29 de novembro de 2010

Almôndegas em molho de vinho tinto

Yum
Aqui há uns tempos, a fazer umas compras num supermercado encontrei uma colecção de livros muito atractivos visualmente...pequenos, com umas fotos fabulosas, com uma fitinha para fechar o livro, bom...uma doçura. Não sei quantos livros são ao todo, porque se podem comprar individualmente, sendo que cada um é dedicado a um tema, ao peixe, à cozinha italiana, à cozinha grega, vegetariana, etc. Mas houve logo um que saltou à minha vista...."No forno". Eu adoro cozinhar no forno! Escusado será dizer que aquele veio comigo. Esta receita é a primeira que vos trago, mas já tenho outras agendadas!
Confesso que quando comecei a fazer o molho, o aroma não me estava a agradar, mas depois provei-o...e hummm....então depois de ter ido ao forno!... muito, muito bom!

Receita adaptada do livro "No forno" edição Parragon Books

Ingredientes:
14/16 almôndegas (usei de peru)
450g de massa tagliatelli de ovo
margarina
azeite
200g de cogumelos (usei 2 latas pequenas de cogumelos laminados)
2 1/2 c. sopa de farinha de trigo integral
200 ml de caldo de carne*
150ml de vinho tinto
4 tomates, descascados e picados finamente
1 c.sopa de polpa de tomate
1 c. chá de açúcar amarelo
1 molhinho de salsa fresca picada (a gosto)
sal e pimenta a gosto


Preparação:
Aqueça a margarina e o azeite numa caçarola. Junte os cogumelos e deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos. Junte a farinha e deixe cozinhar mais 2 minutos. De seguida junte o caldo e o vinho tinto e deixe cozinhar em lume brando até reduzir um pouco (cerca de 15 minutos). Após este tempo junte o tomate e a polpa e o açúcar. Tempere a gosto de sal e pimenta e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos. Enquanto isso leve ao lume noutra caçarola um pouco de azeite e junte as almôndegas e deixe cozinhar virando-as até alourarem. Coloque-as num recipiente fundo e com tampa, que possa ir ao forno e regue-as com o molho de cogumelos. Tape e coloque no forno previamente aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos.
Leve água a ferver com um pouco de sal num tacho, junte a massa e um pouco de azeite. Deixe ferver e cozer a massa durante cerca de 8-10 minutos. Escorra a massa. Retire as almôndegas do forno e salpique com a salsa e envolva. Sirva a massa com as almôndegas em cima.
*- Leve a água a ferver com um caldo de carne até desfazer.

Bom apetite!

26 de novembro de 2010

Salada de grão

Yum


Ingredientes:
500g de grão cozido
1 haste de hortelã para cozinhar
6/7 folhas de hortelã (a gosto para temperar)
sumo de limão
azeite

Preparação:
Ponha o grão de molho de um dia para o outro. Leve a cozer junto com a hortelã e temperado de sal. - Eu cozi numa panela normal porque gosto de ir verificando a cozedura, mas pode utilizar a panela de pressão para uma maior rapidez. - Depois de cozido e escorrido, separe alguns grãos e esmague com um garfo. Misture ao restante grão, tempere de azeite, o sumo de limão e a hortelã picada fininha, e envolva. Pode servir fria como entrada, ou quente como acompanhamento.

Bom apetite!

25 de novembro de 2010

Arroz de Bacalhau à antiga

Yum
O bacalhau deve ser com certeza o ingrediente que mais receitas tem.
Existem inclusive edições especiais dedicadas somente às variadíssimas maneiras de o cozinhar.
Cá em casa também não fugimos à regra de gostarmos dele de muitas maneiras.
Espero que gostem desta.


Receita adaptada da revista Mulher Moderna n.º37

Ingredientes:
2 cebolas
2 dentes de alho
1/2 alho francês
1 cenoura
300g de arroz
6 dl de água
1 cubo de concentrado de calde de legumes
2 postas de bacalhau demolhado
1 chouriço pequeno
150g de queijo parmesão ralado
2 fatias de bacon (não usei)
azeite, sal e pimenta q.b.

