25 de maio de 2013

Cheesecake de Maçã

Yum
Continuamos nos doces..

Esta foi a minha primeira experiência com cheesecakes.
E assim percebi o que andei a perder estes anos todos! :)



Ingredientes:
Cheesecake
250g de Bolacha Maria
150g de Manteiga sem sal
2 Ovos
80g de Açúcar
1 pacotinho de Açúcar Baunilhado
375g de Queijo Creme
100ml de Creme de Soja para culinária
sumo 1/2 Limão
1 1/2 c. sopa de Amido de Milho
1 c. café de Sal Fino
Compota de Maçã
2 maçãs Granny Smith
2 c. sopa de Frutose
sumo de 1 Limão
100ml de Vinho do Porto
Rosas de Maçã
1 Maçã (qualquer tipo, eu usei Gala, pela casca vermelha)
4 tiras de Massa Folhada/Areada
sumo de 1/2 Limão
Açúcar para polvilhar
3/4 folhas de hortelã para decorar



Preparação:
Parta as bolachas e triture-as até ficarem em areia. Derreta a manteiga no microondas e adicione-a aos poucos às bolachas. Mexa até obter uma massa homogénea. Forre uma forma de fundo amovível com papel vegetal e forre-a com a massa de bolachas, calcando-a bem. Leve ao congelador, enquanto prepara o creme de queijo.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Ponha os ovos numa tigela, junte o açúcar e o açúcar baunilhado e bata até obter um creme fofo. Adicione o queijo e continue a bater. Numa taça coloque o amido de milho e adicione o sumo de limão. Mexa rapidamente até estar bem misturado. Junte o sal e o creme de soja, e volte a mexer. Junte este preparado ao creme de queijo, e envolva muito bem.
Retire a forma do congelador, verta o creme de queijo sobre a massa e leve ao forno cerca de 30 minutos. Baixe a temperatura para os 160ºC e continue a cozedura por mais 30 minutos. 
Retire do forno e deixe arrefecer por completo dentro da forma.
Durante a cozedura aproveite para fazer as rosas de maçã; lave bem a maçã com que vai fazer as rosas de maçã. Parta-a em 4 partes e retire o caroço central. Corte os quartos de maçã em fatias finas. Regue-as com o sumo de limão e envolva. Num tacho pequeno coloque um pouco de água ao lume, e quando esta estiver a ferver coloque dentro as fatias de maçã. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Depois retire do lume e com uma escumadeira retire as fatias de maça e coloque-as a escorrer num passador. Em cima de cada tira de massa folhada coloque as fatias de maça, um pouco sobrepostas como na foto. Depois enrole e coloque as rosas com a parte da massa folhada para baixo em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal ou de preferência tapete de silicone. Polvilhe com um pouco de açúcar e leve ao forno até estarem douradinhas, e a massa cozida.


Descasque as maças e retire o caroço. Parta em pedaços pequenos e coloque dentro de um tacho pequeno. Regue com o sumo de limão, junte o vinho do porto e a frutose, e leve a lume brando. Deixe cozer destapado, mexendo de vez em quando, até a maçã estar praticamente toda desfeita. Retire do lume e com um garfo, ou com a varinha mágica, desfaça alguns dos pedaços de maça que possa ter. Deixe arrefecer por completo.

Desenforme o cheesecake, colocando-o no prato de servir. Espalhe por cima a compota de maça, começando por pôr a compota no centro e depois com a ajuda das costas de uma colher de sopa e em movimentos circulares vá espalhando o doce do centro para as bordas. 
Decore com as rosas de maçã e umas folhas de hortelã, e sirva fresco.



19 de maio de 2013

Bolo de Requeijão e Chocolate com Frutos Vermelhos

Yum
E eis que chegou o World Baking Day, o dia em que somos convidados a nos juntar a uma comunidade mundial e a, juntos, cozinharmos coisas doces e deliciosas!

Quando comecei o blogue curiosamente a pastelaria era o que menos me entusiasmava, mas o gosto em fazer coisas doces e apelativas ao olhar tem vindo a evoluir num crescendo, e é com cada vez mais prazer que me envolvo na elaboração de doces.

Espero que gostem da minha sugestão, foi um prazer fazê-la e juntar-me à comemoração deste dia.



