Maçã assada com recheio de arroz doce e frutos secos

Um mendigo vivia numa rua de uma cidade chinesa e segurava uma caneca o dia inteiro, pedindo arroz ou qualquer outra coisa que os passantes tivessem para dar.

Um dia, o mendigo viu um grande cortejo descendo a rua, liderado pelo imperador em seu imponente riquixá, entregando presentes aos seus súbditos. O mendigo se encheu de felicidade. “Chegou a minha grande oportunidade”, pensou Woo. “Dessa vez receberei um presente valioso”, e dançou com alegria.

Quando o imperador chegou perto dele, Woo exibiu sua caneca com grande determinação, mas em lugar de receber o esperado presente do imperador, sua Majestade pediu a Woo um presente.

O pobre Woo ficou extremamente desapontado e envergonhado; pegou nos dois menores grãos de arroz que conseguiu encontrar na sua caneca e, muito a contragosto, entregou-os ao imperador, que depois foi embora.

Durante todo o dia, Woo reclamou e resmungou. Censurou o imperador, culpou Buda, tratou mal os que se dirigiam a ele; e poucas pessoas pararam para lhe falar ou colocar grãos de arroz em sua caneca.

Nessa noite, quando chegou à sua pobre cabana e derramou seu escasso suprimento de arroz, Woo encontrou duas pepitas de ouro do tamanho exacto dos grãos de arroz que tinha dado ao imperador.  


É com esta linda lenda chinesa e receita que contribuo para a festa de aniversário do blog da Mané... 
tenho um primo que diz que festa não é festa se não tiver arroz doce!.... por isso decidi trazer para a festa da Mané o tão tradicional arroz doce mas com uma "leve" alteração...

espero que gostem, espero que gostes Mané

Um beijo enorme cheio de aromas doces


Ingredientes para o arroz:
125g de arroz
500ml  de leite
1 casca de limão
175g de açúcar
3 gemas
1 pitada de sal
Ingredientes para a maçã:
4 maçãs reineta
75g de mistura de frutos secos a gosto
35g de manteiga
50g de açúcar
1 c. chá de brandy
1 c. café de canela
açúcar em pó q.b.

Preparação do arroz:
Num tacho, leve ao lume a cozer o arroz em bastante água temperada de sal. Qunado cozido, escorra-o e adicione-lhe o leite. Leve a ferver mais 5 minutos. Junte depois a casca de limão e o açúcar, deixe ferver 15 minutos e retire. Bata as gemas, misture-lhes um pouco do caldo do arroz e junte-as em fio ao arroz, mexendo sempre. Leve de novo ao lume só para aquecer, sem ferver, e retire.
Preparação das maçãs:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Retire o topo das maçãs e reserve. Com a ajuda de uma colher retire o interior das maçãs. Pique o miolo das maçãs juntamente com os frutos secos. Num tacho coloque o preparado anterioe, o açúcar e a manteiga. Cozinhe em lume médio durante 4 minutos. Junte  o brandy e a canela, envolva e retire do lume.

Ao preparado de maçã junte o arroz-doce, envolva delicadamente e recheie as maçãs. Coloque o topo que tinha reservado.
Coloque as maçãs num pirex e leve ao forno durante 10 minutos.

Polvilhe de açúcar em pó e sirva quente.

fontes:
Estória:http://www.wooz.org.br/contadora/historiadia.htm 
Arroz-doce: Tele culinária Doces Pecados n.º 2
Maças recheadas: Continente Magazine n.º 15 Dezembro 2011


Share:

10 comments

  1. mas que maravilha, que bom para festejar, perfeito....bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou a digerir essa receita! Acho que deve ser uma delícia... adorei :) Arroz doce com maçã deve algo de divinal, pois gosto de ambos :) Um dia hei-de experimentar :)
    A Mané vai adorar ;)

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei bastante. Confesso que não sou grande amante de arroz doce, mas com o sabor da maça e dos frutos secos cativou-me.
      Beijinhos enormes amiga

      Eliminar
  3. A Susana tem razão...eu gostei bastante da tua participação e da originalidade da tua receita
    Muito oBrigada por teres vindo
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mané e ainda bem que gostaste.

      Beijinhos enormes e é um prazer e uma honra participar da tua festa!

      Eliminar
  4. Gostei bastante da apresentação, que bonita!

    ResponderEliminar
  5. Arroz é uma dádiva, é mesmo uma Festa!

    Chegou o dia do primeiro aniversário e à mesa estamos 33... perdão, corrijo, estamos 34, com a minha prima Margarida que trouxe o ingrediente para fazermos toda esta!

    E, decerto que não nos importamos de partilhar com cada um que nos visite!

    Se alguma dúvida havia sobre a festividade que o arroz encerra ela ficou completamente dissipada com esta festa. Ver chegar cada uma das participações foi também uma confirmação de dádiva, que agradeço com um rasgado sorriso.

    Obrigada, nunca é demais repetir, por partilharem as vossas histórias, por trazerem o vosso arroz e estarem aqui comigo.

    Não tenho a noção de quando tempo teremos estes momentos de partilha, não estou inquieta com isso, mas quero que saibam que o balanço deste ano inesperado aqueceu-me o coração e fez-me sentir grata por cada um de vós.

    A ordem que aqui colocarei as participações será a ordem de chegada, creio não me estar a esquecer de ninguém - sintam-se completamente à vontade para o referirem , se tal lapso acontecer.

    E, por favor sirvam-se… partilhem e saboreiem cada momento neste momento.

    A festa é nossa!

    Vamos, está quase na meia noite, vamos lá saborear todas estas iguarias!

    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/arroz-e-uma-dadiva-e-mesmo-uma-festa.html

    ResponderEliminar