Preparação:
A receita originalmente leva o bacalhau cru, mas eu cozi as postas, para poder tirar melhor as espinhas por causa dos pequenotes. Depois em vez de usar o caldo de legumes, usei água da cozedura do bacalhau. Se quiser manter basta que leve a água a ferver com o caldo até que este se desfaça.
Comece por picar as cebolas e os alhos, e cortar  o alho francês às rodelas. Corte também as cenouras às rodelas. Leve tudo a refogar em azeite até alourar. Junte o arroz ao refogado e deixe fritar um pouco. Acrescente o caldo a ferver e deixe levantar fervura novamente. Limpe o bacalhau de pele e espinhas e corte-o aos cubos. Junte-o ao arroz, assim como o chouriço. Tape o tacho e deixe cozer, durante cerca de 12 minutos em lume brando.
Coloque tudo num recipiente que possa ir ao forno, retirando o chouriço. Polvilhe com o queijo ralado e decore com o chouriço cortado ás rodelas e o bacon em lâminas. Leve ao forno para gratinar um pouco.
Bom apetite!

24 de novembro de 2010

Lulas ao alhinho

Yum
Mais uma receita bem rápida! E para quem gosta de alho, esta receita é simplesmente maravilhosa.
As lulas ficaram bem tostadinhas e com um sabor ótimo.
Foi feita na Actifry, contundo penso que se for feita numa caçarola destapada se conseguirá o mesmo resultado.



Ingredientes:
1kg de lulas limpas
6 dentes de alho
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Lave bem as lulas, escorra-as bem, e tempere de sal e pimenta. Coloque as lulas e os dentes de alho partidos ao meio na Actifry (ou na caçarola) e deixe cozer, até que as lulas fiquem bem tostadinhas.

23 de novembro de 2010

Bolachinhas de limão (e gengibre)

Yum
Já é pública e notória o meu (nosso) gosto por bolinhos secos para acompanhar o café... Pois bem desta vez fiz-me convidada na Cozinha da Babette e servi-me de umas deliciosas bolachinhas  de limão.... Só acrescentei um pouquinho de gengibre...hummm...ficaram ótimas!


Ingredientes:
125g de margarina

125g de açúcar

300g de farinha
(usei + 50g que na receita original)
1 ovo

Raspa de um limão
1 c. chá de gengibre ralado na hora


 

Preparação :
Amoleça a margarina e misture com o açúcar, a raspa do limão e o gengibre. Junte o ovo previamente batido com um garfo e a farinha. Amasse apenas até formar uma bola. Levar a massa ao frigorífico cerca de 20 min, embrulhada em película aderente, para ser mais fácil trabalhá-la. Na pedra enfarinhada ou por cima de papel vegetal, estique a massa com o rolo e corte pequenas bolachas, no formato desejado. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, cerca de 10 minutos.
 
Bom Apetite!

22 de novembro de 2010

Dourada com cogumelos

Yum
Hoje a sugestão vem direitinha da Grécia.
E sempre que me lembro ou falo de Grécia, além de ser invadida por imagens de praias de areia imaculadamente branca e águas maravilhosamente cristalinas, lembro-me também com um sorriso nos lábios de um filme chamado "My Big Fat Greek Wedding". A história de uma grega que se apaixona por um inglês. Uma comédia muitoooo ligeira, mas que enaltece os valores familiares e culturais. E que eu gostei...  :) Curiosamente os pais gerem um restaurante! :)
Também gostei muito desta receita, uma forma diferente e muito saborosa de comer dourada.
Espero que gostem.

Receita adaptada do livro "Cozinha País a País" n.º 12- colecção lançada pelo jornal Público


Ingredientes:
4 douradas (eu fiz 2 grandes)
1 lata pequena de cogumelos
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
salsa
vinho branco
azeite
sal e pimenta preta

Preparação:
Separe os dois lombos das douradas, tire as espinhas e a pele. 

Seque com um pano limpo (ou papel absorvente), tempere de sal e pimenta e reserve. Refogue a cebola, os dentes de alho e as cenouras, tudo picado muito fino, num tabuleiro de ir ao forno, com o azeite. Deixar refogar durante cerca de 15 minutos em lume muito brando. Findo este tempo junte os cogumelos, cortados em pedaços, a salsa picada, um pouco de vinho branco, e deixar prolongar mais um pouco a cozedura em lume brando. Coloque os filetes de dourada em cima do refogado, e levar ao forno (a 180º) durante cerca de 10 minutos.
A receita original conta com a presença de passas de corinto, mas que eu omiti porque não sou grande fã. Mas para quem quiser incluir deve demolhá-las em água quente durante 15 minutos e acrescentar na altura de levar as douradas ao forno.



Bom apetite!

