Bolo Mármore

Estou ligeiramente.... atrasada na colocação desta mensagem, é certo, mas não quis deixar de colocar aqui a explicação deste bolo, que me deu especial prazer fazer....


No dia 2 de Junho, celebrou-se a Quinta-feira da Ascensão, que ocorre quarenta dias depois da Páscoa. Popularmente chamada de Quinta-feira da Espiga, é tida como “o dia mais santo do ano”. Em terras de Alenquer, onde moro, este dia é feriado municipal, e era tradicional colher-se um ramo de espigas de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno tronco de oliveira, papoilas, margaridas e varas de videira. Este ramo era depois colocado atrás da porta de casa, para que nela houvesse pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano.
Todos os anos por esta altura o concelho está em festa e na Vila de Alenquer (também muito conhecida como Vila Presépio), celebra-se a Feira da Ascenção, já na sua 30ª edição. 
Este ano recebi o convite para contribuir para a tasquinha da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer. Pediram-me um bolo....
Gostava que fosse especial, sem ser muito trabalhado, porque infelizmente não tenho o menor jeito para decorações, mas que de alguma forma fosse atractivo o suficiente para ser vendido e assim cumprir o seu papel.
Depois de alguma "pesquisa", acabei por escolher um simples bolo de mármore, com uma cobertura que encontrei no blog da Moira que me pareceu ótima, e uma decoração bem ao meu jeito!!..
Felizmente posso dizer que se vendeu todinho!  :)) e eu fico muito feliz por isso.


 



Ingredientes para o bolo:
300g de farinha de trigo (peneirada)
240g de açúcar
200g de manteiga
100g de chocolate negro amargo
4 ovos
1 c. café canela
1 c. chá fermento em pó
240ml de leite
Raspa de 1 limão

Ingredientes para a cobertura:
100g de Leite Condensado
100g de Chocolate Branco
15g de manteiga sem sal
~8 morangos bem lavados e cortados ao meio

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180 °C e unte e enfarinhe uma forma grande redonda. Reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo. Sem parar de bater, junte as gemas uma a uma. Acrescente a canela. Misture o leite alternando com a farinha de trigo e o fermento em pó. Bata as claras em castelo firme e depois misture ao preparado anterior delicadamente.
Divida a massa em duas partes iguais. Acrescente a uma delas o chocolate derretido em banho-maria, e à outra a raspa do limão. Mexa com uma espátula até incorporar totalmente.
Coloque na forma colheradas da massa de limão e da massa de chocolate, alternadamente, para obter um efeito marmorizado.
Leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até que esteja cozido (espete um palito no meio do bolo, se este sair sem massa agarrada então está cozido).
Deixe arrefecer e depois desenforme.
Entretanto prepare a cobertura: Pique o chocolate branco, aqueça o leite condensado, adicione o chocolate e a manteiga e misture tudo até dissolver o chocolate.
Decoração:
Deite por cima do bolo a cobertura deixando-a cair em fio e formando círculos de forma a que possa no final escorrer um pouco para os lados do bolo. Coloque no centro do bolo os morangos bem lavados e cortados ao meio.

Fontes:
Bolo: Bolo de Mármore - Meu livro de Receitas
Cobertura: Cobertura de Chocolate Branco - Tertúlia de Sabores
Feira da Ascenção - Câmara Municipal de Alenquer
Sugestão de apresentação - Bolo duas camadas







Tags:

Share:

14 comments

  1. aqui também festejamos amiga a quinta feira de Ascenção...o bolo ficou perfeito amiga...bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Que linda essa tradição e o bolo ficou lindo e bem apelativo...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Ficou bem apelativo!!Esse molho deve ser tão bommmm...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Lindo esse bolo amiga adorei a calda ficou com um aspecto bem guloso.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma tentação esse bolo, está lindo e devia estar delicioso,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Lindo bolo...e cá com um aspecto.....
    bjocas

    ResponderEliminar
  7. Que delícia de bolo :) E o aspecto tem tudo a ver comigo ;)

    ResponderEliminar
  8. Belinha, eu penso que se festeja um pouco por todo o lado a Quinta-Feira da Ascenção, aqui em Alenquer tem é a particularidade de ser feriado e de se realizar a festa anual da Vila. Beijinhos grandes

    Felismina, eu também acho a tradição amorosa, e tenho pena que hoje as pessoas já não se juntem no campo para apanhar o ramo...agora vê-se é algumas pessoas a vender o ramo da espiga a quem queira comprar e de alguma forma manter a tradição de dar sorte à casa... é pena, mas tudo tem o seu tempo. Beijinhos grandes

    São, o bolo ficou bonito não ficou? eu gostei do resultado...ficou simples mas visualmente bonito. Obrigado e beijinhos

    Lindas Ana, Beth, Paula e Irene, eu não tive oportunidade de provar o bolo, mas tenho os testemunhos de algumas pessoas que o comeram e que me vieram dizer que estava delicioso! Beijinhos

    Moira, gostaste? eu vi várias coberturas e a tua chamou-me a atenção! Beijinhos grades

    ResponderEliminar
  9. está com um aspecto maravilhoso (vederam à fatia? se sim deve ter sido dificil por que está com uma decoração bem bonita
    Parabéns

    ResponderEliminar
  10. Arguinhas, obrigado linda! Beijinho grande

    Mané, sim venderam à fatia. A última vez que o vi estava um pouco menos de metade e ainda tinha alguns morangos, e ainda se percebia como era a decoração.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  11. Suas receitas são motivadoras e as fotos....as fotos são tão bonitas e atrentes que realmente dão água na boca!
    Adorei vir aqui!
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado pelas suas palavras Sandra!!
    Fico muito feliz que tenha gostado do meu espaço, e espero que volte para deixar os seus comentários, sugestões e partilhas!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar