Broas de Azeite

Este tipo de bolinhos é, indiscutivelmente, o que mais agrada a todos, cá por casa. Pequenos e graúdos.
Foi no blog Mesa Corrida [e através de um pin da Manuela no Pinterest] que encontrei a receita destas broas, que têm a particularidade de serem muito fáceis de fazer, e de serem deliciosas.
Bem apropriadas a esta altura do ano.
  
Fiz algumas adaptações: juntei a erva-doce que não aparece na receita original, e que decidi juntar porque o sabor desta especiaria me faz lembrar o Natal; e usei o açúcar amarelo, porque prefiro neste tipo de bolinho seco.

Ficam maravilhosas. Acreditem que desaparecem num instante…..

Uma sugestão, quem sabe, para a vossa mesa de consoada.



Ingredientes (cerca de 20 broas de 35g-40g/cada):
½ chávena de Azeite (quanto melhor a qualidade, melhor serão as broas)
350 g de Farinha de Trigo
125 g de Açúcar Amarelo
1 c. café de Bicarbonato de Sódio
1 c. chá de Canela em pó
1 c. café de Erva Doce em pó
2 Ovos, médios, à temperatura ambiente
raspa de 1 Limão
Gema de 1 Ovo, para pincelar



Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal, ou folha de silicone.
Coloque todos os ingredientes numa taça e amasse até estarem bem envolvidos.
Molde pequenas bolinhas e coloque no tabuleiro.
Pincele todas as broas com um pouco de gema de ovo.

Leve ao forno pré-aquecido durante cerca 20 minutos, até que as broas estejam bem douradinhas.

Share:

12 comments

  1. Epah fiquei deliciado!! Tenho de as experimentar, adoro broas e estas estão a chamar totalmente por mim :P

    AS receitas que conheço são as com mel, mas com azeite desconhecia totalmente!! Tenho de por as mãos na massa e provar esta ótima sugestão!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho uma receita deliciosa de broas de mel :D (http://intrusanacozinha.blogspot.pt/2012/12/broas-de-mel.html)
      Estas também são muito boas! Adoro o ar rústico com que ficam.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Queres vir lanchar?! Trazes as broas e eu faço um cházinho dos Açores! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não sou apreciadora de broas, mas as imagens - a última principalmente - estão tão bonitas que até se me abre o apetite!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohhh obrigado Miranda! Fiquei toda derretida com as suas palavras.
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Acredito sim, que desaparecem num instante. Devem ser maravilhosas. Tal como você, adoro o sabor da erva doce neste tipo de bolinhos.

    Bjinhos
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. deve ser :D mas estas não duraram tempo suficiente para serem degustadas com uma fumegante chávena de chá!
      Tenho de fazer outra fornada urgentemente! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que bonitas! Nunca fiz, tenho mesmo de experimentar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São deliciosas Avelã! Tens mesmo de experimentar "mulhé" :)
      Beijinhos

      Eliminar