21 de novembro de 2010

Creme de nabiças

Yum
Com o regresso dos dias frescos as sopas voltam a ser uma constante na mesa. Desta vez um nutritivo creme de nabiças da horta do meu pai. Fica a sugestão.


Ingredientes:
4 batatas
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
1 molho de nabiças

Preparação:
Leve a cozer as batatas, a cenoura, o alho e a cebola; quando estiverem cozidos reduza a puré. Acrescente as nabiças e deixe cozer. Reduza novamente a puré, acrescente o azeite e apague o lume.

18 de novembro de 2010

Carne de Vitela estufada à beirã

Yum
Receita adaptada da revista Tele Culinária n.º 836


Ingredientes:
1kg de vitela para estufar, cortada aos cubos
1 dl de vinho tinto morangueiro
sal e pimenta q.b.
azeite
1 cebola grande picada
1 folha de louro
2 cravinhos 
2 c. sopa de polpa de tomate



Preparação:
Tempere a carne com sal, pimenta e o vinho, e deixe marinar durante algum tempo. Num tacho, leve ao lume o azeite com a cebola picada, e vá mexendo até alourar; de seguida junte a carne bem escorrida (mas reserve o líquido da marinada), a folha de louro e os cravinhos, e deixe refogar mais um pouco. Depois adicione o liquido da marinada e a polpa de tomate, e deixe estufar lentamente, acrescentado água aos poucos (se necessário), até a carne ficar tenra.

17 de novembro de 2010

A fina arte de descascar melancia

Yum
Este vídeo foi uma generosa contribuição da amiga Susana... fiquei deslumbrada! 

video

Bananas com chocolate

Yum
Felizmente tenho uns filhotes que adoram fruta, mas ainda assim, de vez em quanto gosto de os mimar com um acréscimo docinho! 
Receita adaptada de "Sabores de Natal da Popota"

Ingredientes:
4 bananas cortadas às rodelas
sumo de limão
250g de chocolate amargo
5dl de natas
50g de manteiga
2 c. sopa de água

Preparação:
Misture as rodelas de banana com o sumo de limão e depois distribua por taças de servir. Derreta o chocolate com a manteiga e duas colheres de sopa de água. Leve as natas a ferver, adicione o chocolate e retire do lume. Deite este creme sobre as rodelas de banana.
E bom apetite!

16 de novembro de 2010

Choquinhos com especiarias

Yum
Mais uma receita de choquinhos, bem rápida e muito saborosa!


 
Receita adaptada do site caras.pt

Ingredientes:
1kg de choquinhos congelados
1 cebola grande
1 dente de alho
azeite
1 vagem de piripiri (omiti por causa dos pequenotes!)
1 pitada de colorau
noz-moscada
2 cravos-da-índia
8 grãos de pimenta
1 c. chá de amido de milho
sal
coentros frescos


Preparação:
Limpe e lave os chocos dentro de um passador sob água corrente. Deite-os numa caçarola anti-aderente juntamente com a cebola e o dente de alho picados, o azeite e as especiarias. Tape e cozinhe em lume brando até os choquinhos ficarem macios. Misture o amido de milho com um pouco de água fria e deite na caçarola. Tempere com sal e cozinhe, mexendo, até o molho engrossar. Polvilhe com os coentros picados e retire do lume.

Bom apetite!

12 de novembro de 2010

Massa chinesa

Yum
Apesar de ser fã absoluta de massas, nunca tinha levado à minha mesa massas chinesas.
Mas por sugestão da minha amiga Neuza, que teve a gentileza de me "emprestar" esta receita, experimentei, e adorei!
Tenho de confessar que não ficou no ponto, especialmente porque deixei cozinhar demais os legumes, e porque o camarão que usei era pequeno. Mas será sem dúvida uma receita a repetir e a melhorar!
Obrigado Neuza!


Ingredientes:
200g massa chinesa
1 lata pequena de rebentos soja
1 lata pequena de cogumelos
200g de camarão
1 cenoura grande
1 cebola 
3 dentes de alho
molho de soja (a gosto)
azeite
pimenta q.b.
oregãos


Preparação:
Comece por cortar a cebola fininha em meia lua, e o alho picado numa frigideira WOK, com azeite.Deixe alourar um pouco.
Enquanto fica a alourar, coloque a cenoura (cortada às rodelas) a cozer e mais tarde adicione o camarão também para cozer um pouco; à parte coza a massa chinesa segundo as instruções do pacote.
Depois com a cebola e o alho refogados junte os cogumelos, as cenouras, e o camarão, tempere com a pimenta, os oregãos, e deixe refogar mais um pouco.
Acrescente os rebentos de soja e depois a massa.
Por fim misture bem todos os ingredientes e adicione a seu gosto o molho de soja.


 Bom apetite!

11 de novembro de 2010

Estrelas de canela

Yum

Receita adaptada de: Receitas com imaginação do círculo de leitores

Ingredientes(cerca de 60 bolachas):
300g de farinha de trigo
2 c. sopa de canela
200g de açúcar em pó
2 ovos
150g de manteiga
1 gema de ovo
2 c. sopa de rum (usei licor de medronho)

Preparação:
Peneire a farinha sobre a superfície de trabalho e abra uma cova ao centro. Ponha nessa cova o açúcar em pó peneirado, a canela e os 2 ovos. Distribua em redor a manteiga cortada em pedacinhos e prepare uma massa quebrada amassando rapidamente todos os ingredientes. Forme uma bola com a massa e envolva-a em papel de alumínio e deixe repousar no frigorífico durante pelo menos 1 hora. Aqueça previamente o forno a 180º C. Unte o tabuleiro do forno e forre-o com papel vegetal. Estenda a massa na superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada até obter uma altura de 1/2 cm. Utilize um corta-bolachas em forma de estrela e disponha as bolachas sobre o tabuleiro. Bata a gema com o rum e pincele as estrelas com esta mistura.
Coza as estrelas em forno médio durante cerca de 12-15 minutos. 

10 de novembro de 2010

Soufflé de pampo

Yum
Para quem não conhece, apresento o pampo:


Fonte: pescasubrj.com
Peixe de sabor intenso, e que eu adoro. E como gosto de variar mesmo nos pratos que repito, este soufflé em vez de pescada, contou com a presença deste lindíssimo e saboroso peixe, que costumo comprar congelado (ainda não consegui encontrar fresco) e  que normalmente cozinho no forno.



Ingredientes:
400g de pampo
1 cebola
2 dentes de alho
3 ovos
1 dl de leite
azeite
1 c. sopa bem cheia de farinha
2 c. sopa de queijo ralado
Salsa q.b.
Sal e pimenta
Margarina para untar
Pão ralado para polvilhar


Preparação:
Coza o peixe em água temperada de sal. Depois retire-o da água, tire as peles e espinhas e desfie.
Pique a cebola e os dentes de alho e num tacho, junte a cebola, os alhos e o azeite e deixe refogar, polvilhe depois com a farinha e misture bem. Adicione então o leite quente aos poucos e mexendo sempre até que fique um creme grosso. Tempere com sal e pimenta.
Numa tigela, bata as gemas e junte ao preparado anterior aos poucos e mexendo sempre. Leve novamente ao lume até que engrosse, retire do lume, acrescente o queijo ralado, o peixe desfiado e salsa picada a gosto, rectifique os temperos e deixe arrefecer.
Unte um pirex com margarina e polvilhe-o com pão ralado. Bata as claras em castelo, envolva-as no preparado do peixe, verta para o pirex e leve ao forno durante 30 minutos. Verifique se está totalmente cozido, retire do forno e sirva decorado a gosto acompanhado com salada.

Bom apetite!

9 de novembro de 2010

Sopa de Coentros

Yum
Uma sopa muito saborosa, fácil e rápida de fazer.

Receita adaptada de: Revista Saúde à mesa n.º 2


Ingredientes:
200g de batata
50 g de arroz
2 dentes de alho
1 cebola
1 ramo de coentros
2 c.sopa azeite
1 ovo cozido

Preparação:
Coza as batatas juntamente com a cebola e os alhos. Reduza a puré e leve de novo ao lume. Quando levantar fervura junte o arroz, os coentros picados e a cenoura ralada. Quando tudo estiver cozido, retire do lume, regue com o azeite e junte o ovo picado.
Bom apetite!

8 de novembro de 2010

Cação com alho francês

Yum


Ingredientes:
4 postas de cação
1 alho francês
1 cebola
3 dentes de alho
sumo de 1 limão
1 c. sopa calda de tomate
sal
azeite



Preparação:
Numa caçarola coloque o azeite, e a cebola cortada rodelas. Coloque em cima as postas de cação e tempere de sal. Esmague os dentes de alho e distribua pelas postas. Corte o alho francês em 4 no sentido do comprimento e depois aos pedaços. Coloque por cima do cação. Junte o sumo do limão com a calda de tomate e regue. Deixe cozer durante cerca de 20 minutos em lume médio.

