30 de julho de 2013

Frango Grelhado com Tomilho, Lima e Limão

Yum
O aroma fresco do limão e da lima neste prato, fez dele um prato bastante apreciado.
É uma ótima sugestão para aqueles grelhados de Verão na companhia de familiares e amigos.



Ingredientes (4 pessoas):
4 Pernas de Frango
6/7 astes de Tomilho-Limão
4 dentes de Alho
3 c. sopa de Azeite de Malagueta **
1 Limão
1 Lima
sal q.b.

Preparação:
Com alguma antecedência tempere a carne.
Descasque os alhos e esmague-os num espremedor de alhos para dentro de uma taça. Junte o Azeite de Malagueta**, as folhas de tomilho, a raspa do limão e da lima e misture.
Coloque as pernas de frango num tabuleiro, tempere de sal, e regue com a mistura de azeite. Com as mãos esfregue bem as pernas de frango para que o tempere fique bem espalhado pela carne.
Deixe marinar pelo menos durante 1/2 hora, mas quanto maior for a antecedência, mais macia e mais saborosa fica a carne.
Leve o frango a grelhar, de preferência em carvão, mas com as brasas pouco fortes, para que a carne cozinhe de forma uniforme e sem ficar queimada por fora e crua no centro - processo que demora cerca de 30 minutos.
Retire a carne do lume e regue com sumo de 1/2 limão e o sumo da lima. Deixe a carne repousar um pouco, e depois sirva.
Sugestão: Sirva acompanhado de arroz de cenoura, e decorado com malagueta cortada às tiras.




** - Este azeite, já o fiz à algum tempo... cerca de 6 meses antes de o usar. Coloquei azeite de muito boa qualidade dentro de um frasco e juntei 6 malaguetas sem o pé e cortadas ao meio - deixei ir as sementes. O recipiente que usei tem cerca de 200ml de capacidade. Depois foi só esperar!  A cor com que o azeite fica é absolutamente maravilhoso!

28 de julho de 2013

Estaladiço de pão com queijo Snack President

Yum
Em meados de Junho a President lançou um desafio, que consistia na criação de uma receita com o novo queijo Snack President, e caso a nossa receita fosse seleccionada teríamos o privilegio de participar num Workshop com o chef Chakall... maravilhoso não é?!...  e eu não resisti e participei, e maravilhosamente fui selecionada!   e com a pior pontaria de sempre, a data escolhida para o Workshop coincidia com o inicio das minhas férias... pontaria... bom, fiquei como a alegria de ter participado e de saber que fui selecionada.
Deixo-vos com a receita, que foi elogiada por todos cá em casa, e que a President gentilmente me deixou publicar.


Ingredientes:
1 baguete rústica pequena
1 queijo Snack President
200g de tomate Berry ou Cherry
6 a 8 fatias de presunto
1 chávena de folhas de agrião, sem talos e lavadas




Preparação:
Cortar a baguete em fatias bem finas, e levar as fatias a tostar no forno, num tabuleiro forrado com tapete de silicone, pré-aquecido, e até o bordo do pão começar a ficar dourado. Retirar as fatias de pão e deixar arrefecer. No mesmo tabuleiro colocar então as fatias de presunto e deixar tostar também. Retirar e partir em pedaços, e reservar. Colocar uma chapa para grelhar ao lume, e assar os tomates previamente lavados e cortados aos meio.
Retirar a película que envolve o queijo Snack Presidente e cortar em fatias.
Em cada estaladiço de pão colocar 1 ou 2 fatias de queijo, e por cima o tomate, o presunto e finalizar com folhas de agrião.

E bom apetite!

17 de julho de 2013

Salada de Tentáculos de Pota

Yum
Os dias quentes segredam ao ouvido o desejo de refeições leves e frescas.
E nós fazemos-lhe a vontade.... demoramos em conversas soltas na mesa do pátio e petiscamos.
Adoro o Verão por isso... por haver uma leveza maior no tempo, na gestão do tempo... sinto que não estou tão presa ao relógio - que recuso usar-, que posso demorar mais a fazer o que gosto.



Ingredientes (4 pessoas):
700g Tentáculos de Pota
300g Espargos Verdes
400g Batatinhas
200g Tomate Cherry
1 cebola pequena
folhas de coentro a gosto
sal e pimenta preta q.b.
azeite q.b.
Vinagre balsâmico  q.b.

Preparação:
Lave os tentáculos de pota e coloque dentro de um tacho pequeno. Salpique com sal e pimenta e um fio de azeite e leve ao lume. Deixe cozinhar cerca de uma hora em lume fraco - não precisa acrescentar água, a pota vai cozinhar na água que larga durante a cozedura. Depois de cozida corte aos pedaços.
Lave bem as batatas e num tacho com água temperada de sal, leve-as a cozer. Deixe cozer cerca de 15 minutos ou até que estejam cozidas. Escorra a água, passe-as por água fria, e pele-as. Corte-as em quartos e reserve.
Passe os tomates cherry por água e corte-os ao meio. Descasque a cebola e corte-a ás tiras.
Retire a base dura dos espargos, pele-os e coza em água fervente temperada de sal, durante 5 minutos. Escorra e passe-os por água fria corrente. Corte-os ao meio.
Numa taça, coloque todos os ingredientes cozidos, junte os coentros e a cebola. Tempere de pimenta preta acabada de moer, regue com azeite e um pouco de vinagre. Envolva delicadamente e sirva.


E com esta receita participo no passatempo 1000 Gostos do blogue Cozinhar sem Lactose.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...