Tacinhas de Compota de pêra

Como faz a formiguinha?
Guardar para mais tarde desfrutar...





Ingredientes (rendeu 2 frascos de 200ml):
10 pêras médias/pequenas
1 maçã reineta
2 pau de canela
50ml de Moscatel de Setúbal
3 c. sopa de açúcar branco*
1 c. sopa de sumo de limão
2 c.sopa de amêndoa laminada

1 embalagem de massa quebrada (rende cerca de 14 "tacinhas")



Preparação:
Descasque a fruta, retire os caroços, e corte-a aos cubos pequenos. Coloque num tachinho com o sumo de limão, o açúcar, o Moscatel, os paus de canela, e leve a lume muito brando. Deixe cozinhar, muito lentamente, até que quase todo o liquido se evapore e a fruta esteja muito bem cozida. 
Retire do lume, e retire os paus de canela. Reduza a puré com a varinha mágica. Misture a amêndoa laminada, envolva, e distribua pelos frasquinhos previamente esterilizados. Vire os frascos com a tampa para baixo de modo a criarem vácuo natural que ajuda a conservar o doce. Deixe repousar até arrefecer antes de os arrumar ou até ao momento de servir.

Retire a massa da embalagem e desenrole-a. Com forminhas de queques voltadas com a abertura para baixo, calque a massa. Pique os círculos com os dentes de um garfo, retire-os com cuidado e coloque-os dentro das formas previamente untadas com óleo ou um pouco de manteiga. Leve-os aos forno previamente aquecido a 180º e deixe cozer até que estejam douradinhas.
Retire do forno e deixe-as arrefecer. Retire as tacinhas de massa das formas e sirva com a compota.


* - Eu coloquei só esta quantidade porque o doce seria para consumo imediato, e não gosto de açúcar em demasia. Se quiser fazer a compota para guardar durante mais algum tempo convém colocar açúcar na proporção de 1/1, ou seja 1kg de açúcar para 1kg de fruta.
** - frascos esterilizados - Lave muito bem os frascos e as tampas com água e detergente. Mergulhe os frascos abertos em água a ferver por 10 minutos. Escorra e leve a secar em cima de uma pano de cozinha, sem limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro.


Share:

7 comments

  1. JÁ FIZ MAS APENAS COM PÊRA,
    O TUA FICOU DELICIOSA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. hum... me deu água na boca, que delícia.

    ResponderEliminar
  3. Hmm isso mesmo sou igual.. é compotas e fruta no congelador! tem de ser :) beijo

    ResponderEliminar
  4. Bem, que beleza de compota! Isto para o meu piruças (entenda-se filhote) era um mimo. Costumo fazer-lhe umas papas de aveia e isto ia lindamente... aliás acho que vou mesmo seguir a 'sugestão' ;)
    Olha, já agora, já pensaste numas etiquetas personalizadas e totalmente adaptadas ao teu gosto para colocares nos teus encantadores frasquinhos? ;)
    Beijoquinhas grandes

    ResponderEliminar
  5. Delicia de compota, e as tacinhas bem bonitas.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar