão verde e envolva bem na cebola e no alho. Deixe aquecer bem. Salpique com pimenta acabada de moer e rectifique de sal se necessário. Reserve.
Leve ao lume um tacho de fundo grosso com a água e o vinagre e uma pitada de sal.Deixe levantar fervura. Reduza a temperatura, mantendo a água apenas a borbulhar. Abra o ovo 
para dentro de uma tacinha e faça-o deslizar cuidadosamente para a água. Com a ajuda de uma colher de sopa e fazendo movimentos circulares na água, junte rapidamente as claras em torno da gema. Deixe cozer durante cerca de 3 minutos. Retire o ovo com uma escumadeira e mergulhe-o em água fria para parar a cozedura.
Coloque os feijões no prato de servir e em cima coloque o ovo escalfado. Salpique com o cebolinho e sirva de imediato.



Técnica para escalfar ovos de  sapo sabores

Share:

2 comments

  1. Adoro ovos escalfados, sempre que me sobram legumes cozidos, salteio-os num pouco de azeite e alho e junto um ovo escalfado e tenho almoço.
    Um beijo e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Também costumo saltear os legumes que sobram. Ficam sempre saborosos e é um ótima maneira de os aproveitar.
    Beijos e bom domingo para ti também Gisela

    ResponderEliminar