Acompanhei com batata cozida com a pele e cortada em rodelas, e pimentos padrón salteados.


Pimentos Padrón salteados:
Esborrache uns dentes de alho com um murro e leve-os ao lume numa frigideira com azeite ( ou manteiga). Lave e seque os pimentos e coloque-os na frigideira, assim que o azeite estiver quente, mas sem estar a ferver. Deixe fritar, mexendo ocasionalmente. Polvilhe com sal a gosto. 

Bom apetite!

7 de novembro de 2010

Receitas de domingo....

Yum
Hoje trago 3 receitas:
a 1ª foi feita por uma mãe babada;
a 2ª é reconfortante;
a 3ª foi feita pela lareira, à lareira...


Ingredientes 1ª receita:
2 miúdos
1 balde com terra
1 canteiro








Preparação:
Ponha terra dentro de um balde e diga ao seus filhos que a terra é para pôr no canteiro, mas com um condição: têm de usar as mãos!.....
Prepare-se para bastante sujidade e felicidade!


2ª receita  - Crepes com chá
Simplesmente adoro os lanches de fim-de-semana de Outono/Inverno...quase sempre com a presença de um chá bem quentinho. O deste domingo não foi excepção. 

Ingredientes para os crepes:
200g de farinha (usei integral)
sal q.b.
3 ovos
50g de açúcar
3dl de leite



Preparação:
Numa taça deite a farinha peneirada, o sal, os ovos e o açúcar. Bater tudo muito bem. Ir juntando o leite e continuar a bater. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume e quando estiver quente, deitar massa suficiente para cobrir o fundo. Deixar cozinhar durante uns segundos, depois volte o crepe com a ajuda de uma espátula de madeira e deixe cozer do outro lado.
Repita a operação até acabar a massa. 
Salpique os crepes com açúcar, ou com outro tipo de recheio que queira. Dobre ao meio, e novamente ao meio.



3ª receita - Castanhas assadas
Hoje quando fui fazer compras, deparei-me com um assador de castanhas como a minha sogra tem, e a minha tia tinha...não resisti. O jantar foi finalizado com castanhas assadas na lareira...muitos boas!



Quanto ás castanhas.....estavam boas demais...mas esqueci-me da foto...fica prometida!

5 de novembro de 2010

Empadão de legumes

Yum
Ultimamente os desaires e contratempos culinários têm sido muitos... sempre ouvi dizer que a pressa é inimiga da perfeição, e assim é....mas por outro lado também existe o ditado que a necessidade aguça o engenho; esta receita foi resultado dos dois. Com mil coisas ainda para fazer, e já tarde, fui para a cozinha para deixar o jantar do dia seguinte já pronto; tinha pensado num empadão, certa de no frigorífico ter umas sobras de carne. Comecei por fazer o puré e quando fui para ir buscar a carne para picar, dei com 2 bocadinhos pequenotes de carne! não chegavam nem para o mais pequenote!
Sem grande vontade e tempo para improvisações, e o que restava no frigorífico eram vegetais, não fui de modas!
Uma refeição que me parecia condenada à partida, revelou-se muitoooo agradável!



Ingredientes: (usei um pouco de tudo o que havia!)
Puré de batata
Cebola
alho
Pimento vermelho
alho francês
Nabiça (pode parecer um pouco ousado, mas deu um sabor ótimo!)
feijão verde
calda de tomate
molho béchamel
azeite
queijo ralado

Preparação:
Leve ao lume a cebola e o alho no azeite. Quando a cebola estiver doiradinha acrescente os restantes legumes cortados a gosto, e a caldo de tomate. Envolva tudo muito bem e deixe cozinhar um pouco em lume brando. Quando os legumes estiverem praticamente cozidos acrescente o molho béchamel, só o suficiente para ligar os legumes, e envolva.
Num tabuleiro disponha uma camada de puré de batata, de seguida cubra com o preparado de legumes e finalize com outra camada de puré. Salpique com o queijo ralado e leve ao forno.

Bom apetite!




