Folhado de bacalhau

A sugestão de hoje combina dois ingredientes que gosto muito: massa folhada e bacalhau. Ficou perfeito!
 

Ingredientes:
400g de bacalhau demolhado
2 cebolas
2 dentes de alho
azeite
50ml de vinho branco
300g de massa folhada
1 ovo batido para pincelar
farinha para polvilhar
sal e pimenta q.b.



Preparação:
Comece por desfiar o bacalhau, tirando pele e espinhas. Pique as cebolas e os alhos e leve a refogar num pouco de azeite. Quando a cebola estiver translúcida acrescente o vinho branco, e deixe ferver um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer. Junte o bacalhau e triture. Entretanto ligue o forno a 180º. 
Estenda a massa folhada sobre uma superfície polvilhada de farinha. Coloque o preparado de bacalhau por cima e enrole. Corte em 4 pedaços iguais e pincele com o ovo batido. Leve ao forno cerca de 20 a 25 minutos, até alourar.

Bom Apetite!

Dicas: Para desfiar melhor o bacalhau, coloque-o num pano de cozinha, tape-o e esfregue-o.
A massa folhada que usei é do Lidl, que é óptima e além disso é rectangular, ao contrário da maioria das que se encontra noutros supermercados, que são redondas.

Fonte: Revista Mulher Moderna na Cozinha n.º 37 - Especial Bacalhau

Tags:

Share:

8 comments

  1. Adorei esta sugestão dos folhados de bacalhau. Eu também sou aficionada por massa folhada, vou experimentar de certeza!! :)

    ResponderEliminar
  2. :) Obrigado Sofia.
    Depois diga o que achou!

    ResponderEliminar
  3. Olá intrusa :-) andava á procura de qualquer coisa para fazer de entrada na páscoa, á base de bacalhau, encontrei estes folhadinhos que me parecem muito bem, mas fiquei na duvida quanto á quantidade, esses 4 folhados que resultaram foi para prato principal, ou entrada, isto é os rolos ficaram muito grandes, é que eu terei que fazer rolinhos para 10 ou 14 pessoas ainda não sei bem.
    Obrigado e agradecia uma resposta rápida, peço desculpa:-)
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alcina,
      eu usei os folhados como prato principal, acompanhados por uma bela e variada salada. Na minha opinião, o tamanho de folhado que resulta é em quantidade suficiente para servir de refeição principal, mas como é óbvio depende do apetite de cada um... na mesma linha de ideia acho que se pretender servir como entrada convém partir a folha de massa folhada em pelo menos 6 pedaços...recomendo que use as folhas de massa folhada do Lidl porque são rectangulares, o que torna mais fácil a execução da receita e sem desperdício de massa folhada; se usar redonda tem de aparar as pontas. Espero ter ajudado :)
      Mais alguma dúvida disponha, e se decidir fazer esta receita, gostava muito de ter a sua opinião!
      Obrigado!

      Eliminar
  4. Olá e obrigado pela resposta, só hoje me lembrei que podia ter respondido aqui hehe estava á espera de uma resposta no mail....
    Pois ainda não sei se irei fazer, mas se não for agora na páscoa será noutra altura :-) porque tenho 14 pessoas á mesa e teria que fazer pelo menos 3 rolos, ainda não pensei bem na logística depois decido
    Obrigado :-)

    ResponderEliminar
  5. Triturar = Picar?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu usei a varinha mágica, mas também pode usar uma picadora.

      Cump.
      Marta

      Eliminar