16 de dezembro de 2012

Paella e uma visita a Valencia - Convidei para jantar #9


Foi no ano de 2008, grávida de poucos meses do meu príncipe mais novo, que viajei até à Comunidade Valenciana.
Talvez motivada pelo facto de ter tido ali as minhas melhores férias, Valencia marcou-me bastante. A grandiosidade da cidade, o verde abundante, a luminosidade das ruas e avenidas, deixaram-me arrebatada. Seria talvez das poucas cidades/locais ao qual regressaria, na certeza de me apaixonar a cada nova visita. Adorei passear nas ruas onde quase não se sente o fervilhar acelerado normal de uma cidade grande. Visitar a Cidade das Artes e das Ciências veio como que a cereja no topo do bolo. Indescritível a sensação de passear no meio da arquitectura de Santiago Calatrava.

E foi num delicioso restaurante encostado à linha de água onde comi uma maravilhosa paella, temperada pelos sons e cheiros que nos rodeavam. E a comida, os aromas, o gosto, têm essa grande proeza de nos trazer de volta a onde fomos felizes!


A minha paella levou-me de volta a Valencia, e onde voltei com muito prazer para participar no Convidei para Jantar #9, desta vez  na casa da Marmita




Paella do Mar

Ingredientes (4 pessoas):
750ml de caldo de galinha
3 c. Sopa de azeite
1 Cebola branca picada
2 Dentes de alho cortados em lâminas finas
250g de arroz arbóreo
1 c. Café de açafrão em pó
Sal a gosto
1 Pimento vermelho cortado el tiras largas
500g de amêijoas
350g de camarão grande, previamente cozido
400g de lulas limpas e cortadas às tiras

Preparação:
Aqueça previamente o forno a 200ºC.
Leve o caldo a ferver num tacho, em lume médio.
Em lume médio/brando, aqueça o azeite numa cataplana ou frigideira funda com 30cm de diâmetro e que possa ir ao forno. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar durante cerca de 5 minutos até a cebola amaciar, mas sem alourar. Acrescente as lulas, o arroz e o açafrão, e deixe ao lume durante cerca de 2 minutos, mexendo. Deite o caldo de galinha, reservando cerca de 125ml, e tempere de sal. Deixe levantar fervura, espalhe o arroz de modo a formar uma camada uniforme. Distribua o pimento por cima e coloque a frigideira no forno, na zona mais baixa da grelha. Cozinhe até o arroz ter absorvido o caldo, cerca de 20 minutos.
Entretanto coloque as amêijoas num tacho com o caldo que reservou. Tape o tacho e deixe levantar fervura, agitando de vez em quando, e até abrirem, o que deve levar cerca de 2 minutos.
Enterre as amêijoas no arroz, com a parte aberta para cima. Distribua os camarões, e regue com o molho que sobrou de cozinhar as amêijoas.
Leve novamente ao forno mais uns 10 minutos.
Deixe repousar 5 a 10 minutos antes de servir.

Sugestão de Cozinha Fácil, Peixe e Marisco – Circulo de Leitores

2 comentários:

  1. Mesmo na recta final... se a tua participação for mesmo a ultima quer dizer que fechamos o ciclo das nossas viagens do Convite para jantar no mesmo país, a bela Espanha! Adorei a tua paelha e a viagem, um beijo e boa semana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...