Ingredientes (12 fatias):
4 Ovos
1 Requeijão (260g)
150g de Açúcar
1 Tablete de Chocolate 70% cacau
130g de Farinha de Trigo T55
3 c. sobremesa de Fermento em Pó
100g de Framboesas
100g de Amoras Pretas
50g de Mirtilhos
6 Morangos sem rama e partidos em quartos
4 c. sopa de Leite


Preparação:
Ligue o forno e regule-o para 180ºC.
Parta os ovos e separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo, junte-lhes 50g de açúcar até ficarem bem espessas. Reserve.
Junte o requeijão às gemas, adicione o restante açúcar (100g) e bata com a batedeira até ficar em creme. Adicione a farinha e o fermento em pó e misture bem. Pique finamente 1/4 da tablete de chocolate e junte à massa. Envolva delicadamente as claras na massa e deite 1/3 da massa numa forma previamente untada. Coloque em cima da massa algumas framboesas e amoras. Deite mais um pouco de massa e coloque por cima mais algumas framboesas e amoras, reservando algumas para a decoração. Finalize com a restante massa.
Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até que o bolo esteja cozido (espete um palito de madeira no centro do bolo; se o palito sair limpo, sem massa agarrada, o bolo está pronto).
Depois de pronto, desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.
Parta o restante chocolates em quadrados para uma taça, junte o leite e leve ao microondas durante cerca de 50 segundos na potência máxima. Mexa com uma vara de arames e espalhe sobre o bolo.
Decore com as restantes frutas.

Receita adaptada Folheto Pingo Doce Maio 2012

14 de maio de 2013

Trança de baunilha e mirtilhos

Yum
O aroma que invadiu a cozinha quando estava no forno a cozer, anunciou a maravilha que este pão é.  
Absolutamente divinal!


Ingredientes (10/12 fatias grossas):
Massa
150ml de água
1 c. Chá de essência de baunilha
1 Ovo grande batido
75g de manteiga sem sal amolecida
1 Pitada de sal
350g de farinha de trigo T65
50g de amêndoas moídas
50g de açúcar
1 Saqueta de fermento biológico seco
Para o recheio e decoração:
125g de queijo Mascarpone
250g de mirtilhos
3 c. Sopa de açúcar
Ovo batido para pincelar
Açúcar baunilhado para polvilhar

Preparação na MFP:
Coloque os ingredientes para a massa dentro da cuba pela ordem indicada, primeiro os líquidos e depois os restantes. Seleccione o programa Massa.
Quando o programa acabar vire a massa para uma superfície enfarinhada e divida-a em 3 partes iguais.
Estenda cada parte numa tira de cerca de 35x12cm. Barre cada uma com o queijo Mascarpone até cerca de 2cm da borda. Distribua os mirtilhos (reservando alguns para a decoração final) e polvilhe cada tira com 1 colher de sopa de açúcar.
Enrole as bordas para cima do recheio e aperte bem para fazer 3 rolos grossos. Enrole-os para selar bem e deixe o lado da borda para baixo.
Transfira os rolos para cima de um tabuleiro untado ou forrado de folha de silicone e faça uma trança com os três rolos.
Cubra, sem apertar, com película aderente untada e deixe repousar num local quente durante cerca de 40 minutos ou até quase duplicar de tamanho.
Pincele com ovo batido, e polvilhe com os restantes mirtilhos e com açúcar baunilhado.
Coza no forno pré-aquecido a 200ºC, durante 30 minutos ou até crescer e ficar douradinho.
Deixe arrefecer sobre uma rede, antes de servir.

Fonte: Adaptado da receita do livro Pão de Joanna Farrow

11 de maio de 2013

Guacamole com Batatas Estaladiças

Yum
Uma sugestão bem saborosa para petiscar neste final de tarde solarenga.


Ingredientes (4 pessoas):
2 Abacates maduros
1/4 Cebola pequena picada muito fina
sumo de 1 Lima
1 Malagueta Vermelha picada muito fina
1 Malagueta Vermelha cortada às rodelas, para decorar
2 c. Sopa de Coentros picados muito finos
4 Batatas grandes
2 c. Sopa Azeite
Sal q.b.


Preparação:
Corte os abacates ao meio, tire o caroço e retire a polpa com uma colher para uma taça. Junte a cebola, os coentros, a malagueta e o sumo de lima e com um garfo envolva muito bem até obter uma pasta o mais fina e homogénea possível. Tempere de sal, e refrigere até ao momento de servir.
Lave muito bem as batatas, descasque-as, e corte as batatas às rodelas finas com um cortador de legumes. Unte um tabuleiro de forno com o azeite e disponha por cima as batatas laminadas. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos, até que as batatas estejam douradinhas e estaladiças. Retire do forno e salpique-as com sal.
Decore o guacamole com a malagueta cortada às rodelas e sirva acompanhado das batatas. 

Nota: Em alternativa pode fritar as batatas em azeite.

9 de maio de 2013

Biscoitos de Aveia e Alperces

Yum
Todos os biscoitos de aveia que já fiz foram bastante apreciados, mas estes foram sem dúvida as estrelas mais brilhantes. São deliciosos.