4 de novembro de 2010

Rolinhos de couve lombarda com carne picada

Yum



Ingredientes:
200g de carne picada
8 folhas de couve lombarda
1 lata pequena de tomate pelado
1 cebola
3 dentes de alho
1 molhinho verde (salsa e coentros)
1 c.sopa da farinha
1 c.café de tomilho picado
sal
azeite
água da cozedura da couve lombarda 


Preparação:
Leve as folhas de lombarda a cozer em água a ferver e sal durante cerca de 5 minutos.Depois retire-as da água, mas reserve a água, e deixe-as arrefecer a escorrer. Coloque o carne picada numa tigela juntamente com a salsa, os coentros, o tomilho, a farinha, a cebola picada e tempere de sal. Misture muito bem. Separe as folhas da lombarda 2 a 2 e divida por elas a mistura da carne. Enrole de modo a ficarem bem fechadas. Se for necessário use palitos ou fio de cozinha para o efeito. Leva a alourar os alhos picados em azeite, e de seguida junte os tomates bem picadinhos e a calda deles, e a água da cozedura da lombarda. Deixe levantar fervura e acrescente os rolinhos. Deixe cozinhar durante 15/20 minutos em lume brando.

Bom apetite!

3 de novembro de 2010

Pizza todos os dias!

Yum
Há uns dias atrás uma colega de trabalho perguntou-me se o meu filhote mais velho podia responder a um questionário sobre hábitos alimentares. Como é óbvio não me importei nada, e até tinha alguma curiosidade em ver como ele reagia à situação, uma vez que era o primeiro a que ele ia responder.
À noite depois do jantar, dei-lho e disse-lhe para responder ao que soubesse, e que se surgissem dúvidas eu depois ajudava; e lá foi ele todo entusiasmado para o quarto. Alguns minutos depois voltou todo orgulhoso que tinha respondido a tudo sozinho! Dei uma vista de olhos, mas houve logo uma resposta que me saltou aos olhos:
Pergunta: O que gostavas de comer ás refeições, com mais frequência?
Hipóteses: Carne, Peixe, Pizzas, Outros
Resposta: Peixe
Eu sei que ele gosta muito de peixe mas.... hummmm.
Mas o questionário era dele e nem sequer comentei. Agradeci-lhe e disse-lhe que o entregaria no dia seguinte à minha colega.
Passados uns minutos vem ter à cozinha e pergunta-me:
-"Mãe era muito mau se eu quisesse comer pizza todos os dias?"
Não consegui conter o riso!
Tentei explicar-lhe a diferença entre aquilo que gostaríamos de fazer e aquilo que é o mais correcto fazer, e que acima de tudo o mais importante era ser sincero!
Foi muito delicioso!
Amo-te muito pimpolho!

Deixo-vos a receita para a massa da pizza, o resto é com a vossa imaginação!


Ingredientes para a massa (2 pizzas grandes):
300ml de água
1 c. sopa de azeite
1 pitada de sal
2 c. chá de açúcar
450g de farinha de trigo (eu pus 300g de farinha branca + 150g de integral)
1 pacote fermento seco

Preparação: 
Na MFP:
1. Coloque os ingredientes pela ordem apresentada e seleccione o programa de amassar. 
2. Estenda a massa e deixe-a levedar cerca de 10 minutos.
3. Adicione os ingredientes a gosto e leve ao forno a 180ºC e deixe cozer cerca de 20 minutos.
De modo tradicional:
1. Coloque a farinha em forma de vulcão na bancada de trabalho. No meio coloque a água, o azeite, o fermento e o sal, e trabalhe a massa até que esteja macia e elástica, sem que se cole ás mãos ( pode ser que seja necessário acrescentar mais água ou farinha). Coloque num local quente e deixe levedar durante pelo menos cerca de 40 minutos.
Depois é só repetir os passos 2 e 3 da preparação anterior. 

Bom apetite!

2 de novembro de 2010

Ovos recheados

Yum

Ingredientes:
8 ovos cozidos, descascados e cortados longitudinalmente
1 iogurte natural
1 colher de chá de mostarda
1 lata de atum (escorrido e esmagado)
sumo de limão (só algumas gotas)
sal
pimenta preta (a gosto)
raminho de salsa
paprica ou colorau para decorar

Preparação:
Depois de ter cortado os ovos cozidos, retire as gemas. Coloque todas as gemas numa tigela juntamente com o iogurte, a mostarda e o atum e misture muito bem. De seguida adicione a salsa, as gotas do sumo de limão, tempere de sal e pimenta e volte a envolver.  Encha as metades de ovo com esta misture e polvilhe com um pouco de colorau para decorar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...