27 de janeiro de 2013

Lombos de Tamboril com Mostarda

Yum


Há anos que não uso relógio de pulso. Talvez numa tentativa de fintar o tempo... quem sabe....mas se foi essa a razão principal, não tenho sido muito bem sucedida...  sinto os segundos fugir por entre os dedos como se de grãos finíssimos de areia se tratassem.          Faltam-me horas para estar com os meus filhos..            faltam-me minutos para dedicar-me ao que gosto e a quem gosto...     faltam-me segundos para me sentar......  falta-me serenidade para me conseguir desligar...   do tempo que não tenho.....       para me sentar ao lado do meu filho a conversar ou ajudá-lo nos deveres...  da roupa para passar a ferro....   daquela gaveta que precisa mesmo de ser organizada...   preciso de parar o movimento dos ponteiros! ou então preciso de deixar de me sentir culpada por não ter tempo....




Ingredientes (4 pessoas):
4 Lombos de tamboril (ou 1 grande com cerca de 1,5Kg)
Sal, pimenta q.b.
150ml de leite
1 C. sobremesa de mostarda
2 Dentes de alho
Farinha para polvilhar
Óleo q.b.
Para molho:
50g de manteiga
1 C. sopa rasa de mostarda
1 Limão
1 C. sopa de salsa picada

Preparação:
Retire a espinha central aos lombos do tamboril. Depois limpe-os e tempere-os com sal, pimenta, e os alhos picados. Junte o leite aos poucos à mostarda e regue o tamboril. Deixe assim pelo menos 10 minutos.
Passe os lombos por um pouco de farinha, sacudindo o excesso, e leve a alourar num pouco de óleo bem quente.
Se os lombos forem finos, baste que os cozinhe na frigideira, mas caso sejam lombos grossos, coloque-os num tabuleiro e leve-os ao forno, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 8 minutos.
Entretanto num tacho pequeno, leve ao lume a manteiga, e quando estiver derretida junte a mostarda, mexa, e depois junte o sumo de limão. Retire do lume e junte a salsa picada.
Sirva os lombos de tamboril cortados às rodelas acompanhados pelo molho de mostarda.

16 de janeiro de 2013

Bolo húmido de laranja

Yum

As laranjas andam por aí há já algum tempo... na minha fruteira têm-se acumulado, porque, sem explicação aparente, este ano os residentes não estão muito virados para este fruto...
Assim sendo, e quando recebi o pedido da minha mãe para fazer um bolinho especial para uma festa não menos especial, a ideia logo que surgiu foi um bolinho de laranja, que são sempre sucesso garantido, e para de alguma forma aliviar o peso da minha fruteira. O projecto tomou forma assim que vi esta receita... bolo com imenso sumo de laranja. Estava decidido.
Mais uma vez é uma receita que não provei, mas será certamente uma receita a voltar a fazer, porque os comentários que chegaram cá a casa foram bastantes positivos :)



Ingredientes (10/12 pessoas):
225g de margarina vegetal amolecida + um pouco para untar forma
225g de açúcar
4 ovos
425g de farinha de trigo T55
1 pitada de sal
3 c. chá de fermento
300ml de sumo de laranja fresco
1 c. chá de casca de laranja ralada
Calda:
100ml de sumo de laranja
100g de açúcar

Preparação:
Unte de margarina e polvilhe de farinha uma forma grande redonda com furo.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça, bata a margarina e o açúcar até obter uma massa esbranquiçada e fofa. Junte as gemas, uma a uma, misturando bem a cada adição.
Peneire a farinha, o sal e o fermento para outra taça. Suavemente envolva, com uma colher, os ingredientes secos e o sumo de laranja, alternadamente, à mistura cremosa, mexendo o menos possível. Depois adicione a casca de laranja.
Bata as claras em castelo e adicione-as à mistura, mexendo num movimento em oito.
Deite a mistura na forma e leve a cozer durante cerca de 50 minutos, ou até que espetando um palito no centro do bolo, este saia limpo, sem massa agarrada.
Para fazer a calda, coloque o sumo e o açúcar numa caçarola e leve a ferver em lume brando. Deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos, até que o açúcar se dissolva.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer um pouco ainda dentro da forma.
Fure a parte de cima do bolo com um palito de metal fino e pincele-o com metade da calda. Deixe arrefecer mais uns 10 minutos. Desenforme para uma grelha, colocando um prato debaixo da grelha, e pincele de novo o bolo com a restante calda.
Este bolo pode ser servido quente ou frio!