Ingredientes (~36 unidades):
175g de flocos de aveia
250g de farinha
1 c. Sobremesa de fermento químico em pó
150g de açúcar
125g de alperces secos
150g de margarina
2 Ovos grandes

Preparação:
Deite os flocos de aveia, a farinha, o fermento e o açúcar numa tigela. Junte os alperces grosseiramente picados e misture bem.
Corte a margarina em pedaços e derreta no micro-ondas.
Abra uma cavidade no meio da mistura dos ingredientes secos e deite aí a margarina derretida e os ovos inteiros, e mexa rapidamente com uma colher de pau até ligar bem todos os ingredientes.
Distribua a massa em pequenos montinhos sobre tabuleiros forrados com papel vegetal e achate-os com as pontas dos dedos ou com as costas de uma colher de sopa.
Deixe repousar por cerca de 30 minutos.
Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC.
Leva os biscoitos ao forno e coza durante cerca de 20 minutos.
Depois de cozidos, arrefeça sobre uma rede antes de os guardar.

Receita adaptada de Continente Magazine n.º 19 Abril de 2012

6 de maio de 2013

Corn Flakes & Companhia

Yum
Uma das (muitas) coisas boas dos dias de Primavera, é que quando acordamos, ainda que seja cedo, o dia já tem uma luminosidade e uma temperatura que nos deixa tendencialmente bem dispostos e despertos...
E as torradas e o chá quente das manhãs enevoadas e frescas, dão lugar a refeições nutritivas e cheias de cor!

Digam bom dia!



Ingredientes:
1 chávena de chá de Corn Flakes
1 Iogurte Grego açucarado
3 morangos lavados, e cortados às laminas
1 c. sopa de amêndoa em palitos
1 c. sopa de avelãs

Preparação:
Coloque os Corn Flakes numa taça. Coloque por cima o Iogurte Grego. Disponha os morangos em cima do iogurte e salpique com a amêndoa e as avelãs.

.... e depois.....sente-se....relaxe.... e delicie-se....

5 de maio de 2013

Limonada de Morangos

Yum
O calor chegou!...
As bebidas fresquinhas são bem vindas ... certo?! :)



Ingredientes:
Sumo de 3 limões
600 ml de água
6 c. sopa de açúcar
cerca de 10 morangos, previamente lavados e sem rama, cortados aos quartos
4 folhas de hortelã
alguns cubos de gelo

Nota: A quantidade de açúcar depende do gosto pessoal, por isso aconselho a provar antes de servir e ir ajustando a quantidade.

Preparação:
Junte todos os ingredientes num jarro, mexa e sirva bem fresquinho.

4 de maio de 2013

Bacalhau assado com batata a murro

Yum
Após uma ausência longa, e necessária, regresso com um clássico da cozinha portuguesa que tem 4 grandes apreciadores em minha casa...maravilhosamente simples e deliciosa.
Costumo assar o bacalhau na brasa, mas desta vez optei por fazer no forno, e não fica de todo atrás em termos de sabor.
Esperem que gostem!



Ingredientes (4 pessoas):
4 postas de bacalhau demolhado
6 dentes de alho grandes
2 folhas de louro seco
12 batatas novas médias/pequenas (esta conta depende obviamente do apetite e do tamanho das batatas)
azeite q.b.
sal q.b.
coentros q.b. picados finamente

Notas: O sucesso desta receita depende claramente da qualidade do azeite, quanto melhor for o azeite melhor será o resultado final. Opte por usar batatas de tamanho médio ou pequeno, senão correrá o risco das batatas não ficarem cozidas no centro.

Preparação:
Unte generosamente um tabuleiro de forno com azeite. Coloque no tabuleiro as postas do bacalhau, com a pele virada para baixo. Com um espremedor de alhos, esprema 4 dentes de alho, e espalhe por cima das postas. Parta as folhas de louro e espalhe também pelo bacalhau. Regue as postas do bacalhau generosamente com azeite e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 1 hora.
Unte ligeiramente outro tabuleiro com azeite, e coloque dentro as batatas, previamente bem lavadas. Salpique com azeite e leve também ao forno, o mesmo tempo, ou seja cerca de 1 hora.
Quando o bacalhau e as batatas estiverem prontos, retire os tabuleiros do forno.
Com a mão cerrada, dê um "murro" nas batatas, de forma a abrir ligeiramente a pele. Salpique as batatas com sal.
Leve uma frigideira ao lume com cerca de 200ml de azeite. Deixe aquecer, sem ferver. Entretanto esprema os restantes 2 dentes de alho, e junte ao azeite aquecido. (Atenção: se o azeite estiver muito quente os alhos vão ficar muito fritos e o se sabor não será bom...)
Regue as batatas com este azeite.
Distribua o bacalhau e as batatas pelos pratos e salpique com os coentros.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...