13 de janeiro de 2013

Pão com chouriço

Yum
Raramente trago receitas de pão...não sei porquê... 
Pão não pode faltar cá em casa! Adoro pão; e é feito 3 a 4 vezes por semana na minha cozinha...com a preciosa ajuda da MFP é certo, mas às vezes também gosto de meter as mãos na massa :)

A receita que trago, não é nova, mas foi a primeira vez que fiz, e foi feita de propósito para uma festinha dos escuteiros do meu pimpolho mais velho. Devem ter ficado bons, não tive oportunidade de provar, tal foi a velocidade com que desapareceram:)  mas deduzo pelos "humm...'tão bons!" - "estão muita bons" que se seguiram :)



Ingredientes (10/12 bolinhas):
330ml de água morna
1 c. de chá de sal
5g fermento seco 
300 g de farinha de trigo T65
100g de farinha de trigo integral
100g de farinha de centeio
1 chouriço cortado às rodelas
(reserve um pouco do chouriço para cortar em pedaços bem pequenos para decorar as bolinhas) 

 
Preparação:
MFP:
Introduza primeiro na cuba os líquidos, depois o fermento, seguido das farinhas e por final o sal. Seleccione o programa para amassar.
Quando acabar o programa, retire a massa para uma base enfarinhada. Separe em 10 ou 12 pedaços iguais.  Com as mãos estique os pedaços de massa e coloque no meio 2/3 rodelas de chouriço e feche a massa. Coloque as bolinhas num tabuleiro polvilhado de farinha, e deixe novamente a massa levedar por mais 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 250ºC, e antes de levar as bolinhas ao forno coloque pedacinhos de chouriço em cima. Leve ao forno cerca 30 minutos, até as bolinhas estarem cozidas e bem douradas.
Tradicional:
Numa taça ou tigela grande, coloque a farinha e o sal. Dissolva o fermento na água morna e junte à farinha. Amasse muito bem até a massa se despegar das paredes da tigela. . Cubra a massa com um pano e deixe levedar à temperatura ambiente durante cerca de 2 horas, ou até dobrar de volume. 
Quando acabar de levedar, retire a massa para uma base enfarinhada. Separe em 10 ou 12 pedaços iguais.  Com as mãos estique os pedaços de massa e coloque no meio 2/3 rodelas de chouriço e feche a massa. Coloque as bolinhas num tabuleiro polvilhado de farinha, e deixe novamente a massa levedar por mais 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 250ºC, e antes de levar as bolinhas ao forno coloque pedacinhos de chouriço em cima. Leve ao forno cerca 30 minutos, até as bolinhas estarem cozidas e bem douradas.
 

8 de janeiro de 2013

Garoupa grelhada com molho de manteiga e limão com coentros

Yum
Este Verão, a caminho de visitar Sagres, parámos na Vila do Bispo. Foi aqui que comi a mais simples e melhor garoupa grelhada de sempre.
A frescura do peixe era inegável ao olhar, e revelou-se completamente à primeira garfada.
Grelhada somente e estritamente o necessário para que deixasse de estar crua, e levemente temperada de sal e limão. Uma perfeita delícia.

Hoje decidi recriar um pouquinho desse gosto.



Ingredientes (4 pessoas):
4 postas de garoupa
1 c. sopa de azeite
flor de sal q.b.
sumo de 1 limão 
3 c. sopa de Manteiga
2 c. sopa de coentros frescos picados

Preparação:
Pincele as postas de garoupa com um pouco de azeite e leve a grelhar, de preferência em lume de brasa.
Quando o peixe estiver quase grelhado coloque a manteiga e o sumo de limão numa frigideira e leve ao lume até que a manteiga tenha derretido. Junte os coentros picados.
Retire o peixe do lume, salpique com flor de sal e regue com o molho de limão e manteiga. Sirva de imediato.

Sugestão: Acompanhe com legumes cozidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...